![]() |
| Dalton Vigh no comando do Top TV (reprodução |
Comandado por Angélica entre 2001 e 2012, o Vídeo Game não foi o único game show sobre televisão do Brasil. Em 2000, por exemplo, a própria Globo lançou o Tele Trívia, quiz show sobre TV comandado por Miguel Falabella nas edições de sábado do Vídeo Show. Além disso, a Record também já havia se aventurado nesta seara com o esquecido Top TV.
Lançado em 24 de abril de 2000, Top TV ia ao ar nas noites de segunda-feira e era apresentado pelo ator Dalton Vigh. Um ano antes de estourar como Saiyd, em O Clone (2001), o ator se aventurou como animador na Record na atração que tinha Leonor Correia na direção. A proposta do Top TV era testar os conhecimentos sobre televisão de estudantes de Comunicação. O vencedor, inclusive, ganhava um estágio na emissora.
Continua depois da publicidade
O “Vídeo Game da Record”
No Top TV, duas equipes disputavam quem sabia mais sobre a história da televisão brasileira. A ideia era celebrar os 50 anos da TV, efeméride que aconteceu em 2000 e contou com vários especiais. E a Record tinha uma vantagem nesta celebração, já que contava com o acervo mais antigo da televisão brasileira para explorar em seu game.
Um dos quadros, inclusive, foi pensado para isso. No "Flashback Record", eram exibidos trechos de algum programa da emissora que serviriam de base para as perguntas. Já no quadro "Personagens", os participantes deveriam responder o nome do artista que interpretou tipos famosos na TV. Em "Vídeo", as equipes deviam realizar um vídeo de dois minutos sobre um tema divulgado com antecedência.
Outro jogo era o TVnauta, no qual os alunos tinham de adivinhar, a partir de sua música, qual era o seriado antigo em questão e responder perguntas sobre este.
“A direção da Record havia me pedido um projeto que contemplasse essas cinco décadas da TV. Pensei em aproveitar o arquivo da emissora, mas sem usar o formato de documentário. E também pensei nos profissionais de comunicação do futuro. Assim, resolvemos fazer um ‘game show’ entre faculdades de comunicação de todo o país. Além das provas que serão feitas aqui, vamos propor desafios como fazer um vídeo e elaborar uma radionovela. E, entre os prêmios, sortearemos um estágio de um ano na Record”, explicou a diretora Leonor Correa em entrevista à Folha de S. Paulo, em 16 de abril de 2000.
Continua depois da publicidade
Vida curta
A ideia da diretora Leonor Correa era seguir com o Top TV nos anos seguintes, mudando os temas e as faculdades participantes. Entretanto, isso não aconteceu. Aliás, depois de um tempo, os universitários saíram de cena e o programa passou a ser disputado por famosos.
Em meados dos anos 2000, Dalton Vigh foi escalado para o elenco da novela Vidas Cruzadas, na mesma Record, o que o fez deixar a atração. Na época, chegou a circular a notícia de que Ricardo Corte Real havia sido escolhido para substituir o ator à frente do game. Real, de fato, comandou uma edição especial do Top TV, que foi ao ar em setembro, mês de aniversário da Record.
Mas ficou por isso mesmo. Top TV deixou de ser produzido e exibido pela emissora no final daquele mesmo ano.
André Santana
08/01/2026

0 Comentários