Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Cara e Coragem" acerta com cenas de ação e casais cheios de química

Paulo Lessa, Taís Araújo, Paolla Oliveira e Marcelo Serrado em Cara e Coragem
Paulo Lessa, Taís Araújo, Paolla Oliveira e Marcelo Serrado em Cara e Coragem (divulgação)

As primeiras chamadas de Cara e Coragem deixaram o público confuso. Além de não explicar direito qual era a da história de Claudia Souto, o pouco que se entendia parecia um tanto quanto surreal. Uma empresária desaparecida, uma pasta perdida, fórmula secreta, dublês… Oi?

O primeiro capítulo da novela das sete da Globo confirmou que a premissa de Cara e Coragem é um pouco inusitada, sim. Afinal, só no universo da novela faz algum sentido uma empresária poderosa contratar dublês para resgatar uma pasta perdida no meio do nada. No entanto, a novela propõe um universo meio “filme de ação da sessão da tarde” de uma maneira tão charmosa, que a tal premissa inusitada até que faz sentido dentro daquele mundo.

É assim que fomos apresentados ao casal protagonista Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado), dois amigos cheios de afinidade e que trabalham juntos como dublês de ação. O caminho deles se cruzam com o da empresária Clarice Gusmão (Taís Araújo), que os contrata para resgatar uma pasta que possui uma fórmula secreta capaz de mudar o mundo, e que foi perdida num lugar inóspito. Com problemas financeiros, Pat e Moa decidem embarcar na aventura.

O que eles não sabem é que a tal pasta também é do interesse de Danilo (Ricardo Pereira) e Regina (Mel Lisboa), os vilões da trama, que manipulam Leonardo (Ícaro Silva), o outro vilão e irmão de Clarice, para alcançarem seus objetivos maléficos. Os malvados do enredo têm interesse na fórmula, pois ela interessa à indústria bélica.

Enredo convence

Frame de abertura da novela Cara e Coragem
Frame de abertura da novela Cara e Coragem (reprodução)

Ou seja, este fio condutor lembra demais aquelas tramas meio malucas dos filmes de ação, e que, na verdade, são meras desculpas para que as estrelas do enredo se envolvam em tudo o que é tipo de luta, correria, perseguições etc. Assim, fica claro que Cara e Coragem bebe desta fonte, e o resultado, na tela, funciona muito bem. As peças se encaixam, as cenas de aventura são bem-feitas e a trama, ao menos nesta primeira semana, mostrou-se verdadeiramente envolvente.

Além disso, Cara e Coragem não perde o folhetim de vista e acerta em cheio na construção dos casais principais. Pat e Moa, por enquanto, são apenas amigos, mas há uma clara tensão sexual entre eles - tensão esta que lembra aquelas séries protagonizadas por parceiros de trabalho que, no fundo, nutrem algum sentimento um pelo outro, sabe? Clarice e Ítalo (Paulo Lessa) também formam um casal em que a química é evidente.

Aliás, será Ítalo a ponte que liga Moa e Pat aos mistérios que envolvem o desaparecimento de Clarice. Ao mesmo tempo em que a empresária some, surge Anita (Taís Araújo), sua sósia. Com isso, Cara e Coragem também apresenta mistérios interessantes. E vale ressaltar que os quatro atores principais estão muito bem em cena. Paolla Oliveira, Marcelo Serrado e Taís Araújo surfam na maturidade cênica, enquanto Paulo Lessa representa um frescor e mostra traquejo em seu primeiro grande papel numa novela.

Vale ainda elogiar a simpática abertura, que emula a animação stop motion e traz diferentes cenas de ação que se revelam truques de cinema orquestrados por dublês. A canção Ska, do Paralamas do Sucesso, caiu como uma luva. É uma vinheta divertida, que tem tudo a ver com o clima da novela e extremamente bem-feita.

Cara e Coragem entregou bastante entretenimento em sua primeira semana. A história é boa, divertida e pode render. Aguardemos os próximos capítulos.

André Santana

04/06/2022

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi André. Você está de férias no OT ou saiu de lá? Se saiu está em algum outro site ? Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu ainda assistirei capítulos inteiros dessa novela para comentar no blog. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade