Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Caldeirão" e "Domingão": Globo tem sábado animado e domingo depressivo

Marcos Mion no Caldeirão
Foto: João Cotta/TV Globo

A vinheta do Fantástico sempre desperta uma sensação de melancolia no espectador. Há a lembrança de que a atração da Globo sinaliza o início de uma nova semana de trabalho e da rotina habitual. Porém, com a estreia do Domingão com Huck, este sentimento há de ser antecipado. Luciano Huck, em sua estreia no espaço anteriormente ocupado por Fausto Silva, levou para os domingos a sua marca consagrada aos sábados: as “histórias inspiradoras”.

Trazer personagens com histórias de vida edificantes se tornou o principal eixo do agora extinto Caldeirão do Huck. Luciano Huck costuma viajar pelo país para conhecer e ajudar pessoas, divulgando projetos sociais, culturais e voltados à educação. Em seu palco, até mesmo os games Quem Quer Ser um Milionário? e The Wall recebem participantes que têm uma história para contar e um destino nobre para o dinheiro que ganharem ali.

Reinando absoluto num sábado sem concorrentes, Luciano Huck fez uso deste expediente com bastante eficiência no Caldeirão. É inegável que há um público para este tipo de atração, que gosta de conhecer histórias e se emocionar com elas. Assim, nada mais natural que, agora no comando do Domingão com Huck, o apresentador levasse quadros como este consigo. 

No entanto, há um desafio a mais ao se apostar em tais pautas “edificantes” nas tardes de domingo: a concorrência. Eliana, do SBT, e Hora do Faro, da Record, também adoram contar histórias emocionantes de personagens pinçados pelo país. Quase todo domingo, tem uma história triste de uma criança que sonha em cantar no programa da loira do SBT. Já Rodrigo Faro anda se especializando em promover reencontros e reconciliações. Ou seja, se no sábado Luciano Huck era o único, no domingo ele é mais um.

Claro, não estamos falando de audiência. O Domingão, há anos, vive uma confortável liderança, e esta vantagem deve permanecer com Luciano Huck. O “problema” aqui é que os dominicais das principais TV’s abertas vai ficando todos muito parecidos. O agora extinto Domingão do Faustão apostava na alegria, dando um “up” na tristeza dos demais canais. Já o Domingão com Huck seguirá a cartilha da concorrência, com o verniz global. E olha que Eliana e Faro já vinham diminuindo um pouco o espaço do chororô. Mas, com a concorrência de Huck, as lágrimas devem voltar com força.

Já que os domingos ficarão mais chorosos, ao menos o sábado da Globo voltou a ficar divertido. Marcos Mion assumiu o Caldeirão e já deu a sua cara ao antigo programa de Luciano Huck. Mion vestiu a persona de animador, conquistada em seus anos à frente do Legendários, e oferece um programa de auditório “raiz”, baseado em game shows e muitos convidados no palco.

À frente do Tem ou Não Tem e Sobe o Som, Marcos Mion recebe artistas de peso e brinca com eles como se estivesse em casa. Há quanto tempo não se via um programa de auditório no qual os convidados realmente se jogassem nas brincadeiras? Ver Tiago Leifert e Ana Furtado rebolarem ao som de Gretchen num palco superpovoado é o suprassumo dos programas de auditório descompromissados. Trata-se de uma alegria que não se via há anos num programa de auditório. O próprio Luciano Huck declarou que Mion resgata a alegria de Chacrinha. É por aí mesmo!

A Globo divulgou que Marcos Mion fica no Caldeirão apenas até dezembro. O apresentador tem compromissos engatilhados no Multishow, além de aparecer como um nome forte para o BBB, agora que Tiago Leifert oficializou sua saída da emissora. Porém, verdade seja dita, vai ser difícil abrir mão de um nome do tamanho de Mion dos sábados do canal. A boa performance e aceitação de Mion à frente do Caldeirão deve fazer a Globo repensar seus planos. Aguardemos.

André Santana 

11/09/2021

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Na minha humilde opinião, Mion funcionaria melhor no comando do BBB. Ele transformará o Caldeirão em um novo Legendários. Eu teria deixado o Huck no sábado mesmo e o Tiago Leifert no domingo. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huck exigiu a vaga do Faustão. Taca com.ciume do Thiago la

      Excluir
    2. Com certeza, o Mion faria um ótimo BBB. Mas eu acho que ele merece ter um espaço que seja dele, e não virar apresentador de formatos. O próprio Tiago também merecia algo novo.

      Excluir

Publicidade