![]() |
Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda) em Terra Nostra (divulgação) |
Caiu definitivamente por terra a ideia da Globo de reservar a faixa da Edição Especial para reprises de tramas das 18h e 19h, enquanto o Vale a Pena Ver de Novo seria exclusivo de novelas das 20h e 21h. Com Alma Gêmea (2005) e a atual A Viagem (1994), o slot das 17h já se abriu para tramas de outros horários.
Agora, é a vez da faixa que vai ao ar após o Jornal Hoje se abrir a uma novela do horário nobre. Isso acontecerá com Terra Nostra (1999), clássico de Benedito Ruy Barbosa que foi escolhido para substituir História de Amor (1995) no horário das 14h45. A saga de Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) fez muito sucesso na faixa das 20h da Globo na virada para o ano 2000.
Curiosamente, apesar do enorme sucesso da exibição original, Terra Nostra foi muito mal em sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo. A trama foi reapresentada em 2004 e derrubou os índices da Globo na época, fazendo o SBT avançar e encostar na líder com a reprise de Maria do Bairro - que, curiosamente, está sendo reapresentada atualmente no canal criado por Silvio Santos.
Continua depois da publicidade
O início de um sonho
Entre 2003 e 2004, a Globo viveu altos e baixos com o Vale a Pena Ver de Novo. A faixa havia crescido bastante com os repetecos de História de Amor, Por Amor, O Cravo e a Rosa e Anjo Mau, que foram reapresentadas entre 2001 e 2003. Essa última, por exemplo, cravou média de 25,8 pontos no Ibope em plena tarde.
No entanto, a emissora viu a audiência cair com a reprise de Corpo Dourado, que veio na sequência, e anotou 21,1 pontos. Ainda era uma excelente audiência para o horário, verdade, mas o canal queria mais. Por isso, apostou suas fichas na reprise de Terra Nostra, que entrou no ar em 7 de junho de 2004.
A reprise de Terra Nostra foi anunciada como um “massacre”, como dizia a notícia publicada pela Folha de S. Paulo em 14 de março de 2004. “A Globo não quer apenas ser líder. Quer massacrar a concorrência. Tanto que decidiu, na semana passada, que a próxima novela da sessão Vale a Pena Ver de Novo será Terra Nostra, um dos maiores sucessos de audiência e exportação (é a terceira mais vendida, para 57 países) dos últimos anos”, dizia a nota assinada por Daniel Castro.
Continua depois da publicidade
Deu tudo errado
Entretanto, os bons resultados esperados pela Globo não vieram. Matéria do jornal O Estado de S. Paulo, de 27 de setembro de 2004, mostrava que Terra Nostra vinha tendo dificuldades ao concorrer com Maria do Bairro, a reprise do SBT.
“A trama de Benedito Ruy Barbosa vem registrando em São Paulo ibope na casa dos 15 pontos. Chega muitos dias a empatar, ou até a perder em audiência em São Paulo para a mexicana Maria do Bairro, que já está em sua terceira exibição no SBT. Na semana passada, por exemplo, Terra Nostra registrou na Grande São Paulo média de 14 pontos, ante 12 pontos de Maria do Bairro. Na quinta-feira, a Globo ficou com 12 pontos no horário, ante 11 pontos do SBT”, informava a matéria de Keila Jimenez.
Por conta do fraco desempenho, a Globo picotou a novela e transformou os 221 capítulos originais em apenas 106. Na média geral, a reprise de Terra Nostra registrou 17,8, que não chega a ser um resultado ruim, mas bem aquém de suas antecessoras. Em 23 de outubro de 2004, a Folha de S. Paulo informava que a Globo havia escolhido Deus nos Acuda (1992) para substituir a trama.
Deus nos Acuda, portanto, foi a novela mais “antiga” já resgatada pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo até então, sendo reexibida 12 anos depois de sua exibição original. A aposta ousada se revelou um erro, já que a novela de Silvio de Abreu afundou ainda mais o horário e cravou média de 14,4. A audiência só subiu com a reprise seguinte, Laços de Família, que elevou o horário para 21,6.
Continua depois da publicidade
Por que não deu certo?
A própria Globo estranhou, na época, o fraco desempenho de Terra Nostra no Vale a Pena Ver de Novo, considerando o enorme sucesso da história entre 1999 e 2000. Entretanto, não é difícil entender o motivo do resultado abaixo do esperado.
A verdade é que Terra Nostra é uma novela que perde fôlego muito rapidamente. A trama tem um início apoteótico e empolgante, sobretudo por conta dos desencontros de Matteo e Giuliana. Mas, quando o casal principal se reencontra, a novela simplesmente estaciona e praticamente se arrasta até o final.
Provavelmente, essa falta de fôlego tem a ver com o fato de a Globo ter desistido de fazer uma novela dividida em três grandes fases, que era a ideia original. O TELE-VISÃO já resgatou essa história anteriormente.
André Santana
23/08/2025
0 Comentários