Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Globo volta ao passado com confirmação da exibição de Guerreiros do Sol

Isadora Cruz em Guerreiros do Sol
Isadora Cruz em Guerreiros do Sol (Estevam Avellar/TV Globo)

Novela lançada no Globoplay no ano passado, e exibida também no canal Globoplay Novelas (ex-Viva), Guerreiros do Sol finalmente será exibida pela TV Globo. A trama de George Moura e Sergio Goldenberg, inspirada na história de Lampião e Maria Bonita, deve estrear em fevereiro deste ano, na faixa das 23 horas, de acordo com o site F5.

Assim, a trama de 45 capítulos deve ficar no ar até abril, formando uma “dobradinha” com o BBB 26 na chamada linha de shows da Globo. Um formato de grade que já foi muito explorado pela emissora durante a década de 2000 - e com muito sucesso, diga-se.

Ou seja, com BBB 26 e Guerreiros do Sol, a Globo voltará ao passado. A emissora vai relembrar dos tempos em que ocupava o horário após a novela das nove com o reality show seguido de uma minissérie caprichada. Bons tempos que fazem falta!

Continua depois da publicidade


Grade de verão

No início da década de 2000, era comum a Globo lançar uma grade diferenciada entre janeiro e março, período de férias de boa parte de suas produções. Para suprir sua linha de shows durante as férias de programas como Casseta & Planeta e A Grande Família, a emissora costumava lançar o BBB e uma nova minissérie.

As “minisséries de verão” ficaram mais comuns a partir de 1999, com Chiquinha Gonzaga. Já o Big Brother Brasil foi lançado em 2002. Assim, o verão da Globo costumava trazer sempre o reality seguido de uma minissérie. No ano da estreia do BBB, a atração era O Quinto dos Infernos (2002). Nos anos seguintes, vieram produções como A Casa das Sete Mulheres (2003), Um Só Coração (2004), Mad Maria (2005) e JK (2006).

A era das macrosséries históricas chegou ao fim com Amazônia (2007), de Gloria Perez. Em 2008, a atração de verão foi Queridos Amigos, trama mais “modesta” de Maria Adelaide Amaral. Depois disso, a Globo passou a apostar em minisséries mais curtas e mesclar dramaturgia com outras atrações na faixa pós-BBB.

Continua depois da publicidade


Ela está de volta

Produção caprichada do Globoplay, Guerreiros do Sol lembra muito as minisséries históricas da Globo, tanto pelo apuro técnico quanto pela trama mais ousada e menos folhetinesca. Desta vez, o canal chama a produção de “novela”, mas a atração estrelada por Thomás Aquino e Isadora Cruz poderia ser uma daquelas minisséries clássicas sem nada dever a elas.

Em 2026, portanto, a grade de verão da Globo terá um gostinho de passado, e no melhor sentido da palavra. Com a “dobradinha” BBB e Guerreiros do Sol, o canal resgata um formato de grade que fazia muita falta. Uma ideia bastante oportuna!

André Santana

06/01/2026

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});