Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Fiasco no horário nobre coloca Record em maus lençóis

Saul (Carlo Porto) em Reis
Saul (Carlo Porto) em Reis (divulgação/Record)

Que a dramaturgia da Record anda dando sinais de desgaste não é de hoje, já sabíamos. No entanto, a gestão de Cristiane Cardoso à frente do setor deu um show de amadorismo em 2022, colocando a perder tudo o que já foi construído até então. Reis e Todas as Garotas em  Mim representam o auge deste fiasco, que respinga no restante da programação da emissora.

Quando começou, Reis não era bem um fiasco. A trama bíblica, que tenta repetir o formato lançado em Gênesis, dividida em várias temporadas e constante renovação de elenco, teve desempenho mediano nas primeiras safras, exibidas no primeiro semestre. Mas ficou claro que a atual produção não tinha o apelo popular de uma Os Dez Mandamentos ou Jesus. Reis é uma trama que agrada mais os já iniciados nos estudos bíblicos, e não o público em geral.

Porém, em seguida, veio Todas as Garotas em Mim, esta sim um grande fiasco. A trama bíblica adolescente até tinha um mérito, que era de lançar um novo formato dentro do universo religioso da Record. A ideia de misturar conflitos adolescentes contemporâneos e narrativa bíblica é boa. O que pegou aqui foi a execução, sofrível. O texto fraco não ganhou substância nem mesmo na embocadura de ótimos atores escalados para a produção.

Resultado: a audiência do horário nobre desabou. A direção da Record esperava que a volta de Reis poderia reverter a tendência de queda, mas, nos primeiros capítulos da nova temporada, a novela (ou série) se manteve em baixa. O fracasso de Todas as Garotas em Mim respingou em Reis. Soma-se a isso a reprise equivocada de Amor Sem Igual, outra trama de fundo religioso, e que também registra péssimos índices.

O erro das tramas noturnas da emissora ajudou a derrubar os reality shows, que entram na sequência. Power Couple Brasil e Ilha Record registram os piores desempenhos de sua história. Segundo o Notícias da TV, já há a preocupação com A Fazenda. O reality rural também pode ser contaminado pela má fase geral.

Curiosamente, a emissora começa a perder fôlego em outros horários também. Pela manhã, o Hoje Em Dia anda perdendo a vice-liderança para o Primeiro Impacto, do SBT. O Balanço Geral, que era líder de audiência no quadro A Hora da Venenosa, também já não incomoda mais a Globo. Aos finais de semana, Hora do Faro vive um momento ruim também. Para piorar, a emissora ainda começou a exibir o Jornal da Record pré-gravado, o que derruba a credibilidade do noticioso.

2022 começou crítico para o SBT. Mas, agora, é a Record que parece mergulhar numa crise de audiência e criatividade. Crise, aliás, que parece ter ficado mais grave a partir do momento em que a Igreja Universal voltou a ser muito presente na programação. No auge do sucesso da Record, havia uma separação mais bem definida do que era programação religiosa e entretenimento. Esta linha não existe mais.

Não que a Record não possa ser uma TV religiosa, afinal, há vários canais religiosos espalhados por aí. No entanto, se a ideia é mesmo se tornar a TV da igreja, devia assumir isso de vez. Esse modelo “híbrido”, atualmente no ar, afugenta tanto os não-religiosos quanto os religiosos. A queda de audiência da emissora deixa isso bem claro.

André Santana

13/08/2022

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Reis já era um fiasco. Todas as Garotas em Mim foi uma tragédia...saudades do Troféu Santa Clara, hein, André.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tadinha da Record meu Deus forças Recózinha 💪

    ResponderExcluir

Publicidade