Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Sem Otaviano, "Vídeo Show" vira celeiro de ex-BBB's

"Óia eu ali!"
Com o fim da Copa do Mundo, o Vídeo Show voltará ao ar nas tardes da Globo na próxima segunda-feira, 16. E a promessa é vir com novidades. Ou seja, será a enésima reformulação da atração, que anda mal das pernas já há um bom tempo. E, até aqui, não se sabe se a tal reformulação é apenas cosmética, ou se o Vídeo Show realmente terá alguma novidade neste retorno.

A própria Globo, mesmo, só anuncia como novidades as mudanças do elenco do vespertino. Em nota, o canal avisou que Sophia Abrahão, Fernanda Keulla e Vivian Amorim se revezarão no comando do programa, enquanto a ex-BBB Ana Clara e o ator Felipe Tito estreiam como repórteres. Ana Clara, além das reportagens, terá a missão de interagir com o público durante o programa por meio das redes sociais. Marcela Monteiro segue na atração. Ou seja, Otaviano está mesmo fora do Vídeo Show e deve assumir um novo projeto em breve.

As “mudanças” anunciadas deixam claro que a Globo almeja atrair para o Vídeo Show um público vindo das redes sociais. O fato de insistir em Sophia Abrahão como apresentadora mostra isso, já que a atriz é muito popular entre os jovens na internet. A ex-BBB Ana Clara é outra figura que vem se destacando nas redes, e se tornará um elo de comunicação entre o programa e a audiência. Ou seja, nesta “nova” fase, o Vídeo Show quer “lacrar”!

O problema aí é que televisão não é rede social. É até possível traçar estratégias no sentido de potencializar o uso das redes e otimizá-lo na TV. Mas é bem pouco provável que jovens internautas migrem para a televisão apenas em razão de seus ídolos estarem nas redes implorando por isso. Até porque o Vídeo Show é um programa sobre os bastidores da TV! Ou seja, já é antiquado na essência. A busca por uma modernização é justa, mas parece que estão fazendo isso errado.

Além disso, o canal terá no ar um de seus programas mais importantes sendo apresentado por figuras ainda praticamente desconhecidas. Otaviano Costa dividia opiniões, mas era um cara experiente e sabia bem o que estava fazendo. Fernanda Keulla e Vivian Amorim foram muito bem na Rede BBB, e seguiram desenvoltas como repórteres da atração. Mas torná-las apresentadoras assim, tão rápido, parece um tanto apressado. Fazer do Vídeo Show uma filial do YouTube é perigoso. Periga não atrair um novo público e, ainda, afugentar o público tradicional. 

André Santana

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Lembro de um texto seu de uns anos atrás falando sobre a Globo insistir com certos programas que claramente já tinham dado o suficiente para a emissora. No caso o exemplo era o Casseta e Planeta. Me parece ser o caso agora do Vídeo Show, pelo menos nesse formato atual que, na verdade, já mudou um monte de vezes de uns anos pra cá. Ou voltam a fazer o básico da época do Falabella ou façam outro programa, com outro nome e principalmente com gente competente para apresentar.

    Por outro lado, é interessante investirem em jornalismo na madrugada, aumentando a duração do Hora 1. Me parece que essa seria a solução também no horário da tarde para combater aquilo de péssimo gosto exibido na Record. Um programa de variedades poderia ser ou semanal, ou como disse acima, voltando com o básico do passado. Mas mesmo assim, talvez só servisse para ir ao ar no sábado à tarde, como era o Vídeo Show nos primórdios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu sempre fui fã do Vídeo Show, sempre torci pra que a Globo acertasse em sua reformulação. Sempre achei que o formato apresentado por Zeca Camargo foi uma ótima ideia desperdiçada. Realmente acredito que se o Vídeo Show se tornasse um talk show de auditório, mas com o apresentador certo e um roteiro mais inteligente, a coisa engrenaria. Mas o canal está indo para um lado tão obscuro nestas reformulações, que já começo a defender sua extinção. Vídeo Show com "influenciadores digitais" chega a me dar depressão só de pensar. O que fizeram com o programa que já foi meu favorito?? Já torço pra que uma versão do Estúdio I chegue à Globo aberta...

      Excluir
  2. Eu nao sou fa do Felipe Titto mas ele comandou um programa em canal pago e foi bem avaliado. Dessa trupe toda quem mais me incomoda eh Sophia, que embora na versao gshow do Video Show ela estivesse mais solta, na versao tv aberta ela fica presao ao teleprompter sem nenhuma expressividade. Concordo com voce que a principio deveria sim ter alguem de mais expressao, mas pra mim tem que ter bom casamento com a camera saber interagir e Vivian e Fernanda foram bem na conducao da RedeBBB. Elas, mais a Keula,msabe lidar com o improviso. E isso em programa ao vivo eh fundamental. Enfim, as duas pra mim sao melhores que a Sophia que ta o que mais de um ano e ainda sim parece um robo estatico que so le teleprompter sem nenhuma expressao ou comentario ? A Maria Clara, pelo que vimos no BBB ela sabe articular. Enfim, quem me incomoda mesmo eh Sophia .
    Agora, eh como voce disse. A Hora da Venenosa, o publico eh mais tradicional , classe media media pra alta e a maioria ve por canais pagos. Falo isso porque no imbrolio do SIMBA a Record perdeu pra Globo nesse horario e quando entraram no acordo voltou a vencer portanto esse publico da Record eh tradicional mas classe media media pra alta e a maioria ve em canal pago. Ja o seu Boninho ja fazem meses ate anos desde que Iozzi saiu em querer pegar o publico jovem de redes sociais, embora a figura do Otaviano dialogasse com a classe media tradicional como ele mesmo dizia 'a dona-de-casa' familia brasileira, tanto que agora Otaviano comando um programa diario de radio e dialoga com o publico classe C pra baixo o chamado povao. Essa opcao do Boninho esta se mostrando um fracasso ate agora. Nada indica que ira melhorar nos numeros mas talvez melhore na repercussao nas redes sociais e critica(?duvido) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também duvido! Já começo a acreditar que o programa caminha para a extinção.

      Excluir
  3. Infelizmente a tv aberta está valorizando pessoas que nem assistem a tv aberta ,não sabe o mínimo da história da nossa telinha
    Triste que grandes profissionais com história e que o público gosta parece não ter mais oportunidades
    Sinceramente a nossa tarde na telinha já foi bem melhor
    Vídeo show precisa melhorar conteúdo vê apresentação , infelizmente vai continuar devendo ,porém muito bem colocar a Angélica ou Galisteu na apresentação mais preferem esses youtuber
    Já a rede Record prefere como sempre o sensacionalismo acordo custo
    E o SBT tb vai por esse caminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem triste mesmo! Mais triste é ver tanta gente boa sem espaço. A TV vive um momento esquisito.

      Excluir
  4. Porque ninguém pensa na Fernanda lina ela atrairia os jovens ou refazer com angelica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive num passado angelica ja apresentou vídeoshow de sábado com André Marques..pensam em um monte de opção ruim é esquecem a mais fácil...ah e agregem coisas de forada Globo também batisorss de filmes etc..o mundo não é so novela apesar de ser o carro chefe

      Excluir
    2. Cansei de tanto falar isso aqui, Miguel! A Globo tem em seu cast gente do quilate de Fernanda Lima, Marcio Garcia e Angélica. Mas prefere apostar em "influencers" que não agregam nada. Complicado!

      Excluir

Publicidade