Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Efeito Faustão" expõe dificuldades em se renovar cast de apresentadores

Marcio Garcia no The Voice Kids
Foto: divulgação/TV Globo

Nesta semana, o site NaTelinha publicou uma nota interessante. Segundo o site, a Globo estaria sentindo falta de apresentadores de ponta para renovar sua programação de sábado. A nota diz que, com a transferência de Luciano Huck para os domingos, o canal enfrenta dificuldades em tapar o buraco deixado pelo Caldeirão nas tardes de sábado, pois não há grandes nomes disponíveis para assumir a vaga.

Faz sentido. Como foi dito aqui neste TELE-VISÃO há algumas semanas, não há mais grandes animadores à disposição. Na Globo, Tiago Leifert pode ser considerado o único destaque da “nova geração”, ao se mostrar muito à vontade na condução da Super Dança dos Famosos. No entanto, Tiago ainda é figura importante nos programas que já comanda, como o The Voice Brasil e, principalmente, o BBB. Por isso, apostar em Tiago aos sábados não seria uma opção, ao menos por enquanto.

Sendo assim, dentro da Globo, não há realmente um grande nome à disposição. André Marques já mostrou em No Limite que não funciona bem quando sai de sua zona de conforto. Ele é apenas correto em programas como The Voice + ou É de Casa. Márcio Garcia já mostrou ir bem em programas de variedades, quando apresentava O Melhor do Brasil na Record. Mas seu tempo parece já ter passado. Atualmente, assim como André Marques, ele funciona mais mesmo em programas de formato burocrático, como o The Voice Kids, que comanda atualmente.

De fora, o único nome que parece ser realmente uma boa opção seria Marcos Mion. Quando comandou o Legendários, o ex-Record mostrou muita competência no comando de programas populares. Com a estrutura da Globo, Mion teria grandes chances de manter o bom público que acompanha o Caldeirão do Huck.

Porém, toda esta situação expõe não somente a falta de “apresentadores de ponta”, como o NaTelinha apontou, mas também a falta de diversidade dentre o cast de apresentadores da TV aberta, de modo geral, e da Globo, em particular. Por exemplo: hoje, a Globo não tem uma mulher à frente de um programa de auditório. Ana Maria Braga e Fátima Bernardes, os nomes mais fortes do cast, são comandantes de programas matinais. Esta vaga aos sábados poderia servir para formar uma nova animadora, por que não?

Xuxa e Angélica têm experiência em programas de auditório, e poderiam perfeitamente assumir um desafio destes. No entanto, as duas parecem pouco interessadas em comandar um programa semanal, preferindo partir para projetos mais fechados. A segunda até já está de casa nova, a HBO Max. Mas vale lembrar que a emissora ainda tem Fernanda Lima, que sempre se mostrou muito à vontade no auditório do Amor & Sexo. Seria uma aposta menos óbvia, sem dúvidas, mas muito interessante.

Além disso, a TV brasileira carece de apresentadores negros. A Globo tem apenas Manoel Soares, do É de Casa, e Érico Brás, do Se Joga. A emissora poderia garimpar novos talentos e diversificar mais seu cast. Lázaro Ramos e Taís Araújo já se aventuraram com microfones na mão e foram muito bem, mas teriam que se dividir entre auditórios e novelas.

Em suma: toda esta movimentação causada pela saída de Faustão dos domingos da Globo deveria servir como uma reflexão, para que novos e bons apresentadores possam ter a oportunidade de brilhar. É hora de diversificar o time e pensar em novos talentos.

André Santana 

10/07/2021

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Esse fenômeno é espalhado em toda a TV brasileira...A crise é mais forte no SBT... Quem será o sucessor do Silvio Santos? Ninguém sabe. Sinceramente, Faustão não faz falta... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio! Tem razão! É a era dos comunicadores chegando ao fim. Abraço!

      Excluir
  2. Programas de auditório não fazem muito sentido se a platéia pra nada serve ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto que não fizeram falta atualmente, com os programas sem auditório.

      Excluir
  3. Cristina Padiglione disse que o Show dos Famosos vai pros sabados com talvez, Fernanda Lima no comando.

    ResponderExcluir
  4. A TV brasileira está carente de apresentadores carismáticos e cativantes! Silvio Santos, Faustão e Raul Gil já são idosos! Gugu e Hebe já faleceram! Xuxa e Angélica andam sem muita vontade de apresentarem programas de TV! Luciano Huck, Rodrigo Faro, Eliana e Celso Portiolli tem os seus talentos mas os programas deles deixam à desejar! Serginho Groisman é o único que assisto com prazer! Ana Maria Braga e Fátima Bernardes que são as rainhas das donas de casa e das manhãs da Globo, mas em especial a Fátima se ela quiser sair da zona de conforto! Tiago Leiffert, Márcio Garcia e André Marques só mesmo como apresentadores de reality! Chacrinha e Flávio Cavalcanti não são do meu tempo! rsss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumiu bem, Denis! Embora eu ache a Ana Maria uma baita comunicadora, da velha guarda!

      Excluir

Publicidade