Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Um ano depois, fins de semana da Globo entram nos trilhos

CLIPPING TV - por André Santana

Luciano Huck no Domingão com Huck
Luciano Huck no Domingão com Huck (divulgação/Globo)

O tempo voa… Já faz um ano que a Globo promoveu importantes mudanças em seus tradicionais programas de final de semana. Para suprir a ausência de Fausto Silva, que aguardava em casa o final de seu contrato, a emissora carioca lançou os novos Caldeirão com Mion, aos sábados, e Domingão com Huck, aos domingos. As mudanças dividiram opiniões.

O público celebrou com Marcos Mion sua chegada à emissora. O apresentador injetou sangue novo a uma emissora acostumada a apostar em soluções caseiras, e a aquisição se revelou um acerto. À frente do Caldeirão, Mion resgatou o programa de auditório clássico, que andava em falta na TV brasileira, e tornou os sábados da Globo mais divertidos. 

Um ano depois, Marcos Mion já está mais do que à vontade diante de seu programa semanal. O único porém desta nova fase do Caldeirão é a aparente dificuldade em trazer novos quadros - o batido Sobe o Som entra na vaga de Toque de Caixa neste sábado, 10 -, mas, ainda assim, o Caldeirão com Mion segue sendo um programa divertido. Deu certo!

Por outro lado, o Domingão com Huck estreou aos trancos e barrancos. Com pouco tempo para formatar a atração, Luciano Huck e sua equipe apostaram numa espécie de “híbrido” entre Domingão do Faustão e Caldeirão do Huck. Assim, Luciano Huck foi visto desconfortável no comando do Show dos Famosos, e fez o público torcer o nariz ao trazer para os domingos seus famosos quadros “inspiradores”, feitos para emocionar.

Mas o Domingão teve o mérito de absorver as críticas e se moldar no ar. Um ano depois, o programa de auditório conta com quadros que são dele, e não dos outros programas. Além disso, Luciano Huck acertou em cheio ao fazer seus quadros dialogarem, aproveitando os participantes do Acredite em Quem Quiser para dar pitacos no Batalha do Lypsinc. Com isso, o Domingão virou uma grande farofada, que é bastante divertida. Ou seja, até Luciano foi influenciado por Mion e resgatou o auditório clássico. Os fins de semana da Globo entraram nos trilhos.

Novidade

A Globo já exibe as primeiras chamadas de Travessia, nova novela das nove da emissora. Ao que tudo indica, a emissora aprendeu com os erros das campanhas de lançamento de Um Lugar ao Sol ou Cara e Coragem, que falharam ao explicar a trama. Desta vez, o “chamadão” mostra muito bem como será a saga de Brisa (Lucy Alves), a mocinha da trama de Gloria Perez.

Fiasco

Ilha Record chegou ao fim esta semana e pouca gente percebeu. O reality show registrou péssimos índices de audiência, revelando-se um grande fiasco. Na verdade, o grande trunfo da temporada passada foi o fator novidade: o programa surpreendeu com suas regras malucas e a Caverna do Exílio. Neste ano, nada foi novo. O formato, então, se revelou pouco atrativo.

Mudanças

Na verdade, a Record precisa, urgentemente, pensar numa maneira de reformar sua linha de shows. Três grandes realities seguidos ao longo do ano desgastam necessariamente o formato. A emissora podia bolar novos formatos para substituir Power Couple Brasil e Ilha Record (ou ir às compras e trazer programas novos de fora mesmo), e concentrar seus esforços apenas em A Fazenda.

Aprendendo com o passado

Nos tempos da campanha “rumo à liderança”, a linha de shows da Record era mais variada. A emissora tinha realities diferentes, como O Aprendiz e Troca de Família, e até games, como O Jogador. Talvez seja a hora de se inspirar no passado. Um bom quiz show poderia, perfeitamente, substituir algum destes realities flopados.

Falando nisso…

O SBT podia aproveitar o embalo e também repensar sua grade de shows. Programa do Ratinho está cada dia mais insuportável. Os filmes estão mais do que batidos, e é inadmissível que as noites de quarta-feira, que já foram consideradas nobres, estejam atualmente tomadas por reprises de programas do Baú, como os chatíssimo Jogo das Fichas e Bolsa Família.

Alô?

Numa dessas, seria a hora de repensar a desistência do cancelamento de Casos de Família e cancelá-lo de vez. Assim, Christina Rocha estaria livre para comandar uma nova versão do Alô Christina nas noites de quarta-feira. Já pensou?

Clipping TV volta na próxima semana com mais comentários sobre a programação da televisão brasileira. Até lá!

André Santana

10/09/2022

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Realmente parece que a Globo vem conseguindo aos poucos suprir a saída de Faustão (que infelizmente segue capengando nas noites da Band) , o Caldeirão com Mion é um programa divertido , porém é importante para o novo ano procurarem novos quadros e atrações, pois apesar de funcionar , se desgasta com facilidade o formato atual, o Domingão na minha visão pessoal já nasceu com um ar cansado, Luciano ainda tem muito o que tirar de "Sucata" do Caldeirão antigo e do Domingão do Faustão para continuar relevante. Em relação a Record, realmente a mesma se escorou no trio de Realities (que se retro alimentam aliás, onde um que participou da Fazenda,vai para Ilha, o do Power Couple ,pra fazenda, entre outros). Acho que falta oxigenação na programação ,pois praticamente passam o ano juntando um realitie no outro, e esses alimentando os outros programas da grade, eu ainda acho que a Record poderia voltar a investir em Game Shows ( me veio na lembrança o divertido "Quarta Total" comandado pelo Gilberto Barros) , e programas de entrevistas. No SBT, o Programa do Ratinho segue meio que no ''piloto automático" , raro é o dia que algo é tragável,na maioria dos dias, Ratinho pega ''Rascunhos'' de programas comandados no passado por Silvio Santos ( Show de Calouros, Gol Show, etc),e recria de forma mais cansativa. Segundo rumores, Ratinho quer num futuro próximo diminuir o ritmo de trabalho no SBT , transformando seu programa num semanal aos sábados, gravado de seus próprios estúdios que estão em construção no PR,se realmente isso for real, o programa dele deve seguir do mesmo jeito que está por mais um tempo. E realmente a Quarta Feira do SBT está jogada ás traças, se utilizando de reprises mais do que batidas de games do Silvio Santos, creio que ali poderia se encaixar um programa de auditório ou até um game show.

    ResponderExcluir

Publicidade