Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua" e a polêmica dos formatos

CLIPPING TV - por André Santana

João Diamante, Paola Carosella e Leandro Hassum em Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua
Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua (Cadu Pilotto/Globo)

Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua estreou nas tardes de domingo da Globo e trouxe um ar de novidade à faixa, normalmente tomada por musicais. Mas “novidade” é só quanto à mudança de temática mesmo, já que o formato está longe de ser novo. Tanto que o programa que reúne Leandro Hassum, Paola Carosella e João Diamante já está cercado de polêmicas.

A clara semelhança entre o formato e os programas Minha Mulher que Manda, quadro de Eliana no SBT, e Duelo de Mães, programa de Ticiana Villas Boas no SBT e na Band, provocou uma imediata reação do público e até das emissoras que exibem os “concorrentes”. A imprensa noticiou esta semana que o SBT pretende questionar possível plágio do Minha Mulher que Manda, e que a emissora estaria pensando até em acionar Ticiana, dona do Duelo de Mães, para fazer o mesmo.

O formato da Globo, cujo nome original é My Mom Cooks Better Than Yours, foi adquirido pela Fremantle. Inclusive, é a segunda vez que o canal aposta na atração, já que a competição foi exibida como um quadro do É de Casa em 2019, com apresentação de Patrícia Poeta. Ou seja, se alguém copiou alguém, foi a Fremantle, não a Globo.

Mas vamos combinar? Não existe nada de original em formato nenhum que anda sendo comercializado mundo afora! Não é de hoje que as produtoras fazem apenas alterações pontuais em formatos já existentes, registram e comercializam como se fossem novos. Foi o que a Fremantle fez: misturou Minha Mulher que Manda e Duelo de Mães e criou a versão dela. Se está certo ou errado? Não sei. Mas é uma prática bastante comum. Ah, e vale lembrar que há outro formato semelhante a esses todos, o Chef ao Pé do Ouvido, que foi exibido pelo canal GNT anos atrás.

O próprio SBT conseguiu livrar o Show do Milhão de acusação de plágio do Quem Quer Ser um Milionário? ao apontar as (mínimas) diferenças entre os dois formatos. Na verdade, Chacrinha é quem tinha razão: nada se cria, tudo se copia. E vamos em frente!

Fora da cozinha

Falando em competições culinárias, o MasterChef Brasil terá uma importante baixa na próxima temporada. Henrique Fogaça estará fora do júri do programa da Band. Rodrigo Oliveira será seu substituto. É uma dura perda para um programa que já viu sair uma de suas principais estrelas, Paola Carosella.

Futuro incerto

Geraldo Luís, que já foi uma das maiores audiências da Record, vive uma fase de indefinições na emissora. Sem um programa para chamar de seu desde o fim do A Noite É Nossa, em 2021, o apresentador atualmente bate ponto no Balanço Geral - Edição de Sábado. Com isso, a Record já chegou à conclusão de que Geraldo ganha muito para aparecer tão pouco. Sem perspectiva de voltar a ter uma atração própria, o apresentador pode ser a próxima dispensa da emissora, informou Fábia Oliveira, do portal iG.

Reforço?

Em sua fase áurea, Geraldo Luís foi desejado pelo SBT. O próprio apresentador revelou em entrevistas que conversou com o próprio Silvio Santos sobre a possibilidade de mudar de canal. O SBT vive uma fase de absoluta inércia e não parece interessado em contratar ninguém, mas, numa dessas…

Clássico de volta 1

Serginho Groisman no Programa Livre
Serginho Groisman no Programa Livre (Norma Albano/Estadão)

Falando em SBT, Flavio Ricco informou esta semana, em sua coluna no R7, que a emissora cogita, mais uma vez, “ressuscitar” o Programa Livre. Trata-se de um plano antigo, mas que nunca vai adiante por um motivo muito simples: falta um apresentador com o perfil adequado. É preciso um comandante antenado, que fale ao jovem e tenha jogo de cintura, características de seu criador, Serginho Groisman. Um perfil bastante difícil de encontrar por aí… 

Clássico de volta 2

Otaviano Costa faz algo parecido em seu OtaLab, no UOL, e poderia ser uma opção. Mas a coluna tem três sugestões quase “infalíveis”: Sabrina Parlatore, Cazé Peçanha ou Didi Wagner.

Casa nova

Um dos vários nomes dispensados pela Globo nos últimos anos, Ana Furtado está de casa nova. Ela assinou com a Warner Bros. Discovery para se tornar a “embaixadora das premiações” no TNT e HBO Max. Ou seja, será Ana a âncora das transmissões de prêmios da plataforma ao longo de 2023. Sua estreia será neste domingo, 5, na transmissão do Grammy. Ou seja: teremos Ana Furtado no Oscar daqui algumas semanas!

Xuxa na Globo

Xuxa não assinou novo contrato com a Globo, mas segue sendo figurinha carimbada nas plataformas do Grupo. A apresentadora voltará a aparecer no canal Viva, que já reapresentou Planeta Xuxa em 2014, desta vez no comando do programa que a consagrou: Xou da Xuxa. A estreia está marcada para 4 de março, um sábado, na faixa das 16h15. O canal pretende exibir 17 episódios da atração, sempre nas tardes de sábado, em comemoração aos 60 anos da apresentadora.

Não foi por falta de aviso

A coluna bateu na tecla algumas vezes: ao entregar seu horário nobre para reprises, a Record estaria abrindo a guarda e deixando o SBT avançar. Bingo! Sem mover uma palha, o SBT reassumiu a vice-liderança na faixa após às 20h30. A reprise de Vidas em Jogo “ajudou” o canal de Silvio Santos, já que vem se mostrando um grande desastre… O que é até lamentável, já que a novela é muito boa!

Uma lágrima...

Terminamos a coluna de hoje lamentando a perda de Gloria Maria, gigante do telejornalismo brasileiro. A repórter e apresentadora deixa um imensurável legado na TV brasileira e fará falta, muita falta…

CLIPPING TV é a coluna semanal do TELE-VISÃO que promove um sobrevoo sobre as principais notícias da semana no universo televisivo. Até a próxima!

André Santana

04/02/2023

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade