Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Acumulando decisões equivocadas, Record e SBT concorrem com elas mesmas

Sophia Valverde em As Aventuras de Poliana
Sophia Valverde em As Aventuras de Poliana (divulgação)

O SBT é o seu maior concorrente. E a Record também concorre contra ela mesma. O início de 2024 foi marcado por uma série de decisões equivocadas das duas emissoras que acabaram jogando contra elas mesmas. Justamente por isso, mesmo quando a Globo está enfraquecida, ela ainda é líder absoluta de audiência.

Tanto o SBT quanto a Record decidiram abrir o ano com reprises equivocadas no horário nobre. Esta última, por exemplo, surpreendeu ao dar uma nova chance a Pecado Mortal (2013), ótima novela, mas que se revelou pouco popular. A trama de Carlos Lombardi já não foi bem na primeira exibição e foi resgatada num contexto ainda pior. Afinal, há anos a Record consolida um público religioso para sua dramaturgia, e Pecado Mortal está mais para novela pagã do que cristã.

Deu no que deu! A novela estrelada por Fernando Pavão e Simone Spoladore derrubou de vez os índices da faixa das 22h45. Percebendo o equívoco, a emissora já passou a tesoura na novela, que chegará ao fim já na próxima sexta-feira, 16.

Continua depois da publicidade


No SBT, a coisa é pior

Enquanto isso, o SBT chegou a cogitar acabar de vez com a reprise de novela infantil da faixa das 21h30. Tanto que o próprio Ratinho já alardeava por aí que seu Programa do Ratinho voltaria a ser exibido mais cedo, entre 21h30 e 22h30, horário que ocupou por anos e que o beneficiava, já que o apresentador se colocava como uma alternativa à novela da Globo.

Parecia uma boa ideia, já que o repeteco de Cúmplices de um Resgate (2015) não era nenhum estouro de audiência. Além disso, com Ratinho mais cedo, o canal fortaleceria uma linha de programas semanais às 22h30, o que seria benéfico a essas atrações. A Praça É Nossa, por exemplo, sem dúvidas se beneficiaria entrando no ar mais cedo nas noites de quinta-feira.

Porém, do nada, o SBT voltou atrás e desengavetou As Aventuras de Poliana (2018), justamente a novela que marcou o início do declínio dos folhetins infantis da emissora. A trama estrelada por Sophia Valverde estreou com ótimos índices de audiência, mas perdeu fôlego diante de tantos esticamentos. Saiu do ar em 2020 capengando. Para piorar, suas sucessoras derrubaram ainda mais a audiência do horário. Poliana Moça (2022) e A Infância de Romeu e Julieta (2023) não emplacaram.

Continua depois da publicidade


E o que aconteceu? Poliana reestrou razoavelmente bem, mas já perdeu fôlego. Na última semana, a novela virou “freguesa” da série Quando Chama o Coração, exibida pela Record no mesmo horário. Isso prejudicou também o Programa do Ratinho, que já não vivia sua melhor fase e acabou caindo ainda mais.

E as perspectivas não são boas para o SBT. Afinal, a partir do dia 19 de fevereiro, a Record passa a exibir Gênesis no lugar de Quando Chama o Coração. Já a faixa das 22h45 passará a ser ocupada por uma linha de programas semanais, com atrações como Doc Investigação, Câmera Record e Quilos Mortais. É bem possível que a trama religiosa alcance bons índices e impulsione as atrações que entram a seguir. É uma grade que pode dar trabalho a As Aventuras de Poliana e Programa do Ratinho.

O mais irônico disso tudo é que o SBT iniciou 2024 prometendo um ano com “tudo novo”. Começou bem…



André Santana

10/02/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade