"É roda da fofoca ou roleta russa?"

A Tarde É Sua sempre foi um programa de destaque da RedeTV. O programa de Sonia Abrão está no ar há 14 anos, sempre registrando bons índices de audiência para os padrões da emissora. Se considerarmos que a atração é “ensanduichada” por duas faixas vendidas para igrejas, A Tarde É Sua pode ser considerado um fenômeno. Afinal, pegar do traço e fazer o programa se tornar a maior audiência diária da RedeTV é um feito e tanto.

Mas o programa não escapou de uma crise que pode ter sérias consequências. Há alguns dias, os bastidores do programa de fofocas se tornaram a própria fofoca, pautando os sites especializados. Uma reunião falando sobre os atrasos nos pagamentos dos profissionais envolvidos cujo conteúdo foi vazado, seguido por uma briga pública entre dois colaboradores da atração, levaram o A Tarde É Sua ao olho do furacão. Com isso, apesar da estabilidade no Ibope, o programa pode ter seu futuro ameaçado, informou o site Notícias da TV.

Segundo matéria de Daniel Castro, a RedeTV pode estar considerando tirar o programa do ar. Isso porque a atração, feita em sociedade com a produtora Câmera 5, não rende tanto faturamento à emissora. Na matéria, o NTV comparou os rendimentos do A Tarde É Sua com o Tricotando, e afirmou que o programa de Lígia Mendes e Franklin David é muito mais rentável comercialmente. Faz sentido, afinal, o Tricotando sobreviveu às mudanças na grade de programação que o ameaçou de uma extinção. Não dançou porque fatura, embora a audiência não seja lá essas coisas.

Isso posto, Daniel Castro noticiou que a direção da RedeTV considera substituir o A Tarde É Sua pelo Tricotando. Castro também afirmou que Leo Dias poderia criar um novo programa de fofocas para a tarde da emissora. Seria uma reviravolta e tanto, tendo em vista que Leo Dias e Elias Abrão, diretor do A Tarde É Sua, são desafetos declarados. Porém, a Câmera 5 divulgou nota afirmando que tais informações não procedem, e a parceria com a RedeTV continua.

É bem difícil imaginar as tardes da RedeTV sem Sonia Abrão, que está estável ali há tantos anos. Por outro lado, sempre pareceu estranho Sonia não ter mais despertado o interesse de outras emissoras, dado o seu potencial de audiência (se na RedeTV, em meio a igrejas, o programa pontua bem, imagina num canal de maior teto de público?). Seria essa a deixa para Sonia trocar de canal? Vale lembrar que seu Sonia e Você, que a jornalista comandou na Record entre 2004 e 2006, pontuava bem. Ela voltaria para lá? Ou iria para outro canal? Ou deixaria os programas diários, se aposentando depois de 20 anos ininterruptos de vespertinos? Aguardemos os próximos capítulos.

André Santana