Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Chegada de Cátia Fonseca? Programação matinal segue como o principal desafio do SBT

Cátia Fonseca
Cátia Fonseca (reprodução)

Nos últimos anos, o SBT tem feito várias mudanças em sua programação matinal diária. Entretanto, apostas como Vem pra Cá e Chega Mais não vingaram, assim como a tentativa de retomar a programação infantil com o recauchutado Bom Dia & Cia. Como nada deu certo, a emissora atualmente exibe telejornais populares aos moldes da Record no horário, com a trinca SBT Manhã, Primeiro Impacto e Alô Você.

Entretanto, a estação da família Abravanel não pretende jogar a toalha. De acordo com vários veículos especializados, o SBT não desistiu de um programa de variedades matinal, no estilo revista eletrônica. Trata-se, sobretudo, de uma demanda comercial, em razão do potencial publicitário deste tipo de atração.

Não é de hoje que se comenta que o SBT pretende resgatar o título Vem pra Cá. Havia rumores de que a atração voltaria aos moldes dos matinais estadunidenses, com mais informação. Entretanto, na última semana, surgiram notícias de que a emissora negocia com Cátia Fonseca, sem um programa para chamar de seu na TV aberta desde sua saída do Melhor da Tarde, da Band. Cátia poderia ser a nova aposta das manhãs do canal criado por Silvio Santos.

Continua depois da publicidade


Desafio

Vivendo uma crise de audiência sem precedentes, o SBT se movimenta para tentar voltar aos áureos tempos. Os desafios são enormes, em praticamente todas as faixas horárias. Porém, não seria exagero afirmar que a programação matinal representa um desafio ainda maior. Afinal, a emissora, há tempos, busca um novo público para o horário. E isso não é fácil.

Desde sua inauguração, nos anos 1980, o SBT dedicou suas manhãs às crianças. Não apenas as manhãs, claro, mas nas tardes e noites havia uma variedade maior de programas para todos os públicos. Já a faixa matinal, não. Ela sempre foi dos pequenos espectadores, desde os tempos de Bozo. 

O maior palhaço do mundo dominou a grade matinal por anos. Além de Bozo, o SBT apostou em vários infantis matinais, como Oradukapeta, Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Mariane, Show Maravilha, Festolândia e Sergio Mallandro, além do Bom Dia & Cia, que estreou em 1993, foi extinto em 2022, mas retomado por curtos períodos em 2023 e no ano passado.

Continua depois da publicidade


Tradição

Enquanto os demais canais abertos dedicavam parte de suas manhãs aos jornais e programas de culinária, o SBT sempre apostou no público infantil e, durante muito tempo, concorreu com a Globo no segmento. Porém, a líder de audiência extinguiu sua faixa de desenhos diária em 2012, quando a TV Globinho deu espaço ao Encontro com Fátima Bernardes. Com isso, o canal de Silvio Santos ficou praticamente sozinho na seara. Além do SBT, apenas a TV Cultura seguiu oferecendo programas infantis no horário.

Por isso mesmo, o canal tem tanta dificuldade em reformular suas manhãs. A tradição com os programas infantis é tão forte que o SBT simplesmente não consegue atrair o público mais adulto, há anos familiarizado com os demais canais. 

A volta do Bom Dia & Cia no ano passado provou que programas infantis realmente já não dão mais resultados consistentes. Assim, o SBT vive uma encruzilhada. Afinal, o canal não consegue manter a tradição dos programas para crianças e, ao mesmo tempo, não sabe com fisgar outro tipo de público. Daí se explica os resultados pouco animadores de programas como Vem pra Cá e Chega Mais.

Continua depois da publicidade


Comunicadores

Entretanto, a ideia de apostar num nome forte como Cátia Fonseca pode ser um caminho interessante. Afinal, outra tradição do SBT é a força de seus comunicadores. Apresentadores como Ratinho, Celso Portiolli, Patrícia Abravanel e Christina Rocha são muito identificados com o canal. O público da emissora conhece e gosta destes artistas.

Cátia Fonseca é uma apresentadora bastante popular. Há anos no comando de programas diários ao vivo voltados à culinária e prestação de serviço, a apresentadora desenvolveu todo um traquejo no segmento e sabe falar a língua deste público. Por isso, ela pode agregar muito à programação do SBT, caso sua contratação seja confirmada.

O SBT não precisa de uma nova revista eletrônica engessada, com vários apresentadores tentando copiar o Hoje em Dia, da Record. Ele precisa de um programa de uma comunicadora forte. Assim, para a emissora, seria bem mais interessante apostar no “Programa da Cátia” do que numa nova revista eletrônica genérica.

Vale lembrar que o canal teve a chance de fazer algo neste sentido quando contratou Regina Volpato para o Chega Mais. O matinal poderia ter sido o “Programa da Regina”, uma profissional muito querida pelo público da emissora. Entretanto, o SBT preferiu copiar o Hoje em Dia, trouxe outros apresentadores para o matinal e criou uma atração “genérica”, pouco a ver com o perfil do canal.

Claro, um comunicador sozinho não faz um programa. O “Programa da Cátia”, se vier a existir, precisa de um conteúdo interessante. Porém, um rosto conhecido com o qual o público pode se identificar é o primeiro passo para a atração ter algum potencial. Vamos ver o que acontece.

André Santana

25/01/2026

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu retomaria a parceria Catia Fonseca e Mamma Bruschetta... Fica a dica. Abs, Fabio blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});