Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Record insiste em erros e agrava crise criativa

Mariana Rios no Ilha Record
Mariana Rios no Ilha Record (divulgação)

Na última semana, li duas notícias sobre a Record que me chamaram a atenção. Uma delas informou que a emissora trabalha num novo formato de reality show original para substituir Power Couple Brasil, que não terá nova temporada este ano. A outra ressaltou a péssima audiência do Hoje em Dia no último dia 24, quando a revista eletrônica ficou atrás do Primeiro Impacto, do SBT, e encostou nos desenhos da Cultura (informação do TV Pop).

São duas notícias distintas, mas que mostram que a Record vive uma grave crise criativa, e que pode ser agravada no decorrer de 2023. Afinal, o Hoje em Dia já foi um dos principais programas de entretenimento da emissora. Hoje, perdeu relevância, importância e audiência. Enquanto isso, o canal insiste em produzir realities, mesmo com o claro desinteresse do público detectado no ano passado.

No ano passado, o TELE-VISÃO destacou que, além de realities e dramaturgia, o entretenimento da Record praticamente inexiste. São apenas dois programas de variedades, o Hora do Faro e o Hoje em Dia. O primeiro vive uma crise tão evidente que a renovação do contrato de Rodrigo Faro quase não saiu. Agora, é o matinal que perde fôlego na briga pela audiência.

Enquanto isso, o canal investe uma grana alta em realities que ninguém se interessa. Assim, a notícia sobre um novo formato original é bastante preocupante. Até porque, segundo o Notícias da TV, a ideia da emissora é juntar tudo o que já foi feito em realities para criar um formato original. E essa premissa é assustadora por si só.

Por um lado, é louvável que a emissora se permita criar, ao invés de apenas importar formatos. No entanto, a equipe do canal ainda não mostrou ser capaz de criar um formato de reality show empolgante. A última tentativa foi o Ilha Record, que também reúne muita coisa que já foi feita em outros realities. E não deu certo. O programa não conseguiu atrair o público e obteve audiência pífia no ano passado.

Sendo assim, em vez de injetar tanto dinheiro num único formato, que tem grandes chances de falhar, por que não fazer investimentos mais “seguros”? A Record tinha que dar um tempo em tantos realities e investir em variedade na linha de shows. Um bom game show ou um programa de entrevistas custa menos e pode injetar algum ânimo em sua combalida grade atual. 

Além, claro, de cuidar melhor do Hoje em Dia e Hora do Faro. São programas que perderam fôlego por culpa da própria emissora, que não soube manter as atrações em constante movimento. Os dois programas, há anos, não saem do lugar. Compare com os programas da Globo, por exemplo: o matinal Mais Você e o dominical Domingão com Huck estão sempre se renovando, promovendo um intenso rodízio de atrações. 

A Fazenda é o único reality da Record que ainda pode ter sobrevida. Mas ele devia ser o único reality da emissora. A insistência em outros realities como “sala de espera” ao programa rural só aborrece e ajuda a desgastar o formato. 

André Santana

28/01/2023

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Na minha opinião, Hora do Faro nunca teve fôlego.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tem um monte de coisa na Record que precisa mudar, de 2006 pra cá quando a emissora tornou-se arqui-rival da Globo, o sucesso subiu a cabeça da emissora e a emissora ficou praticamente megalomaníaca e agora tá pagando um preço caríssimo por isso! Tem muita coisa naquela emissora que nem dá vontade de assistir! A Record do período de 1997 à 2001 também era uma emissora competitiva e um pouco megalomaníaca mas tinha uma programação assistivel! Já atualmente sem comentários.

    ResponderExcluir

Publicidade