Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Ao apostar em ex-BBB’s, Globo transforma "No Limite" em "A Fazenda"

Primeiro reality show produzido pela Globo, láááá em 2000, No Limite teve uma trajetória irregular. Sua primeira temporada foi uma verdadeira febre, bateu recordes de audiência nas noites de domingo e se tornou assunto em todas as rodas de conversa. A segunda temporada não repetiu o mesmo frisson, mas esteve longe de ser um fiasco. Já a terceira leva encontrou pela frente outra febre, a primeira Casa dos Artistas, e acabou tombando diante de Supla, Bárbara Paz e cia.

Com isso, a Globo apostou suas fichas no Big Brother Brasil e engavetou No Limite. Que só retornou em 2009, numa tentativa da emissora de retomá-lo, mas que também não deu muito certo. Porém, agora, em tempos de pandemia, o reality show de confinamento se tornou um dos poucos formatos viáveis na TV. Ou seja, seria um bom momento para retomá-lo.

Assim, na última terça-feira, 11, a Globo lançou a tardia quinta temporada de No Limite. Foi uma estreia interessante, que retomou o clima de aventura das primeiras temporadas, com belas paisagens e duros desafios aos participantes. O formato também segue o mesmo, com os concorrentes divididos em duas tribos que disputam provas que valem mantimentos e utensílios. Além disso, há a prova de eliminação, na qual o time perdedor vota entre si para eliminar um concorrente.

Os resultados de audiência foram modestos, comparados aos dos primeiros anos, ou comparado ao BBB, programa que No Limite sucedeu na grade. Ou seja, é bem pouco provável que o reality volte a ser febre ou gere a mesma comoção que o confinamento da mansão da Globo. No entanto, dado o contexto atual onde são poucos os formatos possíveis, trata-se de um bom entretenimento. É divertido, gera torcida e emociona. 

Interessante notar que a Globo optou por trazer participantes do BBB ao No Limite. A intenção é clara: trazer o fã de Big Brother para a nova atração. Além disso, com figuras já conhecidas, há um inegável potencial de engajamento. Porém, na prática, a aposta em ex-BBB’s deu ao No Limite uma “cara” de A Fazenda. Afinal, ex-BBB’s podem ser enquadrados na categoria “famosos quem?”, tipo de celebridade que costuma dar as caras no reality da Record.

Além disso, a própria Record já fez uso de ex-BBB’s em várias edições de A Fazenda. Ou seja, se a Globo fornece “material” para a concorrência, por que não ela mesma fazer uso disso? Se a decisão de apostar em ex-BBB’s terá algum resultado prático, em termos de engajamento ou repercussão, não se sabe. Porém, se não servir como propulsão, também não compromete. 

O primeiro episódio divertiu com os perrengues dos participantes. Mas teve suas falhas. Uma delas, como bem apontou Mauricio Stycer no UOL, foi não ter apresentado os ex-BBB’s. Seria interessante contextualizar e avisar ao público quem são eles e que relações existem entre todos. Outra falha foi a mudança da trilha sonora. A música tema original era muito mais emocionante! Por fim, André Marques não se revelou a melhor opção para o comando. O apresentador parece desanimado. Falta energia.

Porém, no geral, a estreia de No Limite disse a que veio. Neste momento em que a produção televisiva ainda tem seus obstáculos, por conta da pandemia, qualquer tentativa de oferecer entretenimento inédito é bem-vinda. Vale a aposta.

André Santana

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu discordo da opinião sobre André Marques. Ele foi bem. Eu apoio a escalação de rostos já conhecidos em No Limite. Agora, eu não lembrava que No Limite enfrentou Casa dos Artistas. Eu não lembrava pq simplesmente não devo ter assistido. Rs... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio! Achei André bem ruim, mas beleza. E siiim, a terceira edição do No Limite bateu de frente com a primeira edição de Casa dos Artistas e perdeu feio, rsrs. Por isso demorou tanto pra voltar. Abraço!

      Excluir
  2. No Limite na primeira edição em 2000 fez o maior sucesso, na segunda edição no começo de 2001 manteve a Globo na liderança mas não teve a mesma repercussão da primeira edição, a terceira edição no final de 2001 começou com boa audiência mas logo foi massacrado pela febre da primeira edição da Casa dos Artistas do SBT, 8 anos depois em 2009 a Globo ressuscitou o No Limite, só que aquela edição de 2009 caiu no esquecimento, foi fiasco total e perdia pra primeira edição da A Fazenda da Record! 12 anos depois a Globo ressuscitou o No Limite mais uma vez e em pleno segundo ano consecutivo da pandemia da covid-19! As edições anteriores foram apresentadas por Zeca Camargo que desde o ano passado (2020) está na Band e agora está sendo apresentado por André Marques mas o povo queria o Marcos Mion (ex-Record) na apresentação! Tudo indica que o Mion teria mais química com o programa do que o André Marques.

    ResponderExcluir
  3. Esse No Limite com ex-BBB's sem dúvida pra segurar a audiência do tradicional reality de confinamento da Globo que está no ar desde 2002! Porém desde 2003 é o programa de verão da Globo que agora em 2021 atravessou a metade do Outono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto do programa, mas ele dificilmente virará uma febre, como foi a primeira edição.

      Excluir

Publicidade