Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Bateu desespero: SBT volta aos velhos tempos com A Caverna Encantada

A Caverna Encantada
A Caverna Encantada (divulgação)

O fraco desempenho de A Caverna Encantada tem levado o SBT ao desespero. A trama infantil vem registrando baixos índices de audiência, fazendo a emissora buscar maneiras de emplacar a história de qualquer maneira.

Na última semana, inclusive, o canal voltou aos velhos tempos de grade voadora. Numa estratégia estrambólica, ao melhor estilo de Silvio Santos, o SBT programou uma reprise de A Caverna Encantada na faixa das 18h30. Com isso, o Tá na Hora perdeu mais de uma hora de sua duração para ceder espaço à novela.

Mas, como já era de se esperar, o plano não deu certo. A Caverna Encantada derrubou ainda mais a audiência do horário e, para piorar, prejudicou o desempenho do SBT Brasil, que entra na sequência. Resultado: o “horário alternativo” da trama infantil durou apenas três dias. Mais Silvio Santos que isso, impossível!

Continua depois da publicidade


Fórmula desgastada

Muita gente defende que o SBT devia rever o horário de suas novelas infantis. De fato, as tramas têm sido empurradas para cada vez mais tarde, o que é esquisito quando se busca a audiência mirim.

Porém, arrisco dizer que não é o horário que está prejudicando A Caverna Encantada. Afinal, as novelas infantis de sucesso do SBT sempre foram exibidas neste mesmo horário. Ou melhor, um pouco mais cedo, já que, anteriormente, o SBT “colava” suas novelas ao final da novela das sete da Globo, aproveitando-se da mudança de canal. Não faz muito sentido a trama entrar às 20h45, 15 minutos depois do fim da trama global. O ideal seria às 20h30.

Mas, ainda assim, A Caverna Encantada tem problemas mais graves. A trama evidencia o desgaste da fórmula das novelas infantis do SBT e a emissora precisava rever sua teledramaturgia. É preciso buscar novos caminhos.

Continua depois da publicidade


Novela para a família

Uma saída seria buscar novelas de apelo familiar, mas não necessariamente infantis. O México faz isso muito bem, com novelas tipo A Feia Mais Bela, As Tontas Não Vão ao Céu, Por Ela Sou Eva ou Que Pobres Tão Ricos, todas já exibidas pelo SBT com bons índices de audiência. 

São novelas mexicanas menos dramáticas, mais voltadas para o humor meio infantiloide. Apostar em versões nacionais de textos como esses pode ser uma solução.

André Santana

10/08/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});