Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Em baixa no Ibope, SBT promove mudanças e extingue "SBT Notícias"

Darlisson Dutra no SBT Notícias
Darlisson Dutra no SBT Notícias (reprodução/SBT)

Durou menos de dois meses o SBT Notícias, mais recente tentativa do SBT de emplacar um jornal na hora do almoço. Parece pouco, mas foi mais tempo que a tentativa de exibir o Primeiro Impacto no horário, em 2017, ou de reprisar (sim, reprisar) o mesmo Primeiro Impacto em 2020. As tentativas anteriores não chegaram a durar um mês.

Esta é a segunda mexida na programação vespertina do SBT em duas semanas, pois, na semana passada, a emissora tirou do ar a edição diária do Roda a Roda. As mudanças, claro, têm a ver com audiência: o jornalístico de Darlisson Dutra e o game show da Jequiti registravam baixíssimo índices no Ibope, fazendo o SBT encostar na Band no horário. Antes disso, a emissora já tinha rifado o Vem pra Cá, que vinha sendo reprisado na faixa das 16h30.

SBT Notícias era uma tragédia anunciada. A emissora sempre peca em dois pontos básicos a cada nova tentativa de colocar um jornal novo no ar: a falta de tradição do canal em jornalismo no horário e a falta de investimento no setor. Na verdade, o SBT parece sempre esperar que aconteça um milagre quando lança jornais da noite para o dia e em horários tão complicados. A única chance de garantir resultados melhores seria investimentos e paciência para a coisa acontecer, duas coisas que o SBT não têm.

E o problema do SBT é muito maior que o fiasco do SBT Notícias. Todos os seus atuais programas vão mal. Bom Dia & Cia, que sempre cresce em audiência nas férias, não viu isso acontecer desta vez. O programa de Silvia Abravanel lançou um novo pacote de animações em janeiro, mas o público não veio. A emissora até já resgatou alguns dos velhos desenhos de sempre, mas a audiência continua baixa.

Os vespertinos também vão de mal a pior. Casos de Família e Fofocalizando nunca estiveram com resultados tão pífios. O fraco desempenho contamina as Novelas da Tarde, cujos atuai folhetins não repetem os sucessos de seus antecessores. Ou seja, a emsisora vive uma crise crônica.

Sem SBT Notícias, o Bom Dia & Cia volta a ocupar o início das tardes do SBT. Provavelmente, o infantil voltará a abrir espaço para séries infantojuvenis, como Henry Danger que costumavam registrar boa audiência na faixa das 13 horas. O bom resultado destas séries mostra o quanto as tradições do SBT são fortes, afinal, trata-se do mesmo horário que consagrou Chaves na emissora. Séries de apelo infantil sempre dão certo nesta faixa.

No entanto, dificilmente estes programas alavancam Casos de Família e Fofocalizando, que possuem público distinto. Assim, para não piorar ainda mais a situação, o SBT devia considerar uma reformulação mais radical de sua grade vespertina. O espectador, claramente, não está interessado no que a emissora vem exibindo.

André Santana

26/02/2022

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá, tudo bem? SBT Notícias já era um fracasso anunciado. Falta de visão. Preocupante. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uma pena ver o SBT penar na audiência e mais uma vez fracassa na tentativa de colocar um telejornal no horário de almoço.

    ResponderExcluir
  3. Oi André.
    Eu nem me apeguei ao "Novo" SBT Notícias, pois já sabia que não iria durar muito.
    Está muito evidente que o SBT precisa reinventar e ter paciência com uma nova grade.
    Eu voltaria com o vem pra cá de manhã pois deu certo comercialmente, manteria as séries a tarde pois são certo agora o casos de família já deu né, focalizando até manteria tem repercussão.

    ResponderExcluir

Publicidade