Eliana no Saia Justa (reprodução) |
Nos últimos anos, a Globo arrematou várias estrelas bastante identificadas com suas emissoras de “origem”. Eliana, vinda do SBT, é a mais recente, mas não a única aquisição recente da líder de audiência. Nomes como Marcos Mion, Paola Carosella, Lívia Andrade e Sabrina Sato também chegaram da concorrência para se aventurar na TV dos Marinho.
Parte dos fãs sempre se revolta quando isso acontece. Isso porque a Globo sempre foi acusada de tolher artistas, ou colocá-los em espaços considerados “menores” que os que ocupavam em suas antigas emissoras.
Mas será mesmo? Pensando nisso, o TELE-VISÃO faz uma breve análise sobre a trajetória de cada uma das novas estrelas globais, tentando descobrir se elas fizeram ou não um bom negócio ao trocar suas respectivas emissoras pela Globo.
Continua depois da publicidade
Paola Carosella
Paola Carosella no Alma de Cozinheira (divulgação) |
Paola Carosella virou “queridinha” dos fãs dos programas de culinária desde que surgiu como jurada do MasterChef Brasil, na Band. A chef, no entanto, deixou a Band bem antes de assinar com o Grupo Globo, ao avaliar que seu tempo no talent show de Ana Paula Padrão havia terminado.
Na Globo, ela estreou como jurada no Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua, programa ruim e que passou em brancas nuvens nas tardes de domingo da emissora. Nem mesmo a presença de Paola Carosella foi capaz de fazer a competição culinária cair nas graças do público.
No entanto, a chef ganhou um programa para chamar de seu. O Alma de Cozinheira, embora não fuja dos formatos batidos do GNT, é uma atração interessante, que mescla boas conversas e boas comidas. Paola, aliás, foi cotada para comandar vários programas solo na Band, mas nenhum deles saiu do papel. Por isso, ela fez bem em sair e conquistar seu próprio espaço. Foi uma boa troca.
Continua depois da publicidade
Marcos Mion
Marcos Mion apresenta o Caldeirão com Mion (divulgação) |
Assim como Paola, Marcos Mion já havia deixado a Record quando chegou à Globo. O apresentador teve sorte nessa mudança, afinal, a princípio, ele seria estrela do Multishow, mas acabou ficando com a vaga de Luciano Huck nas tardes de sábado do canal aberto.
Na Record, Mion mandava muito bem em A Fazenda, mas era extremamente mal aproveitado, já que só ficava no ar entre setembro e dezembro. O apresentador nunca mais encontrou um espaço para chamar de seu ao final do Legendários. Ele até tentou emplacar um programa para substituir o Programa do Porchat, nas madrugadas, mas o projeto não avançou.
Ou seja, embora Mion fosse muito elogiado à frente de A Fazenda, o reality show sempre pareceu pouco para ele. Já na Globo, ele voltou a ter um programa seu, o que foi um ganho, sem dúvidas. O problema é que Mion, agora, parece estacionado no comando de um programa com claras dificuldades de fugir do óbvio. O Caldeirão com Mion não vive boa fase.
Continua depois da publicidade
Lívia Andrade
Lívia Andrade no Domingão com Huck (divulgação) |
Lívia Andrade era um curinga no SBT. Em seus últimos anos no canal de Silvio Santos, a apresentadora havia galgado um grande espaço, chegando a se tornar âncora do Fofocalizando. A jovem consolidava um espaço ao vivo na programação diária da emissora, o que não era pouca coisa.
No entanto, Lívia era pupila de Silvio Santos e, claramente, perdeu espaço no canal com o afastamento do animador. Tanto que ela perdeu seu posto no Fofocalizando para Chris Flores e não tinha maiores expectativas na emissora.
A princípio, chegar à Globo como “comentarista” do Domingão com Huck parece pouco para Lívia. Mas, considerando que ela já não tinha espaço no SBT, a mudança serviu para sua “sobrevivência” na televisão. Sob esta perspectiva, a transferência se revelou positiva.
Continua depois da publicidade
Sabrina Sato
Sabrina Sato apresenta Sobre Nós Dois no GNT (divulgação) |
Os fãs de Sabrina Sato estão até hoje indignados com o fato de a musa nunca ter emplacado um programa na Globo. Mas vale sempre lembrar que sua chegada ao Grupo Globo se deu via GNT - ela foi contratada, inicialmente, para apresentar o reality show Desapegue se for Capaz. Ou seja, a Globo nunca prometeu um programa solo para a moça.
Embora não tenha um programa para chamar de seu, Sabrina está sempre em movimento na Globo. Ela apresentou vários programas no GNT, entre eles o Saia Justa e o divertido Sobre Nós Dois, com Marcelo Adnet, que estreia nova temporada. Sabrina também comandou o Let Love, no Multishow, e faz parte do The Masked Singer Brasil e do Fantástico na Globo aberta. Não é pouco.
Além disso, vale lembrar que Sabrina nunca foi bem aproveitada na Record. O Programa da Sabrina era bem fraquinho, e as atrações que vieram depois passaram despercebidas. Sabrina vinha comandando realities de pouca expressão, como Guerra dos Clones e Ilha Record. A mudança, portanto, veio em ótima hora. Sabrina está bem melhor hoje.
Continua depois da publicidade
Eliana
Eliana foi quem fez a troca mais inusitada. A apresentadora tinha um programa dominical consolidado e que levava seu nome no SBT. Mas preferiu abrir mão deste espaço e se aventurar na Globo, aceitando comandar programas que não foram feitos para ela.
O caso nos leva a concluir que a apresentadora estava insatisfeita no SBT e não enxergava um futuro ali. De fato, seu dominical carecia de investimentos há tempos. Por outro lado, sua perspectiva na Globo ainda é um incógnita.
É evidente que Eliana comandará o The Masked Singer Brasil com o pé nas costas, é a praia dela. Mas, ao mesmo tempo, ela se permitirá ser vista numa posição na qual nunca esteve, à frente do Saia Justa, um programa mais intimista e que exige posicionamento. Eliana, vamos lembrar, nunca se posicionou diante de assuntos polêmicos. Ela sempre prezou pela discrição.
Sua estreia no Saia Justa, na última quarta-feira, 7, deixou claro que esse será seu grande desafio. Eliana foi correta na condução do programa, mas evitou polêmicas. Ela falou bastante de si, mas sobre assuntos dos quais já havia falado antes. Muita gente, inclusive, achou que Eliana já está sendo engessada na Globo, o que não é verdade. Afinal, vamos combinar que Eliana nunca foi conhecida por sua espontaneidade. Ela sempre comandou seus programas como uma mestre de cerimônias, com controle total e absoluto sobre tudo.
Neste contexto, sua estreia no Saia Justa não trouxe nada de novo. Foi morna. Mas é fato também que os temas debatidos no primeiro episódio não ajudaram. Quando o programa voltar a discutir pautas polêmicas, aí sim vamos ver como Eliana se sairá na missão. Por enquanto, não dá pra cravar se ela fez uma boa troca ou não.
André Santana
10/08/2024
1 Comentários
Olá, tudo bem? Eu vejo problemas no Caldeirão com MIon desde a estreia do apresentador na TV Globo... Na minha opinião, a Globo errou em trazê-lo para as tardes dos sábados. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir