Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Globo ressuscita velha estratégia para combater Celso Portiolli

CLIPPING TV - por André Santana

Celso Portiolli apresenta Domingo Legal
Celso Portiolli apresenta Domingo Legal (divulgação/SBT)

Ao fixar uma faixa na programação de domingo para programas de temporada, a Globo conseguiu ampliar o espaço na grade para lançar diferentes formatos e novidades. Isso deu um gás interessante na programação dominical, que, nos últimos anos, exibiu Os Caras de Pau, Esquenta!, Tamanho Família, Popstar e a franquia The Voice, entre outras atrações.

No entanto, o canal não previu a força da “tradição” nesse dia da semana. O público tende a fidelizar diante de programas que estão sempre ali, lhe fazendo companhia, ainda mais nas tardes de domingo, em que a família costuma ver TV junta. Foi essa força da tradição que acabou fortalecendo o Domingo Legal, do SBT, que vive uma ótima fase na audiência.

Há alguns anos, Celso Portiolli tem enfrentado uma concorrência que foi enfraquecendo a cada “novidade”. Fernanda Gentil, em seu Zig Zag Arena, e o atual Pipoca da Ivete, de Ivete Sangalo, não se mostram páreos ao prosaico Passa ou Repassa e Comprar é Bom, Levar é Melhor, games de sucesso do Domingo Legal.

Diante desta realidade, a Globo vai mudar de estratégia em 2024. Ou melhor, vai ressuscitar uma velha estratégia. A emissora vai deixar de lado o rodízio de formatos e “puxar” o Domingão com Huck para a faixa das 14h. Com isso, o programa de Luciano Huck terá “dois tempos”: um das 14h30 às 15h45, e outro após o futebol, das 18h às 20h30. Essa estratégia já foi usada nos tempos do Domingão do Faustão e foi abolida a pedido do próprio Faustão, que comandava seu programa ao vivo e não gostava da interrupção.

Com a mudança, a Globo vai acabar resgatando uma velha rivalidade. Afinal, seu Domingão vai voltar a bater de frente com o Domingo Legal, do SBT. Nos tempos de Faustão e Gugu, os dois programas viveram um duelo histórico entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2000. Agora, é a “nova geração” - que nem é tão nova assim, hehe -, formada por Celso Portiolli e Luciano Huck, que assume a “briga”. Vai ser interessante,

Game x game

Ainda não se sabe quais quadros Luciano Huck vai encaixar na primeira parte do Domingão, mas não seria estranho se o apresentador da Globo resolver combater os games do Domingo Legal com seus próprios games. Luciano comanda alguns quadros de sucesso, como o Quem Quer ser um Milionário? e The Wall, que poderiam funcionar bem na faixa das 14h30.

Novidade

Além dos quadros já conhecidos, a equipe de Huck também deve trazer novidades. Um deles é o Mistery Duets, que coloca uma personalidade para fazer um dueto surpresa. Trata-se de um formato anunciado há tempos, mas que ainda não entrou no ar, o que deve acontecer em 2024. Outra novidade será o game show Million Dollar Drop, formato que já foi exibido no SBT com o título Um Milhão na Mesa.

Globo virando SBT

Silvio Santos em Um Milhão na Mesa
Silvio Santos em Um Milhão na Mesa (divulgação/SBT)

Aliás, já reparou que Luciano Huck, cada vez mais, tem recorrido a formatos que são a cara do SBT? O próprio Quem Quer ser um Milionário? é a versão original do Show do Milhão, formato consagrado por Silvio Santos. O The Wall chegou a ter uma versão “pobre” no SBT, o Jogo das Fichas. Agora é a vez do divertido Um Milhão na Mesa ganhar uma versão a la Luciano Huck. Os games, aliás, funcionam muito bem na “mistura” do Domingão com Huck.

Vem aí?

Sendo assim, não seria estranho se, em breve, Huck resgate outros games que fizeram sucesso no SBT, mas, atualmente, seus formatos não pertencem mais à emissora. É o caso do Topa ou Não Topa, esquecido após a temporada de 2019, apresentada por Patrícia Abravanel. Outro formato com potencial é o Um Contra Cem, que Roberto Justus apresentou no SBT em 2009. Um programa muito bom, aliás, que merecia um apresentador melhor que Justus…



CLIPPING TV é a coluna semanal do TELE-VISÃO que promove um sobrevoo nas principais notícias do universo televisivo. Até a próxima!

André Santana

14/10/2023

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade