Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Fim do Bom Dia & Cia agrava crise de identidade do SBT

Patati Patatá no Bom Dia & Cia
Patati Patatá no Bom Dia & Cia (reprodução)

Poucos dias após a saída de Rinaldi Faria da direção do SBT, a emissora dispensou a dupla de palhaços Patati Patatá - criação do empresário - e colocou um ponto final no Bom Dia & Cia. A atração infantil, que voltou ao ar em maio deste ano, provocava uma cratera na audiência matinal da emissora e impedia o SBT de brigar pelo segundo lugar com a Record.

Tanto a volta quanto o fim do Bom Dia & Cia são momentos que expõem a grave crise na qual a emissora se encontra. Afinal, o SBT remou contra a maré ao voltar a apostar no infantil, num momento em que atrações para crianças já não registram a mesma audiência de outrora. O seu fim deixou claro que programas infantis não trazem resultados, ao menos atrações nos moldes do programa do SBT.

O problema aqui é que atrações voltadas para crianças sempre foram uma das principais vocações do SBT. A emissora sempre mostrou força com a exibição de desenhos animados e a construção de ícones infantis, como Bozo, Mara Maravilha, Eliana e o elenco do Disney Club, entre vários outros programas memoráveis. Sem isso, a emissora perde definitivamente um dos pilares que sempre a sustentou.

Continua depois da publicidade


Crise de identidade

Entre 2020 e 2023, o SBT operou na inércia. Mas, desde o ano passado, o canal vem fazendo movimentações para tentar recuperar seu lugar ao sol. Entretanto, até aqui, as apostas não se mostraram muito efetivas.

Em 2024, a emissora fez uma grande reformulação na grade para ampliar a programação ao vivo, lançando programas como Chega Mais e Tá na Hora. Entretanto, os fracos resultados deixaram claro que o público do canal não quer assistir revistas eletrônicas e nem cópias do Cidade Alerta. 

Não é difícil entender o motivo da rejeição. O SBT nunca teve vocação para esse tipo de programa. Sendo assim, quem busca jornalismo popular ou revistas eletrônicas vai se ligar na Record ou na Globo, e não no SBT. Até o momento, o canal não soube adequar esse tipo de formato ao seu estilo, de modo a despertar o interesse de seu público.

Continua depois da publicidade


Vocação

Além dos infantis, o SBT sempre se sustentou em outros dois pilares: programas de auditório e novelas mexicanas. A vocação é tão forte que, neste momento de crise, são esses dois segmentos que ainda apresentam resultados minimamente satisfatórios na grade.

A emissora viu a audiência subir quando trocou a novela infantil A Caverna Encantada pelo folhetim mexicano As Filhas da Senhora Garcia. Apesar de A.Mar, sua sucessora, ter derrubado os índices novamente, os bons resultados da trama anterior mostram que, se a emissora souber escolher bem os títulos, seu público responde positivamente.

Quanto aos programas de auditório, nem é preciso falar. A grade dominical é a única que ainda garante a vice-liderança para o SBT, e o Domingo Legal chega a liderar a audiência em alguns momentos. Até o revival do Viva a Noite, que já teve duas edições nas noites de sexta-feira, mostrou que o canal sabe como fazer. 

Continua depois da publicidade


Reinvenção

A televisão vem passando por uma rápida transformação. Com isso, os canais abertos se movimentam para se adequar à nova realidade. E o SBT, neste momento, é a emissora que mais tem dificuldades em se encontrar neste novo momento.

É fato que o canal perdeu um de seus pilares, que era a programação infantil. No entanto, ainda tem nos auditórios e nos dramalhões uma conexão ainda forte com seu público. Cabe à emissora, portanto, enxergar como pode renovar esses pilares que ainda a sustentam.

Não é fácil, claro. Mas não será copiando a Record que o SBT fará as pazes com seu público. O grande desafio da atual administração é entender o que significa o tal “SBT raiz” sem precisar ficar vivendo do passado. 

André Santana

14/12/2025

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});