Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Em 1995, reprise de programa transformou Ronald Golias em estrela

Ronald Golias e Nair Bello na Escolinha do Golias
Ronald Golias e Nair Bello na Escolinha do Golias (reprodução)

Considerado um dos maiores humoristas do Brasil, Ronald Golias batia ponto uma vez por semana no SBT. Ele era uma das estrelas de A Praça É Nossa, humorístico comandado por Carlos Alberto de Nóbrega que está no ar até hoje.

Mas, em fevereiro de 1995, o SBT resolveu ampliar o espaço de Golias na programação. De olho no sucesso da Escolinha do Professor Raimundo nos fins de tarde da Globo, o canal de Silvio Santos passou a reprisar A Escolinha do Golias, produzido entre 1990 e 1991, na faixa das 17 horas. Ou seja, as duas “escolinhas” passaram a bater de frente.

O êxito foi imediato. A audiência do horário passou a alcançar médias de até 13 pontos, praticamente o dobro de Chaves, que era exibido no mesmo horário antes da volta da atração. Isso deu novo status à carreira de Golias, que foi descoberto por um novo público e se tornou uma das maiores estrelas do SBT.

Continua depois da publicidade


Reprise exitosa

A Escolinha do Golias foi lançada originalmente pelo SBT em 1990, nas noites de quarta-feira. O programa se passava numa escola e era dividido em várias esquetes, trazendo Golias vivendo vários personagens. Os dois últimos blocos se passavam na sala de aula do professor Cagliostro (Carlos Alberto de Nóbrega), onde estudavam Pacífico (Golias), Pazza (Nair Bello) e Alemanha (Patrícia Opik).

Pacifico e Pazza eram os alunos bagunceiros, que tiravam o professor do sério. Já Alemanha era a aluna inteligente, que se tornava o “xodó” do professor. O formato simples permitia que Golias improvisasse horrores, fazendo Nair Bello cair na risada.

Na reprise de 1995, apenas o quadro da sala de aula foi resgatado. Funcionou tão bem que, em abril de 1995, uma matéria da Folha de S. Paulo exaltava o “ressurgimento” de Golias.

“Ronald Golias ressuscitou. Mas ainda não sabe. Como o norte-americano Jerry Lewis, o comediante paulista vive um momento especial na carreira de quase 45 anos”, começava a matéria assinada por Armando Antenore.

"Ressuscitei, é? Se vocês estão falando, acredito. Mas não percebo nada de diferente", disse Golias, surpreso, na mesma matéria. "Para mim, as coisas quase não mudam; me comporto em cena como se fosse sempre a primeira vez. Carrego a angústia dos principiantes, aquela sensação de que não posso, nunca, deixar de caprichar", completou.

Continua depois da publicidade


Sucesso “ressuscitou” atração

Diante da enorme aceitação da Escolinha do Golias em seu final de tarde, o SBT não teve outra saída que não fosse produzir episódios inéditos da atração. Assim, naquele mesmo ano de 1995, novos episódios do humorístico foram ao ar.

Como Nair Bello estava na Globo, não era possível trazer de volta a personagem Pazza. Com isso, entrou em cena Paçoca, a aluna pouco esperta vivida pela atriz Marta Pessoa. Mesmo com as mudanças, o sucesso seguiu em alta.

Em 1996, o SBT transformou A Escolinha do Golias num programa semanal, voltando às noites de quarta-feira. Na nova fase, saiu de cena Marta Pessoa e entrou Consuelo Leandro, vivendo Severina. O programa ficou no ar até setembro daquele ano.

Depois disso, A Escolinha do Golias voltou a ser reprisada, sempre com sucesso. Em 2007, o programa voltou na faixa das 18h e recuperou a vice-liderança para o SBT no horário. Já em 2018, o humorístico retornou nas noites de sábado, também com bons índices. Em 2022, episódios da Escolinha voltaram ao ar na faixa Quem Não Viu Vai Ver, nas madrugadas.

André Santana

06/06/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade