Mais um ano chega ao fim e o TELE-VISÃO promove nova edição do Top 10 de 2025. Neste sábado, 27, e no próximo, 3 de janeiro, o blog faz um apanhado do ano na TV e duas partes: os destaques negativos e os destaques positivos. Começamos com os 10 destaques negativos de 2025 na telinha.
A lista é elaborada baseada unicamente na opinião deste jornalista e, portanto, está sujeita a injustiças e esquecimentos. A ordem em que as atrações aparecem não é importante. Vamos aos destaques negativos de 2025?
Aqui Agora
Entre as várias mudanças na programação orquestradas pelo SBT em 2025, uma das mais problemáticas foi a volta do Aqui Agora. A emissora optou por substituir o Tá na Hora, que já era um formato “inspirado” no Aqui Agora, pelo original, mas sem ser exatamente o formato original. Não fez sentido.
A baixa audiência prova que o público do SBT não quer ver jornalístico popular neste horário, já que o espectador que procura este tipo de conteúdo já está na Band e na Record. O SBT, portanto, precisa urgentemente buscar uma alternativa para o horário, ou seguirá num limbo irrelevante.
Bom Dia & Cia
O SBT surpreendeu ao resgatar o Bom Dia & Cia, infantil que havia sido encerrado há alguns anos por conta da baixa audiência. O retorno, portanto, não surpreendeu ao registrar baixos índices de audiência e afundar as manhãs do canal.
A escolha da dupla Patati Patatá para comandar a nova fase também não foi das mais auspiciosas. Diante disso, o canal ainda insistiu no programa, mas optou por extinguir a atração mais uma vez no final do ano.
Continua depois da publicidade
Aberto ao Público
Depois de anos sem investir num programa de humor original, a Globo lançou o Aberto ao Público, atração com auditório, brincadeira e improvisos. A ideia foi até simpática, até por tentar trazer algo de novo. Mas, na prática, o programa não aconteceu.
Exibida nas noites de domingo, a primeira temporada do Aberto ao Público passou perrengue diante da concorrência com o Programa Silvio Santos. Por isso, migrou para as noites de terça, mas pegou A Fazenda no auge e também se deu mal. Não rolou.
Paulo, o Apóstolo
![]() |
Paulo, o Apóstolo representa a tremenda falta de visão da Record para sua programação. A emissora havia acertado em cheio com a exibição da novela turca Força de Mulher, mas, surpreendentemente, optou por “interromper” a linha de tramas estrangeiras para exibir a minissérie bíblica, que derrubou os índices do horário.
A decisão é estranha, já que a Record exibe reprises de Reis na faixa das 22 horas. Não seria mais inteligente, então, exibir tramas bíblicas inéditas às 22h e seguir com novelas turcas às 21h? Assim, a emissora teria duas produções inéditas no horário nobre e ao menos uma novela com capacidade de roubar uns pontinhos da Globo. Afinal, as turcas já demonstraram potencial para isso.
Melhor da Noite
Programa criado para substituir Faustão na Band, o Melhor da Noite foi reformulado em 2025, ganhando o comando de Otaviano Costa e passando para a faixa das 22h30, de quarta a sexta. Parecia que a ideia era resgatar o programa de auditório de variedades clássico, formato que vem fazendo falta nas noites da TV aberta.
Porém, com quadros fracos e repetitivos, Melhor da Noite não disse a que veio com o novo apresentador, que, para piorar, ficou poucos meses na função. O programa, então, passou por nova reforma, ganhou o comando de Felipe Campos e Pâmela Lucciola e ficou pior do que já era. Bem ruim.
Êta Mundo Melhor!
Êta Mundo Melhor! é a prova de que fazer continuação de novela não é uma boa ideia. A sequência da saga de Candinho (Sergio Guizé) nem de longe repete o brilho e o carisma de Êta Mundo Bom! (2016), a história original.
Os personagens da trama anterior que voltaram precisaram ser desfigurados para que a trama acontecesse. Enquanto isso, os novos personagens nada mais são do que reedições de personagens antigos que ficaram de fora, mas sem o mesmo encantamento. Além disso, a trama central é fraca e está sempre andando em círculos.
Estrela da Casa
A Globo ouviu seu público e promoveu uma reforma geral no Estrela da Casa, que retornou em 2025 com novo formato, mais focado na música. Com isso, a atração melhorou consideravelmente, sem dúvidas.
Porém, a transformação não bastou. Mais musical, Estrela da Casa ficou sem conteúdo interessante para a exibição diária, rendendo episódios fracos e repetitivos. O ideal seria rever a exibição. Duas vezes por semana seria o suficiente.
Continua depois da publicidade
Eita Lucas!
Nova aposta do SBT, Eita Lucas! não trouxe nada de novo para as tardes de sábado do canal. A primeira fase da atração tentou ser itinerante, mas as cidades por onde o programa passou serviu apenas de cenário, sem ser explorada adequadamente. Por isso, não fazia sentido ser itinerante, já que Lucas poderia estar em qualquer lugar.
Esse defeito foi corrigido na segunda fase do programa, que passou a ser realizado nos estúdios do SBT. Mas, ainda assim, Eita Lucas! fica devendo em conteúdo. Lucas Guimarães não tem carisma nenhum.
Love & Dance
A Record surpreendeu ao finalmente trazer novos formatos para sua programação cada vez mais chata e repetitiva. No entanto, Love & Dance, uma das novidades, não refrescou a situação do canal de Edir Macedo.
A ideia de formar casais que dançam juntos sem se conhecer é bem simpática, mas, após a terceira história, a atração fica repetitiva demais. Não por acaso, o programa comandado por Rafa Brites e Felipe Andreoli não empolgou e até precisou mudar de dia, passando das tardes de domingo para as noites de sábado.
BBB 25
A Globo muito prometeu com o BBB 25, que trouxe como principal proposta a competição em duplas. A ideia não funcionou na prática. Além disso, o elenco do reality show não parecia muito disposto a jogar.
Diante disso, a produção do BBB quebrou a cabeça na tentativa de surpreender nas dinâmicas, mas nada adiantou. Foi uma edição tão fraca que é difícil até lembrar o nome de quem venceu a temporada…
E para você, querido leitor? Qual os 10 destaques negativos de 2025 na TV? Deixe seu comentário! No próximo sábado, dia 3 de janeiro, tem o Top 10 de 2025 - Destaques Positivos. Até lá!
André Santana
27/12/2025










1 Comentários
Vamos tecer um comentário sobre alguns tópicos citados , pois concordo totalmente que são destaques negativos na TV aberta em 2025 e cito no final outros que merecem menção:
ResponderExcluir- Aqui Agora : Foi mais uma vez uma aposta errônea do SBT em tentar enfiar jornal policial para tentar bater de frente com produções já consolidadas de Record e Band, penso que nessa hora quem procura o SBT quer algum entreterimento,fugindo tanto dos jornais policiais quanto das novelas reprisadas da Globo. Além de que , na minha opinião,já está mais do que saturada a programação desse tipo de nicho de programa, tanto a nível nacional e muito mais ainda regional, eu já estou cansado de ver as mesmas matérias cheias de sensacionalismo barato e violência, apresentadores caricatos e verborrágicos, cheios de jargões e frases de efeito, simplesmente tentando engajar para tentar um cargo político local. Outra bola fora foi não ter aproveitado melhor o Geraldo Luis, que poderia ter ido para o entretenimento, mas deixaram o cara vazar.
Bom dia e Cia : Eu ainda lembro com certa nostalgia do programa clássico com a Eliana , e até tenho boa lembrança com a sua sucessora Jackeline , mas creio que se tem que encarar os novos tempos , o nicho infantil na TV aberta está enterrado, basicamente hj em dia sobrevive um pouco na TV paga e grande parte na internet. Creio que foi mais uma falha nos mandos e desmandos na passagem de Rinaldi Faria pela diretoria do SBT.
Eta Mundo Melhor : Concordo totalmente com o comentário, a continuação que tentou ''surfar'' no sucesso da primeira , que foi uma novela no melhor estilo clássico e que foi um sucesso. Infelizmente parece que essa sequência foi feita com uma preguiça enorme, onde simplesmente estragaram tramas já fechadas, mudaram personalidades de personagens, e criaram novos totalmente para encher linguiça. Para mim ,deveriam ter desenhado uma história totalmente nova, sem muita interferência da trama anterior ,creio que no futuro, muita gente vai assistir a primeira novela e fingir que a segunda não existiu , já que na minha visão, só serviu para estragar aquilo que já estava bem feito.
Eita Lucas : Eu concordo que Lucas tem 0 carisma, e podemos ver que a TV meio que saturou desse lance de assistencialismo barato (que permeia pelo menos 3/4 do programa). Tanto que até as lembranças de quadros assim de Gugu,Luciano Huck, etc. Hoje são lembrados em tom jocoso, é um programa que penso não deve avançar muito tempo.
BBB 25 : Outro que tenta se reinventar mas acaba sempre batendo na mesma ''parede'', se A Fazenda é conhecida pelos excessos e pelo tom mais inflamado (que na edição desse ano surpreendeu pelo número de expulsões, porém conseguiu não cair naquele ar ''sufocante'' de tensão e brigas constantes como a edição 14). O BBB cai naquele ar muito ''polido'', onde tentam incentivar os participantes a jogar, porém a maioria joga com todos os medos possíveis, já que o foco não é ganhar , e sim não ser ''cancelado'' para conseguir viver no luxo atuando como ''influencer'' ao sair do programa, o que deixa o programa moroso, chato e sem apelo com o público. Só que , o povo que participa vai aos poucos ''acordando'', que não basta simplesmente ''existir'' dentro do reality , tem que fazer algo para aparecer e ter evidência.