Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Clássico dos quadrinhos nacionais, A Turma do Arrepio virou programa na Manchete

Elenco da série A Turma do Arrepio
Elenco da série A Turma do Arrepio (reprodução)

Recentemente, o TELE-VISÃO relembrou que a Manchete considerou fazer uma série baseada em O Menino Maluquinho em 1996. No entanto, a ideia acabou não saindo do papel. Mas, um ano antes, a emissora exibiu um programa infantil que também era baseado num clássico dos quadrinhos brasileiros.

No dia 11 de setembro de 1995, na faixa das 17h, a emissora de Adolpho Bloch lançava a série A Turma do Arrepio, inspirada numa revista em quadrinhos de mesmo nome que foi publicada pela editora Globo entre 1989 e 1993. Criada pelo ilustrador César Sandoval, a revista era protagonizada por versões infantis de monstros clássicos do cinema.

A Turma do Arrepio era formada pela bruxinha Medeia, o vampiro Draky, a múmia Tuty, o “monstro de Frankenstein” Stein, o lobisomem Luby e o morcego Belfedo. Também participavam das historinhas o zumbi Epitáfio, a aranha Magnólia e a “dragoa” Dragmar, além de Sandoval, um humano. Todos eles viviam no Edifício do Arrepio e viviam diversas aventuras e confusões.

Continua depois da publicidade


Novo programa infantil

A Turma do Arrepio no visual dos quadrinhos
A Turma do Arrepio no visual dos quadrinhos (reprodução)

Em 1995, a Manchete resolveu dar uma chacoalhada em sua programação infantil. Buscando fugir da fórmula “loira e desenho”, a emissora colocou um ponto final no Clube da Criança, na época apresentado por Pat Nogueira - a famosa “Pat Beijo” - , e investiu no personagem Seu Boneco, vivido por Lug de Paula. A animação Cavaleiros do Zodíaco, que era exibida no programa de Pat, tornou-se um programa independente, comandado pela garota Mitsui.

Neste contexto, a extinta emissora resolveu apostar também em A Turma do Arrepio, uma produção da paulistana Chroma TV, de Odorico Mendes. Era uma série infantil na qual atores caracterizados davam vida aos divertidos personagens de César Sandoval.

A atração era dividida em segmentos, com quadros de curiosidades, musicais e brincadeiras. Mas havia também a Sessão Arrepio, que trazia uma historinha vivida por Medeia e cia. Normalmente, as histórias tinham cinco episódios, iniciadas às segundas-feiras e finalizadas às sextas.

Continua depois da publicidade


Troca de elenco

Após a exibição da primeira leva de episódios, A Turma do Arrepio ganhou uma segunda temporada exibida imediatamente depois. Mas, curiosamente, o programa foi completamente repaginado, e sem qualquer explicação.

Os cenários ficaram diferentes e os atores foram trocados. Os monstrinhos ganharam novos figurinos, bem diferentes dos personagens dos quadrinhos. Mesmo com a repaginação, A Turma do Arrepio não chegou a fazer grande sucesso na grade da Manchete, saindo do ar no final daquele mesmo ano. Mas, em 1997, a Manchete voltou a exibir a série, em reprises.

Fora da TV, A Turma do Arrepio voltou aos quadrinhos em 2009, pela editora As Américas. Mas o retorno da turminha às bancas de jornal durou pouco tempo. 

Nessa época de nostalgia que vivemos, bem que A Turma do Arrepio poderia ganhar um revival, não? Os personagens são ótimos e renderiam uma divertida série de animação. Os marmanjos agradecem!

Continua depois da publicidade


Confira um episódio de A Turma do Arrepio com o primeiro elenco:


Trecho da série com o segundo elenco. Repare como os personagens ficaram descaracterizados:



André Santana

12/01/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade