Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Movimentação no SBT é interessante, mas exige cautela

Regina Volpato deve apresentar programa matinal no SBT
Regina Volpato deve apresentar programa matinal no SBT (reprodução/web)

São muitas as notícias na imprensa especializada que afirmam que o SBT estuda vários projetos para a programação de 2024. A ideia seria fazer uma reformulação geral na grade para tentar reverter a crise sem precedentes de audiência pela qual a emissora passa. O canal de Silvio Santos, que já foi “vice-líder absoluto”, agora chega a encostar na Band e amargar um nada honroso quarto lugar em alguns momentos.

É bom saber que a emissora não assiste a tudo isso passivamente e vem fazendo estudos para renovar a programação. Porém, ao mesmo tempo, algumas informações que circulam pela imprensa assustam. Afinal, parece que o SBT quer utilizar como armas produções que não são bem a cara da emissora.

Uma das ideias em estudo, por exemplo, é uma revista eletrônica matinal comandada por Regina Volpato e outros dois apresentadores. Regina é ótima e a ideia de oferecer algo além do Primeiro Impacto nas manhãs é louvável. Mas será que o público do SBT vai aprovar um genérico do Hoje em Dia? A última aposta, o Vem pra Cá, foi um fiasco, assim como produções anteriores.

Virgínia Fonseca
Virgínia Fonseca: influencer pode ganhar programa no SBT (reprodução/web)

Outra atração que pode ser viabilizada é um programa de variedades nas noites de sábado sob o comando de Virgínia Fonseca. A ideia do SBT seria apostar em influencer como apresentadores, numa tentativa de trazer o jovem para a frente da TV.

É uma ideia arriscada. Afinal, sabe-se que o público que segue influencers é bem diferente do público consumidor da TV aberta. Nada garante que estes profissionais vão repetir na TV o sucesso que fazem na web. Pelo contrário. Como são desconhecidos do público da telinha, pode ser que haja uma debandada. É claro que a web pode ser usada como um garimpo para a busca de novos talentos, mas é preciso muito cuidado nessa “transição”.

O SBT é uma emissora que se fez à base e semelhança de Silvio Santos, e é conhecido do grande público pelos seus comunicadores. Tanto que Ratinho, Celso Portiolli, Eliana e Patrícia Abravanel são os grandes nomes do canal. Não seria uma estratégia melhor buscar grandes comunicadores, ao invés de apostar em influencers? Não teria mais a ver com o próprio SBT? Há muita gente boa solta no mercado, como a própria Regina Volpato. Ou até mesmo Benjamin Back, que acaba de acertar seu retorno para comandar um programa de variedades. 

Vale lembrar que Otaviano Costa, outro comunicador de ponta que está sem vínculo com emissoras, gravou recentemente um piloto de uma nova versão do Programa Livre. Enfim, são várias as possibilidades. Seria um caminho mais interessante.



André Santana

26/10/2023

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade