Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Fim de "Malhação" e destino de Fátima Bernardes sinalizam mais um ano de mudanças na Globo

Encontro com Fátima Bernardes
Encontro com Fátima Bernardes (divulgação/TV Globo)

Há algumas semanas, tomou conta da imprensa especializada a informação de que Fátima Bernardes teria solicitado à direção da Globo não fazer mais programas diários. De acordo com vários sites, a jornalista gostaria de ter mais tempo para se dedicar à vida pessoal e, por isso, quer deixar o Encontro com Fátima Bernardes. Embora não haja nenhuma confirmação oficial, acredita-se que Fátima pode ficar no matinal até junho, quando o Encontro completa 10 anos.

Com isso, abre-se uma nova temporada de efervescência e especulações entre os espectadores, nos mesmos moldes de quando a Globo anunciou o fim do Domingão do Faustão no início do ano passado. Quando isso aconteceu, não faltaram especulações sobre o destino de Fausto e quem o sucederia na grade dominical da emissora. Faustão anunciou sua transferência para a Band pouco tempo depois, mas a Globo só anunciou a escolha por Luciano Huck para sucedê-lo no meio do ano passado.

Agora, a bolsa de apostas é quem assumirá o comando do Encontro, caso Fátima realmente deixe a atração. Nomes como Patrícia Poeta, Fernanda Gentil, Sandra Annenberg e Maria Beltrão correm solto nesta espécie de “bolão” que virou este assunto. Enquanto isso, há quem acredite que Fátima passe a comandar um semanal na própria TV Globo, ou que poderia assumir um projeto no GNT.

Como Fátima ainda tem um contrato longo com a emissora, e é um sucesso comercial incontestável, acho pouco provável que a TV Globo abra mão de sua presença no vídeo, por isso, a possibilidade de ela ganhar um programa semanal parece o mais provável. Quanto ao Encontro, como bem apontou Cristina Padiglione, questões “logísticas” pesam contra os nomes de Sandra Annenberg e Maria Beltrão: a primeira vive em São Paulo, e o Encontro é gravado no Rio de Janeiro; e a segunda bate ponto todas as tardes na GloboNews, e é uma figura importante do canal de notícias. Assim, Patrícia Poeta ou Fernanda Gentil parecem nomes mais possíveis.

Além do Encontro, a Globo traz mudanças também na grade vespertina. Após quase 26 anos, Malhação deixou a grade do canal. Com o fim da reprise de Malhação – Sonhos, a emissora ajusta a grade a partir desta segunda-feira, 31, alterando sutilmente os horários de O Cravo e a Rosa, Sessão da Tarde e O Clone. A reprise do Vale a Pena Ver de Novo entra no ar um pouco mais tarde e entregará o horário para a novela das seis, Nos Tempos do Imperador, que está em sua última semana.

A estreia da “edição especial” de O Cravo e a Rosa, em dezembro, já sinalizava um período de mudanças na programação vespertina. Agora, o fim de Malhação altera mais um pouco da grade da tarde do canal. Mas, neste caso, não existem, ao menos por enquanto, novos projetos. O Cravo e a Rosa está indo muito bem na missão de recuperar a liderança perdida para A Hora da Venenosa, da Record. Assim, se O Clone se mostrar uma alavanca mais poderosa que a extinta trama adolescente, o mais provável é que a Globo deixará tudo como está. Ou seja, um filme “ensanduichado” por duas reprises de novelas.

Fato é que todas estas movimentações mostram que a Globo já não é aquela emissora estática do passado. A grade não é mais tão “sagrada” e mudanças pontuais parecem se tornar cada vez mais comuns. 

André Santana 

29/01/2022

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu jamais me identifiquei com Malhação, principalmente em sua primeira fase. Acompanhei mais por volta de 2001..2002...Por aí. A emissora deveria investir em alguma atração inédita, como séries estilo Armação Ilimitada com jovens promessas. Para mim, a marca não deixará saudade. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente a Globo ensaia para esse ano uma mudança , creio que encabeçada pela saída de Faustão e de inúmeros artistas da casa tendo contratos encerrados. Imagino que o padrão que ela aplicava antigamente ,de manter programas por longos anos na grade e praticamente não alterar nada, grande maioria dos programas da globo tem no mínimo 20 anos , e alguns até 30 e 40 anos !!. Não digo que ela tem que seguir as idéias de Silvio Santos e ficar alterando tudo o tempo todo, tirando e colocando programas no ar, mudando de horário ,etc. Mas uma renovação é necessária. Pois a Band ao meu ver é a que vem mais forte nas suas mudanças, e será ao meu ver o único adversário a altura , pois o SBT capenga e luta desde que não vem contanto com 2 carros chefes no ar , Silvio Santos e Chaves, além de inúmeros erros e a grade seguir cansada, a Record meio que parece querer seguir o padrão que a Globo tinha antigamente , que é manter uma grade engessada.

    ResponderExcluir

Publicidade