![]() |
| Daniela Beyruti no SBT (Rogerio Pallatta/ SBT) |
Que o SBT vive uma crise de audiência sem precedentes há anos já sabemos. E não é difícil concluir que a falta de organização parece ser o ponto mais fraco do canal criado por Silvio Santos. A emissora está há três anos tentando arrumar a casa, mas essa faxina parece que não termina nunca. Qual será a grande dificuldade?
É complicado mesmo encontrar um rumo sem seu criador. O SBT foi criado à imagem e semelhança de Silvio Santos, que sempre centralizou boa parte das decisões. O dono da emissora sempre atacava como diretor criativo e diretor de programação, fazendo uso de seu feeling para ditar os rumos do canal. Durante um bom tempo, a maneira peculiar do empresário de lidar com seu “brinquedo” funcionou. Mas, em seus últimos anos à frente da emissora, já não funcionava tanto. O SBT não conseguiu se atualizar diante das transformações do audiovisual.
Sem ele, as coisas pioram um pouco. Daniela Beyruti, atual presidente do SBT, é bem intencionada e já mostrou competência no passado. A executiva, então, vem tentando há um bom tempo reorganizar a empresa para suprir a ausência do pai. Mas, até o momento, a impressão que passa é que falta estratégia.
Continua depois da publicidade
Arrumando a casa
O SBT sofreu muito com a pandemia de covid-19. A emissora já não vivia uma boa fase, mas perdeu ainda mais fôlego a partir da doença provocada pelo coronavírus. Neste meio-tempo, o próprio Silvio Santos demonstrou ter perdido a mão, determinando mudanças estapafúrdias na programação (como a criação do Triturando e a exibição de séries em preto e branco e enlatados sem graça).
Passado o período mais crítico, Daniela Beyruti assumiu a vice-presidência do SBT, já preparando uma transição, e avisou que, primeiro, arrumaria a casa para depois investir em programação. De fato, foi o que aconteceu. Em 2023, o SBT não fez nada muito significativo, mas, no final daquele mesmo ano, passou a anunciar grandes contratações e o lançamento de novos programas.
Assim, o ano de 2024 deveria ter sido o ano da virada. A emissora fez uma reforma geral na grade, lançou atrações como Chega Mais, Tá na Hora e É Tudo Nosso e foi para a briga. Porém, todas as novidades lançadas não emplacaram e saíram do ar algum tempo depois da estreia.
Continua depois da publicidade
Arrumando a casa… de novo
Com o fracasso da grade de 2024, o SBT voltou ao período de planejamento. Em 2025, Daniela Beyruti deu uma entrevista ao programa de Flavio Ricco, no Portal Leo Dias, e explicou que estava “arrumando a cozinha” antes de servir bons pratos ao seu público. A executiva, então, deixou claro que 2025 não seria um ano de grandes investimentos.
De fato, o canal não fez grandes estripulias, mas, ainda assim, mexeu bastante na grade. As principais apostas do período foram a volta do Bom Dia & Cia, o programa local Alô Você, o relançamento do Aqui Agora e a volta das novelas mexicanas ao horário nobre. Nada funcionou direito.
No final de 2025, o Bom Dia & Cia saiu do ar. Em 2026, tanto o Alô Você quanto o Aqui Agora devem sair do ar. Enquanto isso, o canal passou por mudanças em sua direção, com um novo organograma criado após a saída de Rinaldi Faria, um dos principais responsáveis pelas mudanças do ano passado. Atualmente, o que não faltam são especulações sobre uma nova grade e, mais uma vez, novas contratações.
Continua depois da publicidade
Casa arrumada?
Há algumas semanas, pipocaram na imprensa que o SBT vinha negociando com grandes nomes para reforçar a programação de 2026. Cátia Fonseca estava cotada para um novo matinal, enquanto Sonia Abrão e Britto Jr apareciam como favoritos para uma nova atração no final da tarde. Houve ainda uma aproximação com Luciana Gimenez, com a intenção de que a ex-RedeTV assumisse o Sabadou.
Porém, nada foi adiante. Colunistas especializados apontam que as conversas com Cátia Fonseca e Britto Jr cessaram. Já com Luciana Gimenez, ela não teria gostado da proposta e preferido ouvir a Band. O fato é que o carnaval já passou e, até agora, não há qualquer anúncio de novidades no SBT.
Um cenário bem diferente do que aconteceu em 2024. Lembra? No final de 2023, o SBT já havia anunciado a chegada de Regina Volpato, Tirullipa e Virgínia Fonseca. Já se sabia que um novo matinal e um novo jornalístico de fim de tarde estavam no forno para serem lançados em 2024. Ou seja, todas as novidades estavam sendo preparadas com antecedência. Parecia que havia uma organização.
Continua depois da publicidade
E agora?
Isso não está acontecendo agora. Especulava-se que o SBT lançaria uma nova grade em março e, até o momento, não se sabe o que de fato vai sair do papel. A única novidade, adiantada pelo colunista José Armando Vannucci, é que a faixa nobre terá mudanças de horário, com Presente de Amor às 19h45, SBT Brasil às 20h30 e Programa do Ratinho às 21h30.
Ao que tudo indica, o SBT vai mexer nas manhãs, afinal o Alô Você não deve seguir sem seu apresentador original, Luiz Bacci. E também no final da tarde, pois o canal não transformaria o Casos de Família num semanal, aos sábados, se não tivesse pensando em algo novo para o espaço. E mais: é evidente que o Aqui Agora não deve seguir, afinal, a atração amarga baixos índices de audiência.
Mas março está aí e, até o momento, nada significativo foi anunciado. Será que a emissora ainda não conseguiu arrumar a cozinha? Todo o silêncio em torno do futuro do SBT passa a impressão de que o canal ainda está bastante perdido sobre qual rumo seguir. É triste.
André Santana
21/02/2026

0 Comentários