Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

SBT exibe episódios clássicos de Pernalonga no "Sábado Animado"

 


O Sábado Animado, tradicional faixa de desenhos animados do SBT, em seus áureos tempos, sempre fez a alegria dos telespectadores saudosistas. E, parece, a faixa está voltando a dar espaço a desenhos clássicos. Recentemente, o programa voltou a exibir Looney Tunes, com desenhos protagonizados por Pernalonga e seus amigos.

No sábado passado, 22, por exemplo, o programa exibiu, por volta das 8h30, um episódio clássico da animação. O que chama a atenção é o fato de o canal exibir o desenho com a dublagem consagrada, com as vozes que os espectadores do SBT se acostumaram a ouvir nas décadas de 1980 e 1990, quando Looney Tunes era exibido em praticamente todos os programas infantis da emissora.

A dublagem clássica brasileira dos Looney Tunes data da década de 1960 e 1970, feita pela TV Cinesom e Cinecastro. Atores como Cauhê Filho, Ronaldo Magalhães e Ary de Toledo se revezaram na voz do famoso coelho.

No entanto, esta dublagem deixou de ser exibida no SBT a partir de 2001, quando foi lançada a faixa A Hora Warner. Nesta faixa, exibida de segunda a sexta, das 8h às 9h, até 2007, os desenhos de Pernalonga eram exibidos com uma nova dublagem, com Mário Monjardim fazendo o coelho. Depois disso, o SBT até voltou a exibir Looney Tunes com a dublagem clássica, mas ela foi ficando cada vez mais rara na programação.

Pernalonga e seus amigos são parte fundamental da história do infantil Sábado Animado. Quando a faixa foi criada, no ano de 1995, Looney Tunes era uma das principais atrações do programa.

Naquela época, e durante boa parte da história do Sábado Animado, era comum o programa exibir apenas animações clássicas entre 7h e 9h30, dando espaço aos desenhos mais modernos depois deste horário. E esta “faixa clássica” já trazia as aventuras de Pernalonga, Patolino, Frajola e Papa Léguas, entre outros.

Pena que foi ao ar apenas um episódio, exibido entre a série animada de Chaves e Mistérios de Frajola e Piu-Piu (que também é Looney Tunes, mas se trata de uma série mais “recente”, dos anos 1990). A emissora poderia estender uma faixa de clássicos nas manhãs de sábado, com mais Pernalonga, Ligeirinho e Gaguinho. E engatar a versão clássica de Scooby-Doo, Tom & Jerry (a série clássica, e não a que exibem atualmente), Corrida Maluca... seria bem legal!

André Santana

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Assisto muito o tooncast ( tv fechada) pena que nem todos tem acesso
    Infantil na TV aberta é cada vez mais raro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vejo demais o Tooncast! Ainda bem que estes desenhos ainda "vivem" em algum lugar, né?

      Excluir
    2. Eu nao tenho mais tv por assinatura..podiam colocar em algum streaming adorava ver esses desenhos

      Excluir
  2. Também vejo algo no tooncast, mas nunca acerto os horários do pernalonga :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costuma passar na hora do almoço e no início da madrugada.

      Excluir
  3. Podia passar a turma da monica no sbt ja que passa no cartoon network. .incluindo a versão jovem

    ResponderExcluir

Publicidade