Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Encrenca" repete caminho do "Pânico". Será que vai dar certo?

Tatola Godas, Ricardinho Mendonça, Dennys Motta e Ângelo Campos
Foto: divulgação/RedeTV

Nesta semana, a Band divulgou a contratação de Tatola Godas, Ricardinho Mendonça, Dennys Motta e Ângelo Campos, que compunham o elenco do Encrenca, maior audiência da RedeTV. O quarteto estreia em novembro no novo canal, à frente de Perrengue na Band, que nada mais é que o Encrenca com novo nome. Enquanto isso, o Encrenca segue no ar na RedeTV e, a partir deste domingo, 03, passa a ser apresentado por Júlio Cocielo, Victor Sarro, Viny Vieira, Fernanda Keulla e Caio Pericinoto.

Com a transferência, o grupo repete a trajetória do Pânico, que deixou a RedeTV rumo à Band em 2012, e foi justamente esta mudança que deu origem ao Encrenca. Vale lembrar: o Pânico veio do rádio, e a RedeTV apostou na atração em seus primórdios e se deu bem. Depois de nove anos exibindo o Pânico na TV, a emissora viu a trupe migrar para a Band, onde passou a apresentar o Pânico na Band, que foi extinto em 2017.

Sem sua maior audiência e faturamento, a RedeTV, primeiro, apostou na versão nacional do Saturday Night Live, com Rafinha Bastos e grande elenco. Mas a atração não emplacou. Por isso, a emissora resolveu repetir a aposta do Pânico e foi buscar no rádio a origem de seu novo dominical. Tatola Godas, Ricardinho Mendonça, Dennys Motta e Ângelo Campos, que apresentam o Quem Não Faz Toma no rádio, foram recrutados para o Encrenca. E o que parecia uma aposta infundada acabou dando muito certo.

Encrenca estreou numa vibe parecida com o Pânico, mas logo foi mudando de rumo e passou a apostar, principalmente, em vídeos do whatsapp comentados pelos seus apresentadores, no quadro Zap Zap. Com isso, a audiência cresceu, Encrenca se tornou o principal programa da emissora e a bater o “rival” Pânico. Tanto que o programa de Emilio Surita já deixou a Band faz tempo, enquanto o Encrenca segue no ar.

Assim, ao trocar de emissora para fazer basicamente o mesmo programa, o elenco original do Encrenca corre um risco. Afinal, a trupe deixará sua audiência cativa na RedeTV. O público do programa, provavelmente, deve continuar assistindo o Encrenca com o novo elenco. Assim, quando Perrengue na Band estrear, eles terão que concorrer com sua antiga atração. A mudança de canal por parte do público não será tão fácil assim. Numa dessas, eles perigam ter o mesmo destino do Pânico. A conferir.

André Santana 

02/10/2021

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Acho que deve acontecer o contrário. O sucesso do Encrenca se deve mais à química do quarteto (que já são amigos há anos) do que o formato em si. E os novos apresentadores talvez não tenham essa química.

    ResponderExcluir
  2. Um dos maiores mistérios da história da TV a meu ver. Entendo que as pessoas gostam desses tipos de vídeos "engraçados" da internet, ainda mais na noite de domingo, dia depressivo para muitos por marcar o final do fim de semana. Basta lembrar também que o único quadro que permaneceu no programa do Faustão do início ao fim, foi o das Vídeo Cassetadas que nada mais são do que as precursoras dos vídeos do whatsapp.

    Mas eu sinceramente não vejo a menor graça nesse pessoal e nesse programa Encrenca. Vi pouquíssimas vezes e realmente não entendo a audiência que teve. Já li essa teoria de que as pessoas gostam da "química" dos apresentadores. Eu particularmente não gostei das vezes que vi e não vi nenhuma graça neles. E além disso creio que, fora de SP, eles são ilustres desconhecidos. O sucesso do programa a meu ver são os vídeos e não muito mais do que isso.

    Sobre a audiência, eu acho que já houve um certo desgaste da fórmula já na RedeTV! Não sei se na Bandeirantes vão fazer muito mais do que já fizeram, a não ser que surpreendam muito em termos de conteúdo.

    E mais uma vez a Bandeirantes abandona uma parte do investimento em esporte para mudar a programação. Quando finalmente conseguiram uma audiência maior com a final do Brasileiro de futebol feminino, abandonam o dia de exibição para colocar um programa desses...

    ResponderExcluir

Publicidade