Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Em 2004, SBT tentou transformar Sonia Abrão em "Gugu de saias"

Sonia Abrão no comando do Falando Francamente com plateia
Sonia Abrão no comando do Falando Francamente com plateia (divulgação/SBT)

Atualmente à frente do A Tarde É Sua, na RedeTV, Sonia Abrão despontou como apresentadora de programas vespertinos comandando o A Casa É Sua, em 2000, na mesma emissora. O sucesso da jornalista na atração atraiu o interesse de Silvio Santos, que a contratou para comandar o Falando Francamente, nas tardes do SBT, que ficou no ar entre 2002 e 2003. Mas, insatisfeito com os resultados, Silvio Santos propôs uma mudança, transformando o Falando Francamente num programa de auditório exibido nas tardes de sábado.

A fase “programa de auditório” do Falando Francamente estreou em janeiro de 2004. Em entrevistas, Sonia Abrão dizia que a ideia era transformá-la numa versão feminina de Gugu Liberato, então à frente do Domingo Legal. A própria jornalista afirmou que Silvio Santos queria que ela fosse “Gugu de saias”.

Em entrevista à Tribuna, Sonia Abrão falou sobre as novidades de seu programa e revelou que Silvio queria que ela competisse de igual para igual com os concorrentes do horário: Caldeirão do Huck, da Globo; Programa Raul Gil, da Record; e Sabadaço, da Band.  “Ele falou para eu entrar de cabeça na guerra pela audiência. Ouvindo assim, parece até fácil… Mas quem sou eu para dizer ‘não’ ao Sílvio?”, disse a apresentadora.

Na mesma entrevista, Sonia revelou estar tensa com sua estreia como animadora de auditório. “É uma tradição do SBT. Acontece que eu nunca apresentei um programa do gênero. Vai ser um exercício realmente desafiador”, confessou. Sonia contou que pensava em como atrair a atenção do público do horário, mas prometia não apelar para a exploração da desgraça alheia. “Nunca poria um caso desses no ar se não tivesse certeza de que poderia ajudar. Tem gente por aí que só usa tais pessoas. Não propõe soluções”, alfinetou.

Por fim, apesar dos desafios, Sonia Abrão afirmava estar confiante com a nova fase do Falando Francamente. “Se eu não topar desafios novos, não saio do lugar. Se não der certo, volto para onde estava. Desempregada é que não vou ficar”, declarou.

Na receita do novo Falando Francamente, um game show sobre televisão e a programação do SBT era um dos trunfos, assim como quadros sobre cinema e variedades. Mas Sonia Abrão também tinha à disposição o helicóptero do Comandante Hamilton, que atualizava o público sobre os acontecimentos do dia. A jornalista também recebia no palco personagens com histórias “emocionantes”, que eram ajudados de alguma maneira pela atração.

Apesar dos esforços, o novo Falando Francamente não conseguiu fazer frente à concorrência. Além disso, Sonia Abrão parecia desconfortável como apresentadora de programa de auditório. E mais: o contrato do SBT com a Câmera 5, que produzia o programa, venceu em junho de 2004. Sonia, então, tinha apenas um acordo verbal com Silvio Santos para seguir com o programa no ar, enquanto aguardava um encontro para negociar um novo contrato. Na época, especulou-se que Sonia Abrão desejava negociar seu retorno à grade diária.

Mas este encontro nunca aconteceu. Em outubro daquele ano, a Câmera 5 foi procurada pela Record, que ofereceu um novo contrato para levar Sonia Abrão à grade diária do canal. Naquela época, era Eliana quem ocupava as tardes da emissora, mas já havia a definição que o infantil da loira iria acabar e ela assumiria um formato para a toda a família no ano seguinte. Assim, Sonia foi recrutada para ocupar o espaço.

Ao site Vírgula, Sonia Abrão falou sobre a mudança de emissora. “Eu esperava sim uma negociação com o SBT, mas isso não aconteceu. Meu contrato com Silvio Santos terminou em junho e, desde então, tínhamos um acordo verbal onde ele deixava meu programa no ar até o final do ano. Dali pra frente, sentaríamos para ver o que íamos fazer, mas isso não chegou a acontecer”, expôs a jornalista. 

O site perguntou se ela gostaria de ter permanecido no SBT. “Eu não sei, o Silvio e eu somos amigos, tudo levava a crer que eu ficaria lá. Os merchandising já estavam vendidos até dezembro, nossa audiência estava muito boa, pra você ter uma ideia, em 7 meses de programa já estávamos encostando no Raul Gil. Tudo ia bem, até que recebemos uma outra proposta de trabalho. Sou funcionária de uma empresa [Câmera 5] e a produtora só analisou o que seria melhor para ela, diante disso, assinamos com a Record”, minimizou.

Assim, Sonia deixou o Falando Francamente e assumiu o comando do Sonia e Você nas tardes da Record no dia 13 de outubro de 2004. A atração ficou no ar até abril de 2006, quando a apresentadora atendeu novo chamado da RedeTV e lançou seu A Tarde É Sua, no ar até hoje.

Confira Sonia Abrão no comando de um programa de auditório:



André Santana

27/02/2022

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade