Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Com "Choque de Cultura", Globo reforça seu alcance na web

"Sou culto"
Na semana passada, a Globo surpreendeu ao estrear o humorístico Choque de Cultura, um programete exibido após a Temperatura Máxima. A surpresa se deu em razão da quase falta de divulgação: apenas chamadas enigmáticas espalhadas na grade davam a entender que haveria uma novidade antes do futebol. Além disso, também surpreendeu a liberdade editorial da atração. Nos dois primeiros episódios, ficou claro que o programa está livre para fazer graça do que bem entende.

O Choque de Cultura já tem uma presença marcante na web. O canal despontou ao trazer os motoristas Renan, Rogerinho do Ingá, Julinho da Van e Maurílio fazendo comentários sobre cinema. Os personagens de Daniel Furlan, Caito Mainier, Leandro Ramos e Raul Chequer são figuras reconhecíveis. Eles satirizam os comentários confusos e cheios de lugares-comuns que dominam as redes sociais. O sucesso chamou a atenção da Globo, que já vinha trazendo o elenco do Choque para participações especiais. Mas este interesse levantou também o temor de que a emissora poderia contratá-los e, depois, tolher a liberdade dos humoristas numa possível versão televisiva.

Felizmente, não foi isso que aconteceu. Choque de Cultura estreou na Globo com a mesma graça da versão para a web. Isso porque o canal foi bastante feliz ao não cair na tentação de fazer uma versão televisiva da atração. Ao manter o formato sem maiores alterações, a emissora garantiu que a fórmula não desandasse. Além disso, o roteiro também parece bastante livre. Tanto que, no episódio de ontem, Renan chegou a citar Rodrigo Faro e as histórias chorosas que o animador apresenta na Record no mesmíssimo horário. Foi divertido.

Choque de Cultura é mais um passo da Globo na busca de ampliar seu alcance junto à web. Aproveitar talentos vindos da internet em sua programação é uma tentativa de atrair um público que já não assiste TV. Por outro lado, investir em conteúdo como o do Choque, que cabe em qualquer tela, também é um investimento nos seus canais da web. Um investimento, diga-se, praticamente garantido, já que a emissora traz um conteúdo já consagrado para seus canais e, assim, atrai novos internautas para eles. Não deixa de ser uma estratégia interessante. 

PS: desculpem o sumiço dos últimos dias. Demanda elevada de trabalho. Ainda bem, os "boletos" agradecem! rs

André Santana

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Acho o Choque de Cultura bom, mas não essa maravilha toda; eles fazem algumas tiradas engraçadas, mas o esquete às vezes é meio longo e forçam algumas situações. Eu vi que ia passar o primeiro episódio na Globo, mas não assisti por lá ainda para avaliar. Talvez porque eu sou meio ressabiado com tudo que está "na moda", fico com o pé atrás e não sou de aclamar 100%.

    Mas no geral é uma boa iniciativa a integração com atrações da internet; muito melhor do que só ficar passando vídeos do whatsapp ou memes. Se tem algum conteúdo, é relevante buscar novidades de lá para que a TV saia da mesmice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto do Choque de Cultura porque é simples, inteligente e divertido. Não apela, nem ofende, e ainda traz algo de novo. E é interessante notar a nova postura da Globo, que trouxe uma ideia da internet e manteve o mesmo espírito na TV. Afinal, fazer um programete de cinco minutos na TV aberta parecia algo bem distante da realidade até esses dias, né?

      Excluir
  2. Acho que quem não gostou muito desse programa foi o Rodrigo Faro ,que infelizmente exagera mesmo ,não eh aquele cara alegre de qdo era aos sábados
    A Rede globo tem trazido boas novidades ,enquanto as concorrentes ficam no chororó e se acomodam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que fiquei chocado com a reação do Rodrigo Faro. Ele sempre me pareceu um cara bem humorado, pensei que ele levaria na brincadeira. Mas não, ele ficou bravo mesmo. Coisa mais estranha...

      Excluir

Publicidade