Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Ao transformar animadores em apresentadores de formato, Record perde talentos

Sabrina Sato
Sabrina Sato (reprodução/Record)

Após oito anos de serviços prestados, a apresentadora Sabrina Sato deixou a Record rumo ao GNT. No canal pago do Grupo Globo, a artista comandará o reality show Desapegue se for Capaz, além de integrar a nova formação do Saia Justa. Ou seja, Sabrina deixa a Record em busca de novos desafios profissionais, coisa que sua casa anterior não lhe oferecia mais.

Sabrina foi a última das “vítimas” da emissora quando a Record desistiu de apostar em programas de auditório e trocá-los por formatos importados. Esta controversa estratégia de programação começou com Xuxa Meneghel, que perdeu o talk show que levava seu nome para apresentar formatos prontos, como o Dancing Brasil e o The Four. Com o êxito da loira à frente da competição de dança, a direção da Record viu ali uma saída para aproveitar seus animadores que estavam com programas pouco expressivos.

O segundo a seguir nesta nova toada foi Gugu Liberato, que perdeu seu programa das noites de quarta-feira e assumiu o comando de Power Couple Brasil e Canta Comigo. Mais adiante, aconteceu o mesmo com Marcos Mion, que ficou sem seu Legendários e herdou o comando de A Fazenda. Por fim, Sabrina Sato teve destino semelhante: com o fim do Programa da Sabrina e o parco desempenho do Domingo Show, coube à jovem o comando de atrações como Made in Japão, Game dos Clones e, mais recentemente, Ilha Record.

Gugu faleceu num terrível acidente, mas o apresentador, em suas últimas entrevistas, demonstrava vontade de voltar a ter um programa para chamar de seu. Já Xuxa optou por deixar o canal ao final de seu contrato, já sem grandes projetos à vista. Mion foi dispensado pela emissora, mas encontrou na Globo um espaço para voltar a ter um auditório para si. Agora, é a vez de Sabrina Sato alçar outros voos.

Sabrina acerta ao deixar a Record, já que a emissora nunca conseguiu aproveitar, de fato, os predicados da apresentadora. Espontânea e divertida, Sabrina sempre se destacou quando aparecia como convidada em outros programas, ou até mesmo no comando do especial Família Record. Mas nunca mostrou tal espontaneidade nos programas que comandou. No GNT, ela terá essa chance, além de ser uma boa oportunidade para amadurecer enquanto apresentadora. Tem tudo pra dar certo.

Xuxa também tem buscado novos caminhos, ao apostar suas fichas no streaming. A loira tem projetos no Globoplay, onde lançará um documentário em breve, e no Prime Video, onde comandará Caravana das Drags. Já Mion se deu muito bem ao herdar a vaga de Luciano Huck no comando do Caldeirão, tornando-se um dos apresentadores mais festejados da atualidade.

Além destes todos, a Record também perdeu há algum tempo nomes como Fábio Porchat e Geraldo Luís. Fábio apresentou seu talk show nos fins de noite do canal, mas preferiu deixar a emissora ao constatar que seu programa estava se repetindo e sem perspectivas de crescimento. Já Geraldo segue no canal, mas não tem mais um programa de auditório. Geraldo já foi líder de audiência com o Domingo Show, mas não alcançou grande êxito no A Noite É Nossa e, atualmente, tem dificuldades em emplacar no jornalismo da emissora. 

Ou seja, hoje, a Record só tem Rodrigo Faro no comando de um programa de variedades que é seu. Fora ele, há Adriane Galisteu, contratada para assumir os formatos que estavam sem apresentador. Versátil e curinga, Galisteu se adaptou muito bem no Power Couple e em A Fazenda. Mas o fato de só ter Faro e Galisteu com quem contar mostra o quanto a Record está vazia de talentos.

Ao abrir mão de seus programas e investir apenas em formatos, a emissora acabou por pasteurizar seu cast e, assim, acabou causando uma debandada. E, agora, enfrenta uma séria dificuldade em renovar seu banco de talentos. A saída de Sabrina mostra que a emissora precisa, urgentemente, ir às compras e atualizar seu quadro de apresentadores. E repensar esta estratégia de apostar apenas em realities, já que boa parte deles nem são lá essas coisas.

André Santana 

19/03/2022

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Na minha opinião, Sabrina Sato é uma celebridade que se transformou em apresentadora. Há um problema generalizado na TV brasileira que deixou os verdadeiros comunicadores ao relento. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A era dos grandes comunicadores chega ao fim, o que vemos principalmente na RecordTV são apresentadores apresentando formatos prontos e vejo a saída da Sabrina Sato mais um problemão na emissora. Aposto que em breve veremos a Carolina Ferraz apresentando um reality ou posso queimar a língua.

    ResponderExcluir

Publicidade