Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Com "Ilha de Ferro" e "Verdades Secretas", Globo se prepara para "A Fazenda"

Caurã Reymond e Maria Casadeval em Ilha de Ferro
Foto: divulgação/Globo

No ano passado, a 12ª temporada de A Fazenda deu trabalho à Globo. O reality, então apresentado por Marcos Mion (que agora, ironia do destino, é o mais novo e festejado “global”), atingiu ótimos índices de audiência e ofuscou o The Voice Brasil, que teve o pior desempenho de sua história. Para não sucumbir diante da atração da Record, a Globo já está mexendo seus pauzinhos.

Não é por acaso que o canal apostou numa exibição diária da série Ilha de Ferro, atração do Globoplay, seguida de uma oportuna reprise de Verdades Secretas. A emissora sabe que dramaturgia diária aumenta a chance de fidelizar o público. E esta apostando justamente nesta fidelização para enfrentar a próxima temporada de A Fazenda, que estreia em setembro.

Ilha de Ferro serviu como um “esquenta” para a faixa. A série com Cauã Reymond é muito bem-feita, embora tenha uma trama ruim, que exagera demais no drama e apresenta personagens pouco carismáticos. Mesmo assim, serviu para ofertar algum conteúdo inédito (ao menos na TV) em meio a tantas reprises, ainda consequência da pandemia da covid-19.

A partir da próxima semana, será a reprise de Verdades Secretas que ocupará a chamada “segunda linha de shows” da emissora. A história de Angel (Camila Queiroz), Carolina (Drica Moraes) e Alex (Rodrigo Lombardi) retorna com o pretexto de refrescar a memória da audiência e prepará-la para Verdades Secretas 2, que deve estrear ainda este ano no Globoplay. No entanto, mais do que servir de refresco, a trama volta para servir de arma contra A Fazenda.

Com isso, a Globo retoma um plano do passado. Quando lançou a “novela das onze”, com o remake de O Astro (2011), a ideia era justamente essa: oferecer dramaturgia diária para fidelizar o público do horário e evitar a perda dos números para A Fazenda. Afinal, quando a Globo exibe um programa diferente a cada dia da semana, o público se pulveriza e pode dispersar. Já com uma novela no ar, não. A tendência é que o público compareça todos os dias para acompanhar a trama. 

Porém, em alguma mudança de estratégia da Globo, as “novelas das onze” (já chamadas de “superséries”) foram abolidas. Mas a reprise de Verdades Secretas tem alto potencial de atrair uma boa audiência neste horário e, com certeza, será um concorrente de peso à A Fazenda. Um provável sucesso de audiência empolgaria a Globo a voltar a apostar em novelas neste horário?

André Santana

20/08/2021

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Os autores adoravam esse horário das onde horas. Por ser maha tardio podem pura e mais, por mais sensualidade violência sem ter problemas de boicote conservador digamos ....porém em contenção de custos deixstam de ser vantagem estavam virando série mesmo cimo aquela com Alice wegman

    ResponderExcluir
  2. A Globo deveria apostar no Big Brother Brasil VIP para disputar a audiência com A Fazenda 13

    ResponderExcluir

Publicidade