Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

SBT erra feio ao trocar "Bom Dia & Cia" por nada

Silvia Abravanel no Bom Dia & Cia
Silvia Abravanel no Bom Dia & Cia (divulgação/SBT)

Não é de hoje que o Bom Dia & Cia estava na corda bamba. Desde que a publicidade infantil passou a ser mais controlada, os programas para crianças deixaram de ser um bom negócio para os canais abertos e desapareceram da programação. O “herói da resistência” foi o Bom Dia & Cia, que seguiu no ar mesmo sem faturar. Diziam que a insistência era do próprio Silvio Santos, dono do SBT, que achava importante ter uma alternativa às crianças e formar seus espectadores.

Entretanto, segundo vários veículos especializados, havia uma queda de braço entre o dono da emissora e o departamento comercial do SBT, que sonhava em ocupar o horário com algo mais rentável. Após muita insistência, a chance veio com o Vem pra Cá, que, de execução sofrível, não emplacou e acabou saindo do ar. Mas a aposta na revista eletrônica de Patrícia Abravanel deixou claro que o SBT estava, sim, disposto a extinguir seu programa infantil.

Para piorar, o Bom Dia & Cia vinha mal das pernas na audiência. Antes, o que o segurava no ar era sua vice-liderança consolidada, que chegava até mesmo à liderança em época de férias escolares. No entanto, o sucateamento do programa, a falta de bons desenhos e as constantes mudanças de horário minaram a atração, que perdeu fôlego no último ano. Ou seja, se não dava audiência e nem faturamento, não fazia mais sentido manter o Bom Dia & Cia no ar.

Porém, chama a atenção o fato de o SBT ter aberto mão de seu clássico infantil para exibir… nada! A emissora não lançou um novo programa, preferindo simplesmente mudar o horário do Primeiro Impacto, que agora começa mais tarde e atravessa toda a manhã, das 6h às 12h. A aposta até que faz sentido, se considerarmos que, no início da manhã, o noticiário costumava bater a Record. Mas a coisa muda de figura quando o jornal bate de frente com os programas matinais de variedades.

O resultado fala por si. Primeiro Impacto não elevou a audiência matinal do SBT. E, se das 4h às 10h, ele garantia a vice, agora o cenário é outro. Ou seja, o SBT se livrou de um programa que, querendo ou não, era uma alternativa, e simplesmente não colocou nada no ar, “sacrificando” seu jornal matinal (que é de péssima qualidade, diga-se). Faria mais sentido se o canal apostasse em novidades no horário, e não no seu batido jornal de sempre.

O SBT vive uma crise de audiência sem precedentes. Mas o fim do Bom Dia & Cia não refrescou a situação, pelo contrário. A emissora não está sabendo lidar com a crise que vive, e a tendência é que o cenário fique cada vez mais obscuro. Aguardemos.

André Santana

05/04/2022

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Imagino que o SBT poderia voltar com o Vem pra cá, mas com Chris Flores e Cartolano, mantendo o bonito cenário que foi montado na área externa do SBT... Cristina Rocha poderia ir para o Focalizando com um novo time de comentaristas... O Cinema em casa poderia voltar às 14:30, entregando às 16:15 para o Focalizando.

    ResponderExcluir
  2. Com o fim do bom dia e Cia , se encerra a era dos programas infantis na tv aberta, que tirando uma ou outra emissora local ou de menor alcance, só existirá na tv paga e na internet tal seguimento de programação. Porém foi uma jogada meio que sem pensar do SBT, tudo bem que o programa meio que já respirava por aparelhos, não era nem sombra do que foi na era de ouro com Eliana e depois Jaqueline petckovic,mas merecia um substituto bem melhor que simplesmente estender o jornal (que na minha opinião só funciona localmente essa forma circense de programa).

    ResponderExcluir

Publicidade