Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Xuxa pode voltar à Globo?


Depois de um rompimento cheio de mágoas e alfinetadas de todos os lados, Xuxa e Globo parecem ter voltado às boas. Os fãs da Rainha dos Baixinhos foram ao delírio quando a loira foi lembrada num recente especial do Domingão do Faustão, que resgatou vários clássicos da música infantil. Pouco tempo depois, a apresentadora apareceu novamente na antiga casa, numa boa participação no Conversa com Bial. A relação entre a artista e sua antiga casa parece tão boa, que muitos já desconfiam que pode rolar um retorno. Será?

As desconfianças não são à toa. Quando deixou a Globo rumo à Record, em 2015, Xuxa se tornou um nome meio proibido em sua antiga casa. Isso ficou claro quando a apresentadora surgiu num desfile de carnaval e foi mostrada rapidamente na cobertura da Globo, com pouco destaque. Com o ocorrido, Xuxa chegou a desabafar, numa coluna à Contigo!, que se sentiu triste ao notar as câmeras da emissora deixando de focá-la durante sua passagem na avenida.

Porém, não é de hoje que a Globo tem sido bem mais flexível nas citações à concorrência. Assim, o fato de falar de Xuxa não ser mais um tabu não chega a ser uma surpresa neste momento. Ou seja, o resgate da participação de Xuxa no Faustão não foi nada muito significativo, sob este ponto de vista. Mas a participação no Conversa com Bial, sim! A Globo exibiu um programa inteiro com a participação de sua ex-estrela!  O programa de Pedro Bial foi 100% voltado a reverenciar a história de Xuxa, tendo como mote as comemorações dos 70 anos da televisão brasileira, tema de uma série de entrevistas que Bial pretende fazer nesta temporada. Não é qualquer coisa.

Assim, se as relações entre Xuxa e Globo estão tranquilas, um retorno seria considerado? Inicialmente, não é algo que se pode cravar. Isso porque a emissora, há tempos, já conta com pouco espaço para programas mais, digamos, “autorais”. O entretenimento do canal, hoje, é muito voltado para formatos, programas temáticos e de temporadas. Exemplo claro disso é o caso de Angélica, que deve voltar ao ar com um programa temático, de temporada e com contrato por obra. Um programa protagonizado por um apresentador, como Caldeirão do Huck e Domingão do Faustão, é cada vez mais raro. Ou seja, Xuxa não voltaria com o status de estrela que tinha em sua passagem anterior, quando fez vários programas infantis e de variedades que levavam seu nome.

E Xuxa parece consciente disso. Vale lembrar que, numa entrevista a Leo Dias, a apresentadora confessou que se sentiu desvalorizada na antiga casa, e que errou ao exigir coisas que a emissora já não podia mais dar. Não ficou claro, mas parece que era justamente disso que ela estava falando. Não havia mais espaço na Globo para um programa com Xuxa, sobre Xuxa e feito para a Xuxa, como era o TV Xuxa, por exemplo. E a loira, inicialmente, se sentiu desprestigiada por isso. Depois, segundo ela mesma disse, compreendeu que não se tratava de uma desvalorização, e sim de que os tempos na TV eram outros e ela ainda não estava adaptada a esta nova realidade.

E isso aconteceu justamente na Record! A nova emissora deu à Xuxa o espaço autoral que ela buscava, mas não deu certo. Assim, Xuxa se submeteu aos formatos, comandando programas que não eram sobre ela e nem para ela. Ou seja, ela aceitou perder o status de grande estrela que sempre tentou manter, justamente para se adaptar a esta nova realidade que ela mesma apontou na entrevista a Leo Dias. E essa “nova Xuxa”, mais disposta a outros postos de trabalho, poderia até ter espaço na Globo. Cabe na atual estrutura da emissora uma atração com Xuxa, de temporada, com uma proposta diferente do que a apresentadora fez antes. Talvez até um novo formato. Conclusão: uma volta de Xuxa à Globo ainda me parece pouco provável. Mas não é impossível. E vale lembrar que o contrato dela com a Record vence no fim do ano. Tempo ao tempo.

André Santana

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Olá, André. Também me parece pouco provável o retorno da Xuxa. Um programa como o do Faustão ou do Luciano Huck já não é mais realidade. A televisão está num caminho de formatos e temporadas, não mais dos grandes comunicadores, embora eles permaneçam no reconhecimento. Abraço!
    Lucas - www.cascudeando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, meu amiguinho! A TV está em outra fase.

      Excluir
  2. André, essa análise sobre a realidade da TV me faz pensar que estamos mais próximos do que sempre foi a TV norte americana. Lá, a maioria dos programas são de temporadas e as maiores estrelas da televisão são os apresentadores de talk shows. Não existe um programa como o do Faustão nos EUA.

    Sobre o retorno da Xuxa à Globo, eu acho até possível sim ver a rainha apresentando um formato de temporada. O Flávio Ricco publicou recentemente que a Record está analisando seu casting, em especial os que custam muito caro e trazem pouco retorno, e que Xuxa pode ser um dos nomes que a emissora estaria estudando. Quer dizer, vai que numa não renovação, os laços com a Globo se estreitam novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado, Mister Ed! Realmente, a TV estadunidense tem um formato parecido com o que estamos adotando hoje. Creio que lá sempre foi assim porque as emissoras são mais segmentadas. Aqui, todos os canais abertos querem falar ao mesmo público. Mas vejo que a tendência é essa mesmo. Acabou a era dos comunicadores, e estamos na era dos formatos. E Xuxa já se enquadrou na Record. Se a Globo tiver um formato pra ela, por que não? Já pensou ela em algo tipo The Voice Kids, já que ela adora crianças?

      Excluir
  3. Acho que ela volta ao grupo Globo naus não necessariamente na rede Globo
    A loira pode ter um programa na TV a cabo, no GNT por exemplo , ter reprises de seus programas dos anos 90 no canal viva
    Porém por estar no grupo Globo terá acesso e será convidada sus programas e matérias da rede Globo como Faustão, caldeirão etc
    Seria uma boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, o GNT já exibiu o programa da Ellen DeGeneris. Se a Xuxa quiser voltar a ter um talk show, olha aí um espaço legal. O sucesso do Que História É Essa Porchat mostra que esse é um formato que o GNT deveria adotar mesmo.

      Excluir
  4. Concordo plenamente com o Caio. Será que existe espaço na Globo hoje para a Xuxa? Nunca fui fã dela, mas sempre soube que têm muitos admiradores. Mas na Record, em que pese a programação sempre errática e a falta de investimento e melhor inteligência na hora de montar a grade, ela não teve tanto sucesso assim. Será que ela seria ainda um estouro na Globo (lembrando que nos últimos anos ela não teve grande audiência por lá também)? Não duvidaria de uma ida para algum dos canais a cabo do grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, dizem que ela quer voltar a trabalhar com crianças num canal pago. Quem sabe ela volta no Gloob?

      Excluir
  5. Acho que o Grupo Globo queira a Xuxa de volta mas para o streaming ou tv a cabo. E o Planeta Xuxa era um programa que a apresentadora jamais deveria ter rejeitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.será praticamente o so toca top..o erro dela foi querer voltar pros infantis. .o tempo dela passou as crianças mudaram e o auditório com desenhos não funciona mais ...quem sabe no GNT ou Multishow ?

      Excluir
    2. Exatamente, Miguel, o fim do Planeta Xuxa foi um passo em falso. Mas devemos considerar que o dominical também já não rendia tantos resultados em seu final, como era em seu início. E Filippe, também acho que Xuxa caberia na Globosat e no Globoplay. Ela quer voltar aos infantis... Olha o Gloob aí! E se ela quiser seguir como apresentadora de programa para adultos... olha o GNT! Seria um belo reforço.

      Excluir
  6. Caso a Xuxa volte pra Globo que faça uma coisa diferente porque ela chegou na Record com status de estrela, mas jamais justificou o investimento que os bispos fizeram para tê - la no seu cast. E outra, as emissoras tem de parar com essa mania de renegar o passado, coisa que vejo diretamente com jornalistas, principalmente entre Globo e Record.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Kleber. Se ela voltar, será numa condição completamente diferente.

      Excluir

Publicidade