Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Band copia Globo e recicla conteúdo para turbinar programação

Zeca Camargo apresenta Papo com Sabor
Zeca Camargo apresenta Papo com Sabor (Renato Pizzutto/Band)

Para cobrir as férias do 1001 Perguntas, que deve voltar à grade em abril, a Band recrutou Zeca Camargo para comandar o novo programa Papo com Sabor nas noites de sexta. A atração nada mais é que uma revista eletrônica sobre gastronomia, cujos quadros são, na verdade, trechos dos programas do canal pago Sabor & Arte, pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Ao reciclar programas do canal pago para preencher a grade da emissora aberta, a Band copia a estratégia da Globo. Afinal, não é de hoje que a líder de audiência tem utilizado atrações de seus canais pagos para preencher “buracos” na programação.

Nos últimos anos, a Globo passou a recorrer às produções de seus canais pagos para “completar” sua grade no canal aberto, promovendo uma espécie de “intercâmbio” entre seus programas. Com isso, produtos originais dos canais Globo da TV por assinatura ganharam espaço na emissora aberta. Lady Night, do Multishow, por exemplo, é um dos casos mais notórios. O programa de Tatá Werneck, há alguns anos, aparece na programação de verão da Globo.

Do Multishow também veio o Vai que Cola, que ganhou um espaço fixo nas noites de domingo da Globo. A sitcom veio para suprir a ausência de programas de humor da emissora, que cancelou atrações como Zorra e Escolinha do Professor Raimundo. Família Paraíso, do Multishow, também faz parte desta estratégia.

Além disso, a Globo também exibe Que História É Essa, Porchat?, produzido originalmente para o canal GNT. Do mesmo GNT, a emissora exibe o Tempero de Família, de Rodrigo Hilbert, como quadro do É de Casa; e Avisa Lá que Eu Vou, programa de Paulo Vieira que virou quadro no Fantástico.

A Band, que possui oito canais por assinatura, nunca foi de aproveitar o conteúdo destas emissoras para a TV aberta. No entanto, ao que tudo indica, isso vem mudando. Papo com Sabor é a maior ação neste sentido. Ao fazer um programa inteiro aproveitando conteúdo do canal Sabor & Arte, a emissora consegue promover uma espécie de sinergia entre as produções. Assim, por meio de um reaproveitamento do conteúdo do canal pago, consegue obter uma produção original para a TV aberta. É esperto.

Além disso, o canal aberto também abriu espaço para a BandNews. O Primeiro Jornal, exibido nas madrugadas da Band, é produzido pelo seu canal de notícias e exibido nas duas emissoras ao mesmo tempo. Não é a primeira vez que a Band abre o sinal para a BandNews, mas fazia tempo que isso não acontecia.

Em tempos de vacas magras, trazer produções originais de canais pagos para a TV aberta pode ser uma solução para movimentar a programação. Trata-se de uma maneira barata de oferecer variedade ao público.

André Santana

25/02/2023

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Já estou na expectativa para o retorno do 1001 perguntas. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade