Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Silvio Santos enlouqueceu: dono do SBT parece disposto a afundar sua emissora

Silvio Santos
Silvio Santos (reprodução/SBT)

No início de 2022, o SBT mergulhou numa das piores crises de audiência de sua história. A emissora, que já andava mal das pernas, promoveu algumas mudanças na tentativa de melhorar seus índices. Mas a coisa piorou consideravelmente. O início da tarde, por exemplo, perdeu fôlego com o SBT Notícias, jogando a emissora de Silvio Santos para o quarto lugar de audiência.

Mesmo quando o noticioso saiu de cena, o SBT não conseguiu recuperar seu público. O Bom Dia & Cia e a série Henry Danger não repetiram os índices de outrora, o que contaminou toda a grade vespertina. Casos de Família e Fofocalizando perderam fôlego e encostaram na Band, algo inimaginável até pouco tempo antes.

Silvio Santos, então, voltou de suas férias nos EUA disposto a resolver a situação. Tratou de sacar da gaveta as reprises de Carrossel e Esmeralda. E o que parecia improvável aconteceu: os folhetins elevaram a audiência das tardes da emissora. Numa faixa que oscilava entre 1 e 2 pontos, as novelas elevaram os números para incríveis 5 pontos. Esmeralda foi a mais bem-sucedida aposta, aumentando seu público mês a mês e chegando até a incomodar o Balanço Geral, da Record. Um feito e tanto!

Mas o dono da emissora nunca fica satisfeito. Já soou maluquice Silvio Santos abreviar a reprise de Carrossel para exibir o enlatado Os Pequenos Johnstons. No ar há uma semana, o reality show com anões fez o canal perder fôlego na audiência. Não chega a ser um desastre, mas está longe de ser um sucesso.

Porém, parecia que a faixa de Esmeralda seria intocada. A emissora previa ainda mais algumas semanas de exibição do folhetim, e já tinha confirmado Maria Esperança como sua sucessora. Mas, nesta semana, mudou tudo de novo. Assim como aconteceu com Carrossel, Esmeralda teve vários capítulos saltados sem qualquer explicação e foi encerrada nesta sexta-feira, 9, deixando o público a ver navios. Um grande desrespeito à considerável audiência da atração.

Na próxima semana, o horário será ocupado por Decisões do Dia, mais um enlatado que Silvio Santos trouxe na mala, junto com Os Pequenos Johnstons e Crime de Paixões (que ficou no ar por duas semanas nas tardes de sábado e foi um fiasco). Trata-se de uma série da Telemundo que traz, a cada episódio, uma história diferente. Uma versão desta mesma série já foi exibida pela Band, dentro do programa de Márcia Goldschmidt, com o nome Decisões da Vida.

Agora, responda rápido: alguém acredita realmente que uma série com uma história diferente a cada dia tem alguma condição de manter o ótimo resultado alcançado por Esmeralda? Evidente que não. O SBT fez um milagre ao conseguir atrair o público novamente com sua novela, mas tratou de jogar todo este esforço no lixo.

Na verdade, o grande problema do SBT atualmente é o próprio Silvio Santos, que vem tomando medidas cada vez mais malucas. Só o fato de ele resolver manter o Casos de Família, um programa que já deu o que tinha que dar há séculos, já mostra que o animador parou no tempo. Casos de Família não tem mais para onde ir, assim como toda a grade vespertina do SBT.

Vamos ver quanto tempo dura todas estas mudanças…

André Santana

10/09/2022

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu até compreendo que a emissora deseja oferecer conteúdos inéditos, mas já que colocaram as reprises, deveria respeitar o público que estava acompanhando. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade