Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"A Favorita" pode ganhar reprise em "Vale a Pena Ver de Novo"

Flora (Patrícia Pilar) e Donatela (Claudia Raia), em A Favorita
Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), em A Favorita (divulgação/Globo)

Com O Clone entrando na reta final, as atenções dos noveleiros se voltam para a escolha do novo título do Vale a Pena Ver de Novo. Segundo o site Notícias da TV, a mais cotada para ocupar os fins de tarde da Globo é a novela A Favorita, trama de João Emanuel Carneiro exibida em 2008. De acordo com a publicação, a ideia é fazer um “esquenta” para a estreia da próxima novela de Carneiro, que será lançada no Globoplay no segundo semestre.

Dona de fãs ardorosos, A Favorita já esteve na mira para uma reprise, mas isso nunca aconteceu. No entanto, a trama foi a escolhida para abrir o projeto de resgate de novelas clássicas do Globoplay, o que mostra que a novela tem sua força. E trata-se realmente de uma boa novela. Com A Favorita, João Emanuel Carneiro estreou no horário nobre da Globo oferecendo um thriler policial com um jeitão noir e cheio de reviravoltas.

A Favorita é lembrada por sua ousadia inicial. A trama gira em torno da rivalidade entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), que, no passado, formaram a dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Elas se tornam inimigas depois que Flora é condenada e presa pelo assassinato de Marcelo (Flavio Tolezani), marido de Donatela e amante de Flora. Ela sai da cadeia após 20 anos, disposta a provar sua inocência.

A ousadia inicial está no fato de Flora ser apresentada como uma mulher doce, que luta para que uma grande injustiça seja desfeita. Já Donatela surge como uma mulher arrogante, capaz de tudo para manter Flora longe. Ou seja, Flora parecia a mocinha, e Donatela tinha toda a pinta de vilã. Mas, com dois meses de novela no ar, a verdade é revelada: Flora é mesmo uma assassina, e arma para culpar Donatela e se vingar. Flora consegue cúmplices e vira o jogo, transformando Donatela numa fugitiva da polícia.

Ou seja, o autor de A Favorita fez uma brincadeira com o público, bem ao estilo “as aparências enganam”. Tanto que, na época, não faltou espectador indignado por ter sido enganado pela novela, já que tinha certeza de que Flora era a mocinha. Na verdade, Flora e Donatela eram tão convincentes em suas versões do crime, que muita gente apostou que as duas eram inocentes, e uma terceira pessoa as manipulava. Mas não. Flora era mesmo uma grande vilã e, após a revelação, ela se torna uma adorável malvada, cheia de frases de efeito, humor e crueldade. Tornou-se uma vilã antológica, lembrada até hoje.

Depois da revelação, A Favorita se torna um folhetim tradicional, narrando a fuga de Donatela e sua tentativa de provar que era inocente, enquanto Flora dá sequência ao plano de se vingar dos Fontini, a família de Marcelo. Em seus primeiros capítulos, justamente por sua proposta “diferente”, A Favorita amargou baixos índices de audiência, que só reagiu conforme a trama foi se desenrolando e Flora aprontando todas. Por isso, caso ela seja mesmo a escolhida para o Vale a Pena Ver de Novo, será interessante ver como a novela será recebida agora, 14 anos depois de sua exibição. É uma boa escolha da Globo, mas tem seus riscos. Vamos ver.

André Santana

31/03/2022

Postar um comentário

1 Comentários

Publicidade