Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Sucesso no Globoplay, "Digimon" protagonizou uma inimaginável batalha de programas infantis em 2000

Digimon
Digimon

Hoje, os canais abertos simplesmente não investem em programas infantis. Assim, dá pra imaginar a Globo (ou qualquer outro canal) desembolsar a bagatela de R$ 800 mil para adquirir os direitos de uma animação? Isso aconteceu em 2000, ano em que a líder de audiência buscou se armar até os dentes para recuperar a liderança de audiência de suas manhãs, perdida para a Record e o SBT.

Naquela época, três loiras disputavam a tapa a atenção das crianças. Na Globo, Angélica comandava o Angel Mix. Na Record, Eliana estava à frente do Eliana & Alegria. E no SBT, Jackeline Petkovic ancorava o Bom Dia & Cia. Para ajudá-las nesta batalha, as três loirinhas contavam com um pacote de desenhos animados.

A vantagem no segmento sempre foi do SBT, que mantinha acordos com a Disney e Warner naquela época e contava com todo o arsenal de animações destas duas gigantes mundiais. Já a Globo tinha um ou outro trunfo, mas nada muito especial. Enquanto isso, a Record era o elo mais fraco, já que a emissora, ao lançar o programa de Eliana, ainda não tinha tradição em programas infantis naquela época.

Isso mudou quando a Record comprou os direitos de Pokémon. Lançado no programa de Eliana, a animação japonesa colocou o Eliana & Alegria no “mapa” e foi o grande responsável pelo sucesso da loira na emissora. A disputa, então, ficou concentrada entre Record e SBT, já que o programa de Angélica estava numa fase fraca, com conteúdo quase zero e desenhos desgastados. Não raro, Angel Mix ficava em terceiro lugar, atrás dos poderosos desenhos da concorrência.

A Globo, então, foi às compras. A emissora buscou no mercado uma animação capaz de bater de frente com Pikachu e cia e encontrou Digimon, que tinha alguma similaridade com a atração concorrente. Porém, a primeira temporada da animação havia terminado há pouquíssimo tempo no Japão e só estaria liberada para a exibição no ocidente a partir de setembro de 2000. Mas a Globo tinha pressa, pois queria aproveitar as férias de julho para exibir este trunfo. Por isso, o canal pagou R$ 800 mil para antecipar a estreia.

Depois disso, veio a intensa campanha de lançamento. A Globo não economizou e anunciou a estreia de Digimon em tudo o que foi lugar. As chamadas foram espalhadas pela programação, ganhando destaque até nos intervalos mais concorridos, como do Jornal Nacional e da novela Laços de Família. “O novo nome da aventura é Digimon”, repetia a chamada lançada pelo canal.

Digimon, então, estreou em 3 de julho de 2000, como a principal atração do Férias Animadas, programa que substituiu o Angel Mix. A atração mostrava Angélica fazendo viagens, ao mesmo tempo em que apresentava uma série de desenhos inéditos. Mas era Digimon a grande atração, com direito até a uma vinheta de Angélica vestida de Sora cantando o mantra “Digimon, digitais, Digimon são campeões”. Tudo deu certo! Digimon devolveu a liderança de audiência para a Globo e caiu no gosto da molecada naquela época.

Nostalgia no Globoplay

Angélica pagando mico na abertura de Digimon
Angélica pagando mico na abertura de Digimon (reprodução)

Mas por que o blog está resgatando a história de Digimon no Brasil? Porque a animação voltou a fazer sucesso por aqui. O Globoplay lançou recentemente o desenho japonês e vem fazendo sucesso junto aos marmanjos nostálgicos que assinam a plataforma.

A animação funcionou tão bem no streaming que a Globo já adquiriu os direitos de Digimon 02, continuação da saga dos monstrinhos digitais, que deve ser lançada em breve no Globoplay. Como se vê, nostalgia é algo que funciona muito bem no streaming.

André Santana

12/11/2022

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu lembro que o Datena criticava veementemente o desenho do Pokemon que criava distúrbios em algumas crianças. Isso no Cidade Alerta. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade