Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Zé Carioca visita redação da ESPN e participa do programa "SportsCenter"

Zé Carioca no SportsCenter
Zé Carioca no SportsCenter (divulgação/ESPN)

Tem samba, gingado, futebol e muita irreverência. Sabe de quem estamos falando? Considerado o personagem mais brasileiro da Disney em toda sua história, o Zé Carioca comemora esta semana 80 anos. Após uma passagem pelo Rio de Janeiro visitando os principais cartões postais da cidade, o papagaio desembarcou nesta quinta-feira (25), em São Paulo, e sua primeira parada foi na redação da ESPN. Depois de interagir com os colaboradores e passear pelos corredores do canal, Zé Carioca recebeu um convite especial dos apresentadores Bruno Vicari e Eugênio Leal: participar da edição das 11 horas do ‘SportsCenter’. Durante o programa, o trio relembrou a trajetória do papagaio mais famoso do país, mostrou coleções temáticas que serão lançadas do personagem e deu spoiler sobre as novas histórias em quadrinho que chegam em breve para os fãs.

A atração contou ainda com uma reportagem especial explorando as raízes da criação de o Zé Carioca e uma entrevista exclusiva com Xande de Pilares, cantor e compositor que deu voz à música “Os Zés do Brasil”, de autoria de Leandro Lehart, do Art Popular. Inspirada nos atributos dessa figura que representam a alegria e personalidade do povo brasileiro, a canção foi criada em homenagem ao aniversário do personagem e tem previsão para lançamento com videoclipe no começo de setembro.

O encontro entre o papagaio e o jornalista Eugênio Leal demonstrou uma grande sintonia por sua afinidades no universo do samba. O comentarista da ESPN tem um grande histórico no tradicional Carnaval do Rio de Janeiro, comandando a ala de tamborins da Fiel Bateria, da São Clemente, de 2000 a 2007. Além disso, Eugênio foi um dos compositores dos sambas-enredo da escola nos desfiles de 2001, 2002 e 2005, onde recebeu a medalha de benemérito. "Zé Carioca é um personagem muito interessante, que marca a relação da Disney com o Brasil. O Zé é um personagem que retrata muito bem o espírito do carioca e ajudou a espalhar a nossa cultura pelo mundo. É um personagem que recebe uma nova música e a relação da música com o futebol é eterna. Qualquer estádio de futebol que você vá tem alguém tocando instrumentos para empurrar seu time, tem os hinos que representam as equipes e tantas canções criadas por compositores, torcedores e amadores que falam sobre momentos marcantes do futebol e dos clubes. É uma relação muito próxima não só no Brasil, mas em qualquer parte do mundo", comenta Eugênio Leal.

Zé Carioca estreou oficialmente em 24 de agosto de 1942 no Rio de Janeiro, na primeira exibição mundial do curta “Alô Amigos”. A animação traz Zé Carioca recebendo Pato Donald durante sua viagem ao Brasil e passeando com ele pela América Latina, apresentando as culturas dos locais.

Inspirado no povo brasileiro, o papagaio é alegre, criativo, divertido, hospitaleiro e batalhador. Apesar de ter voltado às telas de cinema em outros dois longas-metragens clássicos “Você Já Foi à Bahia?” (The Three Caballeros, 1944) e “Tempo de Melodia” (Melody Time, 1948), suas aventuras tiveram continuidade e conquistaram sucesso nos quadrinhos. Nas tiras, Zé Carioca aparece vivendo nos morros do Rio, comendo feijoada e jogando futebol, além de contar também com novos personagens, diferentes tramas e parentes de diferentes regiões do país.

27/08/2022

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade