Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

RedeTV adota "grade voadora" em busca da alavanca perfeita

No ano passado, a direção da RedeTV promoveu Elias Abrão, então diretor do A Tarde É Sua, à direção artística e de programação da emissora. Uma de suas primeiras ações no novo cargo foi inverter o horário do programa de fofocas TV Fama com o telejornal RedeTV News. A ideia era aproximar o TV Fama da linha de shows, aproveitando a boa audiência do programa de Nelson Rubens para elevar os índices que vêm em baixa em razão do Show da Fé, exibido antes, às 20h30.

Na mudança, o TV Fama manteve sua média tradicional. Entretanto, o RedeTV News experimentou um belo tombo. A atração tinha um resultado satisfatório na faixa das 21h30, afinal, era um dos poucos jornais no horário, e ainda tinha tradição naquela faixa, já que sempre foi exibido ali. A tradição, aliás, era uma herança da extinta Rede Manchete, que exibia seu Jornal da Manchete no mesmíssimo horário. Ou seja, um jornal ali era um hábito de décadas.

Já às 19h20, RedeTV News enfrenta a concorrência do SBT Brasil e do Jornal da Band. E, para dar uma forcinha ao noticioso atualmente apresentado por Boris Casoy, a emissora já testou tudo quanto é tipo de programa para antecedê-lo, que possa servir de alavanca. Por ali passaram os jornalísticos Olha a Hora!, que era péssimo, e o Sem Rodeios, que era ótimo. Nenhum funcionou. Com o fracasso de ambos, a RedeTV vendeu o horário das 18h a um programa de game caça-níqueis Master Game, que derrubou ainda mais os índices de audiência. Para tentar alavancar o RedeTV News, encaixou entre o game show e o jornal um programa de vídeos, que também não deu certo e teve vida curta. A última tentativa foi trazer de volta o tosco Você na TV, de João Kléber, que marcava boa audiência na faixa das 17h. Numa versão pocket, entre Master Game e RedeTV News, a atração não repetiu o sucesso de outrora.

Depois de tudo isso, a “grade voadora”, tal qual a do SBT, foi se tornando uma constante na RedeTV. Há cerca de duas semanas, Você na TV deixou o início da noite e foi realocado na faixa matinal, entre 9h e 10h. Para abrigar o novo horário de João Kléber, saiu de cena o Tá Sabendo?, que se tornou um programa dominical. Porém, nesta semana, a emissora finalmente tirou do ar o caça-níquel Master Game. Aí, anunciou na tarde de sexta-feira, 30, que o Tá Sabendo? voltaria para as manhãs de segunda a sexta, e o Você na TV passaria a ser exibido das 18h às 19h20, a partir da segunda-feira seguinte, ou seja, ontem, 03. Mas isso não aconteceu: ao invés disso, a emissora manteve Você na TV matinal e Tá Sabendo? semanal. Para ocupar a faixa das 18h, escalou A Tarde É Sua, que agora tem duas edições diárias.

A nova edição do A Tarde É Sua, que estreou ontem às 18h, ainda não se mostrou a alavanca que a RedeTV precisa para “ajudar” o RedeTV News. A segunda parte do programa de Sonia Abrão marcou ontem apenas 0,4 pontos no Ibope, índice bem inferior ao registrado pela primeira parte, entre 15h e 17h, que marcou 2 pontos no Ibope e foi a maior audiência do canal. No entanto, foi mais do que o Master Game, que ficava sempre no 0,1. Mas não ajudou tanto o RedeTV News, que registrou ontem 0,7 pontos, a mesma audiência da segunda-feira anterior, 26, quando ainda era antecedido pelo Master Game.

O que atrapalha a grade da emissora é a faixa das 17h e 18h ainda ser destinada à exibição de programação religiosa, o que derruba a audiência a quase zero. A segunda edição do A Tarde É Sua, assim, apresentou a mesma dificuldade em elevar os índices que todos os outros programas anteriores passaram. Fica claro, então, que o problema da grade da emissora é justamente estas várias faixas locadas ao longo do dia para religiosos. Enquanto a prática continuar, a emissora não conseguirá alavancar nada. Simples assim.

O TELE-VISÃO virou livro! Compre agora! CLIQUE AQUI: http://bit.ly/2aaDH4h


André Santana

Postar um comentário

7 Comentários

  1. E vai mudar de novo semana que vem...

    ResponderExcluir
  2. Sei que tem a questão de programação da local na hora do almoço que pode dificultar minha ideia
    Pra mim a Rede TV ! Que infelizmente tem que vender horários para sobreviver porém de uma vez tipo madrugada ( depois de Amaury Júnior) até ao meio dia
    Minha sugestão seria
    02 00 Igreja da graça
    08 oo universal
    12 00 Melhor pra você ( visto q nesse horário outras redes exibem jornais ,um programa feminino seria uma alternativa )
    15 o0 A tarde é sua
    17 00 você na tv ( pegaria o público que acabou de assistir casos de família ) Público duvidoso por sinal
    18 30 tv kids com somente animes japonês
    20 oo. Tv fama
    21 30. Rede TV news ( tradicional e horário alternativo )
    22 30 linha de show
    Pensei em uma programação com o que já existe !
    A rede TV tem q pensar em ser alternativa exibir um jornal por exemplo enquanto outras novelas é esse o caminho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua ideia e boa porem as igrejas querem.horario nobre e nao so madrugada ou manha

      Excluir
    2. Sim, concordo com o Guelito! Sua ideia é boa mesmo, mas a RedeTV ainda não tem condições de abrir mão da igreja, principalmente no horário nobre. Li em algum lugar que RR Soares vai sair dali, mas o canal parece já ter outra igreja engatilhada pra ocupar a faixa. Triste.

      Excluir
  3. Nossa toda vez que vejo a programação ou melhor a falta de programação me dá uma saudade da rede manchete uma lacuna que sua sucessora não subriu
    Gostaria de rever alguns programas (clube da criança ) e novelas tomarem que passe em algum canal seja aberto ou fechado ..existe essa possibilidade ?
    Outra pergunta ,os estudios no rio de janeiro e de São Paulo(casa verde ) da rede manchete estão abandonados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe a possibilidade de outro canal reprisar programas como Clube da Criança, pois este material não está em bom estado de conservação, e nem há interesse de outros canais de exibir programas considerados "velhos" e "datados". Para assistir aos programas da Manchete, o melhor é recorrer ao YouTube, tem bastante coisa lá. O acervo de programas da Manchete foi doado por uma pessoa que arrematou as fitas num leilão para a TV Cultura, que vinha trabalhando na digitalização e preservação deste material. Não para exibição, mas para não deixar morrer uma parte importante da história da TV brasileira. Quanto aos estúdios do Rio, até onde sei, ficaram numa briga judicial. Parte do complexo foi vendida à uma rede de supermercados, e a outra parte espera por leilões, processos, justiça, vendas, trocas ou coisa parecida. Enquanto espera, segue abandonada.

      Excluir

Publicidade