Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Novo Melhor da Tarde empobrece programação vespertina da TV aberta

Leo Dias, Pamela Lucciola e JP Vergueiro no Melhor da Tarde
Leo Dias, Pamela Lucciola e JP Vergueiro no Melhor da Tarde (divulgação)

Relançado em 2018 com a contratação de Cátia Fonseca, Melhor da Tarde era uma típica revista de variedades vespertina. A aposta da Band carregava toda a experiência de sua apresentadora, que comandou o Mulheres na Gazeta por 16 anos, e combinava informação, serviço, culinária e dicas domésticas. 

Mas, desde o final do ano passado, a Band demonstrava vontade de reformular a atração. Primeiro, veio a troca de direção. Depois, a saída de Cátia Fonseca, provavelmente insatisfeita com a saída de Rodrigo Riccó, seu marido e ex-diretor. Assim, a Band foi forçada a ir mais fundo na anunciada reformulação e foi ao mercado trazer novidades para seu programa vespertino.

A emissora aproveitou a saída de Leo Dias do SBT para promover a tão esperada reforma do Melhor da Tarde. O jornalista do Fofocalizando não entrou num acordo com a direção da emissora dos Abravanel quanto ao uso e divulgação do material produzido por seu Portal Leo Dias e Leo Dias TV. A Band, então, entrou em cena, oferecendo ao profissional o espaço que ele não conseguiu no SBT. Surgiu assim o “novo” Melhor da Tarde.

Continua depois da publicidade


GloboNews da fofoca

Na nova fase do Melhor da Tarde, Leo Dias se tornou o âncora da atração, tendo ao seu lado Pamela Lucciola e JP Vergueiro. Já Fernanda Bande e Ana Paula Renault surgiram como “comentaristas” - essa última, porém, apenas no programa de estreia. Com o destaque dado ao jornalista, o conteúdo da Leo Dias TV e Portal Leo Dias passou a predominar na atração.

Na prática, o Melhor da Tarde se tornou uma sucursal da Leo Dias TV, com amplo destaque ao conteúdo sobre a vida dos famosos produzido pela equipe de Leo Dias. Com direito, inclusive, a notícias direto da redação do portal, com amplo destaque ao empreendimento do apresentador. A logo de Leo Dias está nas matérias, nos microfones, em tudo.

Por isso mesmo, o canal Coisas de TV apelidou a nova fase do Melhor da Tarde de “GloboNews da fofoca”. De fato, o Melhor da Tarde se tornou um programa de fofocas apuradas ao vivo, com forte atuação dos comentaristas e uma redação comprometida com a investigação da vida alheia. Um conteúdo com forte apelo, reconhecidamente, que deu um chacoalhão no vespertino da Band.

Continua depois da publicidade


Fofocaiada

O novo formato do Melhor da Tarde praticamente replica o do Fofocalizando, atração anterior de Leo Dias. No programa de fofocas do SBT, o jornalista surgia como a principal fonte de informações sobre os famosos, trazendo notícias que eram comentadas por Gabriel Cartolano, Gaby Cabrini e Cariúcha. 

Mesmo com a saída de Leo Dias, o Fofocalizando manteve o mesmo formato, agora com os reforços de Matheus Baldi e Thayse Teixeira. Com isso, SBT e Band exibem dois programas praticamente idênticos e em horários parecidos - aliás, a emissora comandada por Daniela Beyruti chegou a atrasar o Fofocalizando para tirá-lo da concorrência direta com o Melhor da Tarde.

Além do Fofocalizando e do Melhor da Tarde, as tardes da TV brasileira também trazem outros programas do mesmo segmento. Na RedeTV, Sonia Abrão segue firme e forte com seus companheiros da Roda da Fofoca no A Tarde É Sua, no ar há 19 anos. Enquanto isso, a Record aposta em A Hora da Venenosa, quadro do Balanço Geral comandado por Fabíola Reipert.

Continua depois da publicidade


Mais do mesmo

Assim, na prática, o novo Melhor da Tarde acabou empobrecendo as tardes da TV brasileira, já que se tornou mais um programa de fofocas na programação vespertina. O espectador que busca algo diferente para ver no horário acaba ficando sem opção.

O pior é que essas emissoras praticamente repetem um modelo de grade, com programa de fofocas e jornais policiais exibidos em sequência. Ou seja, não há alternativa. É mais do mesmo em todos os canais, para a tristeza do espectador.

Nada contra programa de fofocas, pelo contrário. No entanto, todos seguem basicamente o mesmo formato e todos reciclam os mesmos conteúdos. Assim, tudo fica muito parecido. Consequentemente, muito mais pobre. Pena.

André Santana

23/08/2025

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Adorei a expressão GloboNews da Fofoca kkkkkk Abs, Fabio blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});