Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Globo demonstra pouco caso com as aberturas de novelas

CLIPPING TV - por André Santana

Frame da abertura de Chocolate com Pimenta com créditos errados
Frame da abertura de Chocolate com Pimenta com créditos errados

Já houve um tempo em que as aberturas de novelas eram consideradas uma atração à parte. A Globo não economizava na criatividade na hora de criar vinhetas que apresentavam sua história, sempre mesclando diferentes técnicas e dando identidades muito fortes a estas produções. Algumas se tornaram memoráveis, como Tieta (1991) e Deus nos Acuda (1992).

Porém, hoje em dia, salvo uma ou outra exceção, as aberturas se tornaram extremamente burocráticas. As novelas são abertas por um apanhado de imagens óbvias, sem maiores elaborações. A novela é sobre uma mulher que enriqueceu vendendo bolos? Bota um monte de imagem de ingredientes de confeitaria. Ou é a história de um homem que se tornou o imperador das joias? Taca imagens de pedras, garimpo e do Monte Roraima, de onde ele veio.

Mar do Sertão é o exemplo mais recente de preguiça na hora de criar uma abertura. Uma novela sobre sertão? Enfileira aí imagens de paisagens características locais. Para não parecer preguiça absoluta, optaram por colocar imagens dos protagonistas fazendo caras e bocas entre uma paisagem e outra, dando um ar de novela mexicana à produção.

Além disso, a Globo demonstra seu pouco caso com as aberturas ao “recriá-las” nas reprises. Produções que ainda não eram feitas no atual formato da TV ganham novos créditos quando são reprisadas, como atualmente em Chocolate com Pimenta. E estes créditos são feitos sem qualquer cuidado. Enquanto na abertura original, a letra dos créditos tinha um formato específico, na reprise colocaram letras “padrão” Globo, que nem se usa mais. Para piorar, vários nomes aparecem errados, evidenciando a pressa e o pouco cuidado com que estas aberturas são refeitas.

Repercutiu bastante a quantidade de erros da abertura de Chocolate com Pimenta, que apresentou Rosane Gofman como “Cofman”, ou Guilherme Piva como “Paiva”. Erros primários que poderiam ser evitados, caso a emissora demonstrasse o mínimo de cuidado.

Efeito Pantanal

Mulheres Apaixonadas era a mais cotada para substituir A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo. Mas o sucesso de Pantanal falou mais alto, e a Globo optou por O Rei do Gado para seus finais de tarde. Será a terceira reapresentação da trama de Benedito Ruy Barbosa na tradicional faixa de reprises.

Cadê a história?

Estão muito bonitas as chamadas de Travessia, nova novela das nove da Globo. No entanto, elas são muito ineficientes no sentido de explicar ao público qual a história da novela. Só se sabe que Brisa (Lucy Alves) será vítima de fake news e perseguida por uma multidão. Mas só isso? Quem não acompanha as notícias sobre a novela pela imprensa não faz a menor ideia do que virá.

Problema recorrente

A Globo já foi muito boa em apresentar suas novas novelas. Haviam grandes chamadas mostrando o perfil dos personagens e adiantando bastante coisa do enredo. Mas, hoje em dia, parece que querem fazer segredo. Será que estão evitando “spoilers”? Uma bobagem, já que é o spoiler que alimenta uma novela. Além de Travessia, Cara e Coragem e Um Lugar ao Sol também tiveram péssimas campanhas de lançamento.

Foi bem

Gabriela Prioli e Angélica no À Prioli
Gabriela Prioli e Angélica no À Prioli (divulgação/CNN)

Muito boa a entrevista de Angélica à Gabriela Prioli no À Prioli, da CNN Brasil. A ex-apresentadora infantil vem dando muitas entrevistas ultimamente, mas todas ficam nos mesmos assuntos de sempre. Já Gabriela foi perspicaz ao trazer temas novos e fazer Angélica falar mais sobre seus projetos recentes, todos voltados à qualidade de vida. Foi uma mudança de rota na carreira de Angélica da qual ela raramente é questionada. Bacana!

Fernanda & Walcyr

Veterana da TV, Fernanda Montenegro fez parcerias históricas com Gilberto Braga e, principalmente, Silvio de Abreu, na Globo. Mas, com o falecimento do primeiro e a saída do segundo, a grande dama agora consolida uma parceria com Walcyr Carrasco. Ela estará em Terra Vermelha, substituta de Travessia. Será o terceiro trabalho seguido das nove do autor a contar com a veterana, que esteve também em O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019).

Mais do mesmo

Ronnie Von estreou seu Manhã do Ronnie esta semana na RedeTV. Trata-se de mais um matinal da emissora que aposta nas mesmas pautas de sempre: prestação de serviço, gastronomia, saúde e bem estar. Nenhum anterior deu certo, mas eles insistem na fórmula. Ao menos, Ronnie tem um público cativo, que deve estar feliz ao tê-lo de volta na telinha.

Semanalmente, o ClippingTV promove um passeio sobre os principais acontecimentos do mundo televisivo. Até a próxima!

André Santana

09/10/2022

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Vim aqui no sábado passado e não encontrei a atualização. Sobre o post anterior: não era bem assim no ano de 1990. A Globo exibia uma novela péssima na faixa mais tradicional: Meu Bem Meu Mal. Depois exibiu a péssima O Dono do Mundo. Nem tudo eram flores naquele período....Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade