Chegamos ao primeiro sábado de 2024. Dia de revisitar a programação da televisão brasileira no ano que se passou e apontar os destaques positivos de 2023 na telinha, numa retrospectiva que passa a limpo o melhor da televisão.
Lembrando que a lista é realizada de acordo com a opinião deste pequeno e cabeçudo jornalista e que, portanto, está sujeita a injustiças e esquecimentos. A ordem em que aparecem não é importante. Vamos aos 10 destaques positivos de 2023?
Vai na Fé
Sheron Menezzes, Bella Campos e Samuel de Assis em Vai na Fé (divulgação) |
Rosane Svartman acertou em cheio com Vai na Fé, melhor novela de 2023. A trama manteve as principais características da faixa das sete, com uma história narrada em tom leve e bem humorado. Mas, ao mesmo tempo, foi fundo em questões urgentes, como o abuso sexual, o acesso à educação, o racismo e a tolerância religiosa.
A autora e sua equipe de colaboradores conseguiram achar um equilíbrio perfeito entre os assuntos mais sérios e a função principal de uma novela: entretenimento. Vai na Fé driblou a panfletagem e, mesmo assim, deu seu recado.
Domingão com Huck
Domingão com Huck (divulgação) |
O Domingão com Huck continua se destacando na programação dominical. Luciano Huck segue azeitando seu programa de auditório e ficando cada vez mais à vontade interagindo com seu “time”, no qual se destacam Lívia Andrade, Rafael Portugal e Dona Dea Lúcia.
Os quadros vêm funcionando bem. Em 2023, foram exibidas ótimas temporadas de atrações como Dança dos Famosos e Quem Quer ser Um Milionário? que, finalmente, deu a alguém o prêmio máximo.
Altas Horas
Serginho Groisman no Altas Horas (divulgação) |
Serginho Groisman consegue algo raro nas noites de sábado da Globo: se reinventar sem abrir mão da fórmula que o consagrou. Na essência, o Altas Horas permanece o mesmo. Mas, na prática, está sempre com um novo frescor.
Os especiais musicais deram muito certo em 2023. Além disso, o programa continua promovendo boas conversas com bons convidados, que sempre rendem boa repercussão.
Continua depois da publicidade
No Limite
Fernando Fernandes em No Limite (divulgação) |
A melhor atitude que a Globo tomou este ano foi deixar o No Limite nas mãos da Endemol. O reality show ficou mais próximo do original Survivor e se livrou dos vícios que minaram as temporadas anteriores, como os privilégios e a final com votação popular.
Uma edição instigante e imersiva, provas emocionantes, bons participantes e uma boa ancoragem do apresentador Fernando Fernandes. Tudo funcionou direitinho e agradou a quem deu uma nova chance ao programa. Foi uma despedida em grande estilo.
Domingo Legal
Celso Portiolli no Domingo Legal (reprodução) |
Celso Portiolli, com seus tradicionais game shows, deu trabalho à Globo em 2023. O Domingo Legal não trouxe nada de novo, mas incomodou a concorrência e divertiu o público que busca relaxar num domingo à tarde.
Apostando em quadros como Passa ou Repassa, Quem Arrisca Ganha Mais e Comprar é Bom Levar é Melhor, o Domingo Legal mostra que não é preciso reinventar a roda para fazer um bom programa.
Os Outros
Os Outros (divulgação) |
Série do ano, Os Outros impressionou o público com uma trama densa sobre intolerância. A produção do Globoplay estrelada por Adriana Esteves, Maeve Jinkings, Eduardo Sterblich e companhia chamou a atenção com sua história cheia de reviravoltas.
O drama começa com uma aparente briga entre adolescentes, mas logo evolui para uma história envolvendo traição, corrupção e a ação da milícia. Não tem como ficar indiferente ao enredo.
Continua depois da publicidade
Eliana, Xuxa e Angélica
Angélica, Xuxa e Eliana no Criança Esperança (divulgação) |
O trio de loiras que encantou as crianças nos anos 1990 resolveu tirar 2023 para fazer a alegria dos nostálgicos de plantão. Encontros como os do Criança Esperança e do programa Angélica: 50 & Tanto deixaram o coração dos marmanjos mais quentinho.
Individualmente, as três também tiveram um ano bom. O documentário de Xuxa no Globoplay deixou a desejar, é verdade, mas, por outro lado, o Caravana das Drags na Prime Video valeu o ingresso. Angélica também foi bem com seu 50 & Tanto, enquanto Eliana seguiu sua confortável vice-liderança nas tardes de domingo do SBT.
Tati Machado
Tati Machado no Encontro (divulgação) |
Tati Machado, que já vinha agradando o público como colunista de entretenimento dos programas da Globo, ganhou ainda mais espaço na emissora em 2023. Alçada ao posto de coapresentadora do Encontro, onde vem cobrindo as férias de Patrícia Poeta com Valéria Almeida, Tati mostrou que veio para ficar.
Em alta na Globo, a simpática jornalista foi alvo de vários rumores de que, em breve, poderá ter um programa para chamar de seu. Se rolar mesmo, será merecido.
Paulo Vieira
Paulo Vieira (divulgação) |
Mais uma vez, Paulo Vieira merece figurar entre os destaques de 2023. O humorista joga em várias posições e faz muito bem tudo aquilo a que se propõe.
O Avisa Lá que Eu Vou, do GNT, é uma delícia. Já o quadro Big Terapia era a melhor coisa do BBB23. E, mais uma vez, ele brilhou ao lado de Luciano Huck no comando do Melhores do Ano. E ganhou o merecido troféu, diga-se.
Todas as Flores
Regina Casé e Sophie Charlotte em Todas as Flores (divulgação) |
Todas as Flores foi considerada uma das melhores novelas de 2022. Mas merece figurar novamente na lista, já que a trama de João Emanuel Carneiro foi exibida na TV Globo num horário especial e alcançou excelente resultado.
No ar após Terra e Paixão, Todas as Flores foi o principal êxito da linha de shows da Globo este ano. E com todos os méritos, já que a história de Zoé (Regina Casé) e suas filhas é um novelão da melhor qualidade. E mais gente pode constatar isso no ano que passou.
E para você, leitor? Quais os destaques positivos de 2023? Deixe seu comentário!
André Santana
06/01/2024
2 Comentários
Creio que no ano que passou , tivemos alguns destaques positivos , apesar de alguns serem positivos simplesmente por total relaxo da concorrência , que para mim é o caso do Domingo Legal , que se mantém numa zona de conforto, muitas vezes liderando, graças aos vacilos da Globo e da letargia de Record e Band no horário, se qualquer uma das 3 acertar minimamente em algum projeto no horário, a vida fácil do programa comandado por Celso Portiolli muda de uma hora para outra. Menção honrosa ao ótimo Altas Horas, um programa que teve sua virada de chave em 2013 , quando foi puxado para um horário mais cedo (perdendo até o sentido de seu bordão entoado pelos convidados nos intervalos ''vida inteligente na madrugada''). De 2000 até 2012, o mesmo foi ficando na grade creio que por viajar em velocidade de cruzeiro num horário e época de pouca competição, onde qualquer coisa de qualidade se consolidaria. Além de que Serginho vem mudando o estilo do programa , com homenagens a grandes artistas, claro sempre mesclando com aquela fórmula que o consagra desde o antigo Matéria Prima, que o projetou na TV Cultura, o levando para programa Livre no SBT, creio que o Altas Horas enfim achou seu ponto de equilíbrio.
ResponderExcluirCreio que foi o maior destaque do ano de 2023.
Olá, tudo bem? 2023 ficou marcado, infelizmente, por novelas ruins. Equivocadas. Enfim... Concordo, de uma maneira geral, com sua lista. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir