Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Com fraco desempenho, "A Infância de Romeu e Julieta" acende alerta no SBT

CLIPPING TV - por André Santana

Miguel Ângelo e Vittória Seixas em A Infância de Romeu e Julieta
Miguel Ângelo e Vittória Seixas em A Infância de Romeu e Julieta
(divulgação/SBT)

Nova aposta do SBT no segmento das novelas infantis, A Infância de Romeu e Julieta mostra o quanto a emissora de Silvio Santos evoluiu no filão. É uma trama caprichada, da cenografia ao figurino, passando pela fotografia. A direção tem suas modernidades e o elenco reúne ótimos nomes. A parceria com a Prime Video e o próprio know-how adquirido pelo canal nos últimos 10 anos contribuiu para colocar no ar uma obra muito bem-acabada.

Basta comparar com a reprise de Chiquititas, exibida pela enésima vez, agora na faixa vespertina. É um progresso visível. No entanto, a audiência não tem acompanhado tamanha evolução. Pelo contrário. A Infância de Romeu e Julieta vem registrando baixos índices de audiência, atrás até de Poliana Moça (2022), maior fiasco infantil do SBT até então.

É até complicado falar em desgaste da fórmula, já que a audiência deste tipo de novela é cíclica. Quem assistia Carrossel há 11 anos já é um jovem adulto. Ou seja, a plateia dos folhetins infantojuvenis é constantemente renovada, fazendo com que a repetição não seja um problema.

Sendo assim, o que pega mesmo é a dificuldade do SBT em renovar tal público, sobretudo nos últimos anos. Se Poliana Moça e Romeu e Julieta derrubaram os números da faixa, há algo novo acontecendo que precisa de um estudo mais aprofundado. Tudo leva a crer que, como a TV aberta não tem mais uma programação infantil, este público tenha migrado de vez para as plataformas digitais.

E as novelas do SBT estão nessas plataformas, vale lembrar. Tem novela no YouTube, na Netflix, e Romeu e Julieta tem seus capítulos da semana disponibilizados de uma só vez, com antecedência, na Prime Video. Seria esta “concorrência” a responsável pela pulverização da audiência? Ou o problema é maior? Ou, talvez, a nova história não tem o mesmo apelo que as anteriores? Cabe um estudo mais profundo sobre isso.

Marasmo

Falando em SBT, a emissora começou 2023 prometendo muito. Na imprensa, pipocaram informações sobre gravações de novos pilotos, reformulação de grade e muitas novidades. Porém, já chegamos à metade do ano e nada aconteceu. Benjamin Back, que estava envolvido em um dos novos projetos, até já foi mandado embora. E nem sinal do tal novo matinal, ou da volta do Programa Livre. Será que vai sair?

Sino da liderança

A emissora, aliás, soltou mais uma daquelas campanhas malucas que só podem ter sido criação de Silvio Santos. Nos intervalos, o canal informa que um sino tocará sempre que o SBT chegar à liderança de audiência. Ou seja, raramente esta sineta vai aparecer, já que o canal vive uma crise sem precedentes. Danilo Gentili e Celso Portiolli são os únicos apresentadores que ainda conseguem beliscar a liderança de vez em quando…

Façam suas apostas

Parece que está acontecendo uma verdadeira corrida pelo posto de Faustão, que deixou a Band. Assim que o canal anunciou o fim do Faustão na Band, o que não faltou foram candidatos à vaga no horário nobre da emissora. Flavio Ricco, do R7, cravou que o espaço será ocupado por um novo programa, comandado por Glenda Kozlowski e Zeca Camargo. Mas Zeca fez questão de negar. Agora, foi a vez de Otaviano Costa ter sido visto pelos corredores do Morumbi. Será que vem aí?

Bom filho

Otaviano Costa no OtaLab
Otaviano Costa no OtaLab (divulgação)

Vale lembrar que Otaviano Costa já ocupou este mesmíssimo horário na Band, láááá em 1999, quando assumiu o programa H, no lugar de Luciano Huck. E vale lembrar ainda que Ota conquistou a vaga por uma indicação de Faustão, já que, na época, ele atuava como repórter do Domingão. Fausto recomendou seu pupilo à família Saad e tudo aconteceu. Impressionante como a Terra plana gira, não?

Pitaco

Como de técnico de futebol, autor de novela e diretor de programação todos nós temos um pouco, este pequeno jornalista vai dar seu pitaco. Otaviano Costa tem feito um belíssimo trabalho à frente do OtaLab, nas plataformas do UOL. Assim, se a Band realmente tem interesse no apresentador para o horário nobre, o canal poderia considerar um formato semelhante. Seria bem legal.

Em alta

Manuela Dias enfrentou alguma críticas por conta da segunda fase de Amor de Mãe (2019), muito afetada pela pandemia. No entanto, a autora segue em alta na Globo, tanto que já tem dois projetos engatilhados no Globoplay. Além da segunda temporada de Justiça, que estreia nos próximos dias, a roteirista também deve emplacar a nova novela da plataforma, com estreia prevista para 2024. Foi a própria quem revelou a novidade, durante entrevista ao Mais Você na última semana.

A fila anda

Como se percebe, os produtos do Globoplay estão se tornando quase que uma prioridade na Globo. Afinal, a fila das novelas da plataforma já está bem organizadinha. Todas as Flores acaba de ser encerrada, Guerreiros do Sol (de George Moura e Sergio Goldenberg) já está em produção e Manuela Dias já está definida como a autora da próxima. É uma fila bem mais organizada que a da faixa das nove da TV Globo, já que ninguém sabe o que virá após Renascer no ano que vem…

CLIPPING TV é a coluna semanal do TELE-VISÃO que promove um sobrevoo sobre as principais notícias do universo televisivo. Até a próxima!

André Santana

03/06/2023

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade