Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Sem "Mundo Disney", SBT terá um buraco e tanto para tapar

#Partiu
Na tarde de hoje, 30, o SBT confirmou que não renovou a parceria com a Disney para a exibição do bloco Mundo Disney. A faixa exibia vários desenhos e séries da Disney, ocupando duas horas diárias do canal de Silvio Santos num sistema de parceria que funcionou como uma espécie de arrendamento. No acordo, a Disney montava a programação e vendia espaços publicitários, enquanto ao SBT cabia apenas a exibição. Na prática, Silvio Santos vendeu duas horas diárias da programação de seu canal para a gigante do entretenimento.

Sem Mundo Disney, o SBT readequou sua programação. A partir deste sábado, 01, o Sábado Animado virá mais “vitaminado” e será exibido das 8h às 12h30. No domingo, 02, o Domingo Legal finalmente retoma suas duas horas perdidas e será exibido das 11h às 15h. E na segunda-feira, 03, o Primeiro Impacto ganha mais meia hora, ficando no ar até 9h. Na sequência, entra o Bom Dia e Cia, que ganha uma hora e meia a mais.

Dos males o menor. Havia a tenebrosa perspectiva de que o Primeiro Impacto seria exibido até 10 horas da manhã de segunda a sexta-feira. Já imaginou aguentar as patacoadas de Dudu Camargo até metade da manhã? Seria um erro. O SBT acerta ao manter parte do horário para sua programação infantil, afinal, a sua audiência já está acostumada com desenhos animados neste horário desde sempre. No entanto, fica a torcida para que a emissora adquira novas animações, afinal, com o Bom Dia e Cia e o Sábado Animado estendidos, haja desenhos! Retomar reprises de séries que ninguém aguenta mais seria uma pena.

Mas o pior dos buracos para tapar, creio, será os domingos. Celso Portiolli choramingou ao perder duas horas de seu Domingo Legal, mas, verdade seja dita, a redução fez muito bem ao programa. Com quatro horas, o dominical se arrastava com quadros chatos e sem nenhum apelo. Atualmente, há um bom espaço para o Passa ou Repassa, que vem funcionando muito bem, e outros quadros interessantes que se revezam, como Ganhar É Bom, Levar É Melhor, De Quem É Esta Mansão e Construindo um Sonho. Com duas horas a mais para preencher, o que vão “enfiar” ali? Prevejo muita enrolação.

Nestes três anos no ar, Mundo Disney foi alvo de muitas críticas. Sobretudo aos domingos, quando a faixa foi “acusada” de derrubar os já parcos índices do Domingo Legal. No entanto, o bloco exibiu muita coisa boa e ajudou o SBT a dar uma sacudida importante em sua programação infantil. Afinal, o Bom Dia e Cia vinha sendo refém de velhos desenhos ultrareprisados. Em 2018, a faixa conseguiu até se destacar aos domingos, graças à exibição de ótimos desenhos, como DuckTales, Operação Big Hero e Muppets Babies. Esta variedade fará falta. Mas dizem que a Disney pode fechar com outro canal aberto, e que a Band estaria bem interessada. Seria uma solução e tanto para as manhãs da Band, que teria um conteúdo de qualidade e, de quebra, veria entrar um necessário “dim-dim”. Vamos ver o que acontece.

Atualização em 01/09/2018, às 10h55: o SBT alterou novamente a grade de domingo. Amanhã, dia 02, o espaço do Mundo Disney será ocupado pela Sessão Desenho. Melhor assim: se querem dobrar o tempo do Domingo Legal, isso tem que ser feito de modo planejado, e não às pressas.

André Santana

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Pena! Eu assistia Ducktales, Enrolados Outra Vez... bons desenhos que vão fazer falta na TV aberta. O SBT devia comprar animações avulsas da Disney pra exibir nos seus infantis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SBT investiu em animações recentemente, com desenhos da Nick e Cartoon. Jovens Titãs em Ação, Meninas Superpoderosas, Tartarugas Ninja são novidades relativamente recentes. Mas, ao mesmo tempo, insistem em reprises de Scooby Doo, X-Men Evolution e cia. Que são legais, mas reprisados à exaustão. Então, sem dúvidas, eles deviam trazer novidades com mais regularidade.

      Excluir
  2. Ainda bem que colocaram aqueles patetas do Primeiro Impacto até às 10 30 ,nossa tv agradece rs
    Em muitas afiliadas no interior de São Paulo e pelo Brasil em muitos casos a programação local entra às 11 horas da manhã ou seja passa poucos desenhos ,uma pena

    ResponderExcluir
  3. Corre, Band! Essa é a sua chance.

    ResponderExcluir

Publicidade