Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Band repete velhos erros com contratação e dispensa de Mariana Godoy

 

Ao trocar a RedeTV pela Band, em 2020, a apresentadora e jornalista Mariana Godoy deixava claro que não tinha mais interesse no jornalismo diário. Ela não chegou a declarar isso com todas as letras, mas é fácil perceber que sua trajetória no canal de Amílcare Dallevo chegou ao fim porque seu Mariana Godoy Entrevista estava suspenso, e ela vinha dando expediente no RedeTV News. Mariana ficou muitos anos em bancadas da Globo e buscava um espaço só seu.

Espaço, aliás, que conquistou com louvor em sua passagem pela RedeTV. Mariana Godoy Entrevista era o único programa de bom gosto da emissora, que só vem ladeira abaixo nos últimos anos. Mas as noites de sexta do canal eram nobres, com a simpatia de Mariana entrevistando celebridades de todas as áreas. Ali, ela arrancava boas declarações de seus convidados, com um jeito muito próprio de entrevistar.

Mas Mariana Godoy Entrevista foi suspenso, e a justificativa era a pandemia. Estranho, se considerarmos que o talk show foi o único programa da linha de shows do canal a sair do ar neste contexto. Mesmo assim, preferiram colocar Mariana à frente do RedeTV News, que se revelou uma estratégia para manter um nome forte à frente do noticioso, já que o titular Boris Casoy vinha trabalhando de casa por pertencer ao grupo de risco (e ele foi dispensado depois).

Enquanto isso, a Band acenou com Mariana a possibilidade de a jornalista assumir suas manhãs, que passaria por uma nova reformulação depois do malfadado Aqui na Band. A profissional, claro, aceitou a empreitada, já que ela vinha ao encontro de seus almejos profissionais na TV. No entanto, sua passagem pelo canal acabou se tornando um tanto conturbada, revelando que a emissora insiste em cometer os mesmos erros de sempre.

Afinal, depois de formatação e gravação de pilotos do novo programa, que chegou até a ser anunciado numa live com Mariana e Zeca Camargo, a emissora simplesmente desistiu da ideia. Preferiu fazer uma aposta mais segura e lançou o The Chef, com Edu Guedes já chegando “pronto, embalado e vendido”. Ou seja, se contrataram Mariana ao mesmo tempo em que negociavam com Edu, já aconteceu uma falha de comunicação aí.

Ficou claro, aos olhos de todos, que a Band segue “chutando” uma grade, atirando para todos os lados para ver o que dá. Ao longo de sua grande trajetória, a emissora colecionou histórias como esta. Basta lembrar do que aconteceu com Luiz Bacci, contratado a peso de ouro, que não durou nem um ano no canal e ainda deixou a emissora com um prejuízo enorme, ao ponto de sucatear sua grade vespertina, locando-a para games caça-níquel.

Ao perceber a precipitação, a Band acabou por correr e lançar um talk show com Mariana para as noites de segunda-feira. A correria a toque de caixa refletiu na atração, que parecia uma versão mal desenhada do talk show da RedeTV. Com isso, desgastaram desnecessariamente a imagem de Mariana Godoy.

O resultado não poderia ser outro: o programa já saiu do ar. E, nesta semana, Mariana Godoy e Band anunciaram a rescisão do contrato. Segundo o UOL, a emissora a queria de volta ao jornalismo, mas Mariana não tinha interesse. Mas colunistas afirmaram que Mariana já está conversando com “outras empresas”, e uma delas seria a CNN Brasil. Já que, parece, ela não quer voltar ao hard news, de repente ela poderia emplacar seu talk show semanal no canal de notícias. Seria interessante e agregaria à grade da CNN. Vamos ver.

Mas o que fica evidente, nesta história toda, foi o amadorismo com que a Band levou toda esta situação. Uma emissora com tantos anos já devia estar minimamente preparada para evitar transtornos como este. Justiça seja feita, o canal melhorou nos últimos anos, com apostas mais seguras e de retorno comercial. Mas o “caso Mariana” mostrou que o amadorismo ainda existe, e que o canal segue repetindo velhos erros. Até quando?

André Santana

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Mariana Godoy já declarou em alto e bom som que não deseja "retornar" ao jornalismo. Uma pena. Alguns afirmam que é para garantir mais "verbas" publicitárias. "Merchans"... Mariana é uma ótima jornalista. Sempre ressaltei que o Mariana Godoy Entrevista era ótimo. Mais talk e menos show. O nosso telejornalismo precisa de nomes fortes. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio! Eu acho que a Mariana tem o direito de não voltar às bancadas. Mas concordo com você que esse caminho de programa matinal não seria o melhor pra ela. Espero que ela retome seu talk show num novo canal. Abraço!

      Excluir
  2. Em um ano a Mariana Godoy passou por duas emissoras e a forma que foi dispensada de ambas só mostra como a Band e a Rede TV tem diretorias amadoras. Tomara que ela reencontre seu caminho em outro canal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Kleber! Mariana é um valor, acho que ela não fica longe da TV não... já já ela volta!

      Excluir
  3. Geralmente quem sai da Globo não se da bem em outros canais. ..exceto Márcio Garcia e Rodrigo Faro ...a linha dela combina com a Globo News

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Miguel, inclusive ela comandou o Jornal das Dez. Mas, como ela não quer apresentar jornal, a GloboNews não seria uma opção. Porém, creio que existe espaço para o talk show dela na CNN. Quem sabe?

      Excluir
  4. A Bandeirantes sempre foi um canal de bairro, ou no máximo do estado de SP, e tenta se vender como nacional (e olha que sou paulista rs). Além disso, tem algumas decisões que beiram o amadorismo. Parece que claramente gostariam de contar com o programa do Edu Guedes por razões comerciais e viram que não daria para colocar tudo no horário da manhã. Depois, a meu ver, houve algum ruído entre o que prometeram para a Mariana e com o que queriam fazer.

    O programa dela na RedeTV! era interessante; caso quisessem repeti-lo, poderiam ter dado mais tempo para que ele pudesse se desenvolver no canal, talvez em outro dia de exibição, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Alexandre! O Melhor Agora era uma tentativa de reavivar o Mariana Entrevista, mas tudo foi feito tão apressado e sem cuidado, que deu no que deu. Torço pela Mariana.

      Excluir

Publicidade