Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Ao recorrer a acervo, SBT reafirma vocação para "Viva da TV aberta"

Foto: divulgação SBT

Na semana passada, o Programa Silvio Santos, do SBT, voltou a repercutir junto ao seu público após mais de um ano sem maiores arroubos, em razão das reprises. Por conta da pandemia, a atração do “dono do Baú” vinha reapresentando edições relativamente recentes. Com isso, fatalmente, audiência e repercussão perderam força. Mas a coisa mudou quando optaram por programas mais “antigos”.

O especial recorreu a programas do início da década de 1990, com programas clássicos e convidados de apelo. Foram reapresentadas as participações de Xuxa no Show de Calouros, da dupla Sandy e Jr na Porta da Esperança, de Ratinho no Em Nome do Amor, do elenco da Casa dos Artistas no Show do Milhão e da trupe do Pânico na TV, no auge de seu sucesso, no Qual É a Música.

A reação foi imediata. Nas redes sociais, o público comemorou a decisão da direção do Programa Silvio Santos de exibir momentos clássicos. Num ataque de nostalgia dos mais gostosos, a audiência relembrou o quanto o SBT já foi uma emissora vibrante, popular no melhor sentido da palavra, e que sabia como ninguém emocionar o público diante de um bom programa de auditório.

Chega até a ser triste comparar com os dias de hoje. E quando digo “dias de hoje”, nem estou falando destes tempos de pandemia, mas de ainda antes, quando tudo estava “normal”. O SBT já havia perdido a mão dos programas de auditório há tempos. Domingo Legal e Eliana, por exemplo, nem ao menos lembram a efervescência das atrações vistas no último Programa Silvio Santos. Havia um calor ali que se perdeu com o tempo.

Ou seja, o SBT tem um acervo rico de bons momentos, ao mesmo tempo em que ostenta uma programação atual apática e pouco inspirada. Tanto que o melhor da última semana foi uma edição de imagens emboloradas e clássicas de programas do “patrão”. É uma delícia rever estas imagens, sem dúvidas, mas também fica a vontade de ver este “velho SBT” de volta. De novo: não estou falando das dificuldades impostas pela pandemia. O problema do SBT antecede a crise sanitária.

Neste momento em que programas clássicos chamam a atenção e programas modernos passam em brancas nuvens, o SBT reafirma sua vocação de ser o Viva na TV aberta. A comoção causada pela edição especial do Programa Silvio Santos não foi nada diferente do frisson que o canal pago consegue gerar a partir do anúncio de uma reprise de novela querida, por exemplo. É a força de um acervo poderoso.

Neste domingo, o SBT vai recorrer a novas pérolas para o Programa Silvio Santos. É uma boa ideia. Será uma boa opção para o público saudoso, e também uma injeção de ânimo na pálida produção atual da emissora. Quem sabe alguém do canal não se inspira assistindo e resolve sair da zona de conforto?

André Santana

05/06/2021

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu fico assustado quando percebo que há 20 anos estreava a primeira edição da Casa dos Artistas. Meu Deus... Assisti ao Show do Milhão com o elenco do reality. Muito bom reviver esse momento. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio! Eu também me assusto, me lembro como se fosse ontem o início da Casa dos Artistas... mas meus cabelos brancos me lembram que sim, já se passaram 20 anos... hehehe! Bons tempos... Abraço!

      Excluir
  2. Alem do sbt estar fraco os arristas de hoje nao sao marcantes como os de antes.nunca maie terenos uma xuxa um sandy e junior umrouge na rv

    ResponderExcluir
  3. Passou da hora do SBT ter um programa para valorizar o seu arquivo, mas feito de forma mais organizada; horários para colocá-lo no ar não faltam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Alexandre! O SBT deveria fazer um semanal de memória, mas não apenas exibir de novo. Poderia haver uma pesquisa, um contexto. Seria legal.

      Excluir
  4. Realmente o SBT ao reprisar antigos programas do Tio Silvio, mostra que a emissora já foi melhor e mais cativante e assistivel até a primeira metade dos anos 2000, já o atual SBT é pra SBTista ver.

    ResponderExcluir
  5. Sempre torço por isso, João Paulo, mas tenho cada vez menos esperanças... rs

    ResponderExcluir

Publicidade