Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Maldição? Em 1983, Globo se deu mal apostando em continuação de novela

Cristina Mullins como Liliane em Voltei pra Você
Cristina Mullins como Liliane em Voltei pra Você (reprodução)

Atual novela das seis da Globo, Êta Mundo Melhor! é a continuação de Êta Mundo Bom!, sucesso de Walcyr Carrasco exibida em 2016. Apesar de não ser algo muito comum, a Globo já apostou em sequências de novelas no passado. O próprio Carrasco assinou Verdades Secretas 2 (2021), por exemplo, trama que nem de longe repetiu o frisson da história original.

O mesmo acontece agora com a saga de Candinho (Sergio Guizé). A emissora está satisfeita com a audiência que, de fato, é realmente boa para o horário. No entanto, a repercussão está aquém da trama original e muita gente reclama dos novos rumos dos personagens. De fato, os autores precisaram “regredir” para conseguir criar uma continuação, o que arruinou o final feliz da primeira trama.

Ao que parece, há uma “maldição” que acomete continuações de novela. Em 1983, a Globo apostou em Voltei pra Você, novela de Benedito Ruy Barbosa que resgatava personagens de Meu Pedacinho de Chão (1971). Entretanto, a produção não agradou, e o próprio autor já confessou que viveu um dos piores momentos de sua carreira ao escrever a história.

Continua depois da publicidade


A sequência de Meu Pedacinho de Chão

Em Voltei pra Você, seis personagens da história original foram retomados. Entre eles, Serelepe (Ayres Pinto) e Pituca (Patrícia Aires), agora adultos. O enredo mostrava o retorno dos personagens, agora chamados de Pedro (Paulo Castelli) e Liliane (Cristina Mullins), a São João del-Rei, em Minas Gerais.

Pedro voltava com o objetivo de se vingar do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), que havia tomado as terras de sua família. Contudo, o romance com Liliane, filha do próprio coronel, colocava seus planos em conflito.

Outros personagens de 1971 também reapareceram, como Padre Santo (Percy Aires), além de Zelão e Tuim, agora interpretados por Nelson Xavier e Cosme dos Santos, substituindo Maurício do Vale e Pelezinho.

Continua depois da publicidade


Um trabalho amargo

Naquele momento, Benedito já era consagrado no horário das seis, após o êxito de Cabocla (1979) e Paraíso (1982). Embora Voltei pra Você tenha alcançado a meta de audiência, a novela enfrentou turbulências nos bastidores.

Em depoimento registrado no livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes, o autor confessou que considerou essa a pior experiência de sua carreira:

“Escrevi uma novela para um elenco que não escolhi, em um cenário que não era o meu. Se não me engano, tomei uns 75 litros de vodca para terminar essa novela. Minha mulher guardou todas as garrafas e me mostrou no final. Quando vi, nem acreditei.”

Continua depois da publicidade


Dificuldades de bastidor

O descontentamento de Benedito também tinha relação com a ambientação da trama. A decisão de situar a história em São João del-Rei não foi dele, mas resultado de um projeto da Fundação Roberto Marinho de restauração artística na cidade.

Além disso, a produção sofreu com constantes mudanças de direção. Ao longo dos 140 capítulos, passaram pela função Atílio Riccó, Ary Coslov, Gonzaga Blota e Jayme Monjardim.

Exibida entre 10 de outubro de 1983 e 16 de março de 1984, Voltei pra Você nunca foi reprisada.

André Santana

27/09/2025

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Nunca assisti a uma cena sequer da novela Voltei pra Você. Nunca ouvi algum relato sobre essa novela.... E isso significa muito... Abs, Fabio blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});