Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Mudanças transformam Estrela da Casa em "novo Fama"

Toni Garrido e Angélica em frente à Academia da Fama
Toni Garrido e Angélica em frente à Academia da Fama (divulgação)

Anunciado como um formato original da Globo, Estrela da Casa deu um nó na cabeça do público em sua estreia, no ano passado, por se mostrar totalmente sem propósito. Afinal, a ideia era lançar uma nova estrela da música, mas seus competidores passavam por competições no estilo Big Brother, o que não fazia o menor sentido.

Percebendo que seu “BBB musical” não deu certo, a Globo recalculou a rota e lançou uma nova versão do reality, desta vez sim focado no talento. A “casa” virou um Centro de Treinamento, e os participantes passam por provas que desafiam suas habilidades musicais. Os shows ganharam mais espaço, e a música finalmente se tornou protagonista. Considerando a repercussão dos primeiros episódios, as mudanças foram bem-recebidas pelo público.

No entanto, não há nada de novo no Estrela da Casa. O programa nada mais é que uma reedição do Fama, talent show musical exibido pela Globo entre 2002 e 2005. A maior diferença é que o Fama era semanal e exibido à tarde, enquanto Estrela da Casa tem exibição diária no horário nobre. Mudança que pode cansar, afinal, ao que parece, a atração não tem conteúdo suficiente para episódios diários.

Continua depois da publicidade


Lembra do Fama?

Fama foi um dos primeiros programas no estilo “reality show musical” produzido pela TV brasileira. A atração estreou praticamente ao mesmo tempo do Popstars, do SBT, programa que revelou Rouge e Br’Oz. Na época, Raul Gil bombava na Record com seus calouros, e tanto Globo quanto o SBT buscavam dar uma resposta ao sucesso dos cantores amadores trazendo formatos de fora.

O Fama era a versão brasileira de Operación Triunfo, formato criado na Espanha. Apresentado por Angélica e Toni Garrido, o programa foi lançado em abril de 2002 e trazia 12 cantores amadores em busca do sucesso. Para isso, eles conviviam na Academia da Fama, um espaço onde participavam de treinamentos e ensaios para se prepararem para o grande show de sábado, que era o “dia nobre” da atração. Em 2002, a Academia da Fama foi montada no cenário do resort Jardim do Éden, da novela As Filhas da Mãe (2001).

O programa tinha uma equipe de professores, formada por nomes como Ana Kfouri (expressão corporal) e Renato Vieira (coreografia), que treinavam os participantes ao longo da semana. A atração também contava com um júri fixo que avaliava as performances aos sábados, formado por Guto Graça Melo, Helio Costa Manso, Ivo Meirelles, Lilian Secco, Maria Carmen Barbosa e Monika Venerabile. Além da exibição nas tardes de sábado, na faixa das 16h, o programa tinha pílulas de cinco minutos exibidas de segunda a sexta, antes de Malhação, mostrando a rotina na Academia da Fama.

Continua depois da publicidade


Retorno

Após duas temporadas exibidas em sequência, em 2002, Fama teve um hiato e não foi produzido em 2003, mas voltou ao ar em 2004. No entanto, o formato passou por modificações, a começar pela apresentação, com Angélica assumindo o microfone sozinha. Além disso, o programa deixou de ter um júri fixo e a votação do público ganhou um peso maior.

Outra mudança aconteceu na Academia da Fama, que deixou o “resort” Jardim do Éden e passou a ser na própria casa do BBB (como acontece atualmente no Estrela da Casa). Além disso, as pílulas diárias foram extintas, e as imagens dos treinamentos eram exibidas no próprio programa de sábado. Nesta fase, Fama teve mais duas temporadas, em 2004 e 2005.

Alguns dos participantes do Fama de fato alcançaram muito sucesso, como Thiaguinho, Roberta Sá, Marina Elali e a dupla Hugo e Tiago. A atriz Evelyn Castro também passou pela atração, assim como Fábio Nestares, atual vocalista do grupo Roupa Nova.

Em seus primeiros anos, Fama registrou boa audiência e devolveu a liderança nas tardes de sábado para a Globo, numa faixa em que Raul Gil nadava de braçada. Mas a atração perdeu fôlego em suas temporadas finais, razão de seu cancelamento.

André Santana

30/08/2025

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});