Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Globo resgata Salve Jorge e esquece novelas de apelo

Rodrigo Lombardi e Nanda Costa em Salve Jorge
Rodrigo Lombardi e Nanda Costa em Salve Jorge (divulgação)

Um fenômeno interessante que aconteceu a partir da criação do canal Viva foi o fato de a estação paga apostar em reprises menos óbvias e, consequentemente, transformar alguns títulos em “cult”. Um exemplo disso foi o repeteco de O Dono do Mundo (1991), novela que amargou baixos índices de audiência em sua exibição original, jamais foi cogitada para o Vale a Pena Ver de Novo, mas que ganhou uma chance de ser “descoberta” no canal pago.

Algo semelhante aconteceu recentemente com a reprise de Viver a Vida (2009), outra trama considerada um fracasso e que a Globo dificilmente apostaria num repeteco na TV aberta. Mas, no canal pago e junto ao nicho noveleiro, a trama de Manoel Carlos obteve bons resultados para os padrões da TV paga.

O Viva agora se chama Globoplay Novelas, mas a vocação de dar nova chance a novelas mais “obscuras” continua intacta. Tanto que o canal lançou nesta semana a reprise de Salve Jorge (2012), trama que não registrou grandes índices de audiência e foi alvo de severas críticas em sua exibição original. Mas, apesar da fraca reputação, a novela é um sucesso no Globoplay e, provavelmente, vai agradar o público noveleiro que acompanha a programação do canal. Deve se tornar mais um êxito do canal especializado em folhetins.

Continua depois da publicidade


Tramas esquecidas

Vale lembrar que, na faixa das 23h30, o Globoplay Novelas mescla grandes sucessos das 21h da Globo com outras nem tanto assim. Tanto que a reprise que antecedeu Salve Jorge foi Celebridade (2003), considerada uma das melhores novelas das nove da Globo da década de 2000.

O Viva/Globpoplay Novelas, aliás, já reprisou a maioria das novelas das nove da década de 2000, como Porto dos Milagres (2001), O Clone (2001), Senhora do Destino (2004) e Páginas da Vida (2006). Mas é estranho que a emissora tenha preferido “pular” alguns títulos para chegar aos anos 2010 direto com a reprise de Salve Jorge.

Há sucessos dos anos 2000 ainda não reprisados no canal pago, como Belíssima (2005) e A Favorita (2008). Há também tramas não tão lembradas, mas com potencial para virar “cult”, como Duas Caras (2007) e Passione (2009). Na década de 2010, Insensato Coração (2011) também parece ser um título menos óbvio, mas com potencial no canal pago.

Faz sentido o canal apostar em Salve Jorge, ainda mais considerando o enorme sucesso que a trama faz no streaming. Mas que a reprise da trama de 2012 não inviabilize um repeteco das histórias citadas acima, que também têm apelo para a faixa mais “nobre” do Viva/Globoplay Novelas.

André Santana

11/12/2025

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});